Autor Tópico: Costumes piratas  (Lida 3214 vezes)

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
Costumes piratas
« Online: Junho 10, 2015, 11:50:22 am »
Uma curiosidade que eu venho tendo ultimamente, o quanto vocês se utilizem de conteúdo pirata disponí­vel na Internet?

Não é um tópico moralista nem nada do tipo, cada um tem sua opinião sobre isso e tá longe de ser um assunto simplista. Eu só quero comparar os meus hábitos com o de outras pessoas e ver em que grau estou.

Meus hábitos de baixar conteúdo pirata despencaram muito, mas ainda são altos. Dá pra dividir da seguinte maneira:

Música: depois de assinar o Spotify quase nunca mais baixei música nenhuma, o que é uma reviravolta nos meus hábitos. Minha pasta de mp3 tem por volta de 100gbs de música ilegal. Hoje só baixo quando é um album que eu quero muito escutar direto e tê-lo no celular/iPod quando não conectado a internet.

Games: meu hábito de jogar é que caiu mesmo. Ainda baixo alguns, mas é raro. Na verdade acho que dos 10 últimos jogos, uns 9 foram comprados. Contribui pra isso as promoções e o preço geralmente baixo do estilo de jogos que eu gosto, indie.

Filmes/séries: ainda continuo firme na pirataria, mas também nesse caso o Netflix fez eu começar a ir atrás de conteúdo não pirata. Mas ainda tem séries que eu gosto bastante e não estão disponí­veis lá, e acabam me levando pro torrent como Homeland, Boardwalk Empire, GoT, Fargo etc.

Softwares: nesse caso meu hábito não mudou em nada. Nunca paguei por um SO, anti-ví­rus e outros programas em geral.

Livros: nesse o processo foi inverso. Ter comprado um e-reader me fez me tornar um pirata de livros, quando na época de livros de papel eu era obrigado a comprá-los.

Isso é uma geral bem por cima dos meus hábitos quanto a pirataria. Agora postem o de vocês pra gente poder começar a comparar os hábitos da galera.

Offline The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
Re:Costumes piratas
« Resposta #1 Online: Junho 10, 2015, 11:56:58 am »
Ultimamente só tenho pago por livros... Ainda nao comprei um ereader. Não gosto de streaming por isso continuo com meus mp3s porem não sou de pegar muita músicas fico com os clássicos... Músicas antigas e trilhas de jogos.

Para series e filmes eu uso o Popcorn Time... Netflix.de graça.

Jogos são praticamente 90% piratas. Mas quando eu gosto muito de um jogo, mesmo tendo jogado pirata por um tempão eu o compro original.

O resto é piratão mesmo.
« Última modificação: Junho 10, 2015, 11:59:21 am por The Chosen One »

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #2 Online: Junho 10, 2015, 12:30:49 pm »
Musica: Pirataria

Jogos*: Pirataria. Meus únicos jogos originais são os que eu comprei antigamente em revistas - Fallout 1 e 2, Ar'Kritz que eu perdi, Warzone 2100, Mega Racer, Settlers, Knights and Merchants, Redneck Rampage (quebrou o CD num drive, pena...), Outpost 2 (não sei onde está), etc. - e jogos que eu ganhei/me foram doados por camaradas gringos de outros forums - Xenonauts, Wasteland 2, Divinity Original Sin, Hearts of Iron Darkest Hour, Europa Universalis III, etc.

Filmes/Séries: Vejo filmes no cinema as vezes, raramente (geralmente super-herois), mas em maior parte é tudo pirataria pirataria pirataria.

Software: Obviamente pirataria.

Livros: 80% dos meus livros são pirateados, o resto são livros que me deram.

Quadrinhos: Tenho uma pequena coleção de formatinhos e formatões da Panini, a maioria do Super-Homem (meu heroi favorito). Passei á piratear desde 2004 e desde então nunca mais olhei pra trás. É incrí­vel como a pirataria tornou disponiveis quadrinhos que antes nunca seriam acessí­veis á mim. Tenho até que me desfazer desses formatinhos da Abril, essa porra tem cortes pra deixar o gibi mais barato, eu que não quero mais, ficar só com as revistas grandes mesmo.

Eu não tenho grana pra comprar nada. Quando eu obter essa grana, talvez gaste financiando RPGs e Kickstarters que eu goste.

*Duccini, falar "games" é coisa de reporter de TV. São JOGOS mesmo.
« Última modificação: Junho 10, 2015, 12:36:16 pm por Slaughter »
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Junho 10, 2015, 12:31:29 pm »
Não é moralismo, mas tenho na cabeça que se o cara fez uma coisa e quer cobrar, é justo, e eu tenho que pagar. Só não tenho aquela trava ética de "se não tenho dinheiro, não consumo", não consigo resistir. Copiando tua ordem:

Música: não baixo muita coisa atualmente, mas a minha biblioteca ainda é pirata, principalmente porque meu plano de dados é horrí­vel e eu ouço música 80% do tempo no carro, com um pendrive. Mas assinei o Spotify e aos poucos vou ouvindo por lá.

Games: no PC é tudo original depois que passei a usar Steam e GOG. Muito difí­cil eu pegar pirata, a não ser que seja algo que não tenha por lá - como, sei lá, Resident Evil 3, que tava jogando semana passada. Já no Xbox... =) Não tenho como bancar 200 reais por jogo.

Filmes/séries: o Netflix reduziu a quase zero meu consumo pirata, até porque eu não tenho o costume de ver muitas séries. Quando tem aquele filme que eu quero muito ver aí­ eu baixo.

Softwares: tudo original. Não preciso de nada muito caro, o Dreamspark pela faculdade me deu o Win 8 de graça, e pago sem reclamar o Office 365 todo ano. íšnica exceção é o Photoshop, como uso bem de vez em quando pego uma versão portable quando preciso.

Livros: mesmo caso que o seu! Em dois ou três anos com o Kobo eu só comprei 2 livros... Ainda compro em papel, mas tem diminuí­do bem e se continuar com esse ritmo esse ano mesmo já não compro mais nada. Pensando agora, é bem estranho isso, já que por exemplo o Steam e o Netflix reduziram minha ânsia pirata.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #4 Online: Junho 10, 2015, 12:52:04 pm »
Não é moralismo, mas tenho na cabeça que se o cara fez uma coisa e quer cobrar, é justo, e eu tenho que pagar. Só não tenho aquela trava ética de "se não tenho dinheiro, não consumo", não consigo resistir.

Eu discordo.
Eu que não vou pagar trocentos ouros num jogo ou livro só porque a Dilma e o criador querem tirar um quinhão absurdo porque acham que brasileiro é otário. Já viu o preço da Pre-Venda do Fallout 4? Quantos imbecis lobotomizados já compraram? Tem muita gente por ai com muita grana e pouco juí­zo. Ainda mais com o dólar alto. Quer comprar mais barato? Se não tiver um cartão de crédito (coisa do demônio) pra comprar digital em sites estrangeiros, chupe um prego.

Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Junho 10, 2015, 12:58:39 pm »
A verdade é que eu sempre fui um pé rapado e meu uso de pirataria quase sempre por isso, veja:

Música: a verdade é que eu não escuto música. De verdade. O engraçado é que eu sou um endemoniado perante í  sociedade por isso, sempre tenho que escutar: "Mas como assim, você TEM que gostar de música!!!". Sim, e você tem que dar a bunda porque hoje a grande maioria tá gostando também. Logo, se baixo uma música é temporário, pra ver a letra (usei muito disso pra aprender inglês) ou só escutar vez ou outra mesmo porque alguém disse que é uma música bonita, etc. Mas desde que o youtube foi lançado nunca mais fiz o download pirata - o que é controverso, porque os artistas não querem suas músicas no youtube.

Jogos: Jogos foram/são caros. Computador atualizado é caro. Logo, eu sempre estou a um pé atrás de todo mundo no quesito hardware e não consigo jogar nada atual. Minha alternativa sempre foi jogar o que foi legal "ontem", mas não tem nem um pingo de graça. Já os indies, promoções e clássicos que eu realmente gosto eu compro (vide fallout). Mas o dia que tiver ganhando bem com toda certeza eu vou passar a comprar, vide nao ter muito tempo mesmo, não vou sair queimando dinheiro.

Filmes/séries: Faço download. Porque não tenho dinheiro pra lazer, infelizmente, sempre foi a conta. O dia em que eu tiver com certeza vou ter uma tv a cabo, ir em cinema com mais frequencia... mas tá misto, depois que comecei a namorar tive que passar a frequentar mais, entao tá no meio a meio (o que me faz um rombo no bolso, já avisei que temos que maneirar - nem lembro a ultima vez que fui no cinema).

Softwares: Pirateio tudo. Como um estudante pé rapado de design que precisa dos softwares carí­ssimos vai conseguir sobreviver? Os principais do mercado nem sempre tem licença de estudante e depois de formado um designer senior SEM PEIXADA nao ta ganhando nem 2 mil. Como eu não tô nem empregado... mas quando estiver eu pretendo assinar pacote adobe com toda certeza. Windows eu já usei muito pirata, hoje eu só uso original, que vem com antivirus original (embora estivesse sempre usando gratuito, nunca paguei ou usei pirata)... mas pra isso eu preciso dar uma "pirateada" no sistema e pedir pra alguem trazer um note de fora, porque aqui nao da nao. Quando montar meu desktop faço questao de comprar o windows.

Livros: Só compro, odeio ler digitalmente. Mas baixo. Vejo se é realmente o que eu quero e se for compro - geralmente didáticos ou livros diversos, literatura nunca foi minha praia.

Em suma: eu uso pirataria porque nunca tive peixada, nunca ganhei bem (nem relativamente) e to desempregado. Ver umas tetinhas no game of thrones alivia minha tristeza e pra isso tenho que ver na internet mesmo. Mas o dia em que eu melhorar um pouco tenho certeza que vou DIMINUIR com a pirataria. Tipo com jogos, hoje se voce baixa a demo pra ver se te agrada tem que baixar toneladas de GB. Eu prefiro baixar o pirata completo que dá quase o mesmo tamanho e ver na real como é sem limitações. Se eu perceber que gastei umas 5 horas felizão dou meu dinheiro e ainda faço propaganda do jogo!

Não é moralismo, mas tenho na cabeça que se o cara fez uma coisa e quer cobrar, é justo, e eu tenho que pagar. Só não tenho aquela trava ética de "se não tenho dinheiro, não consumo", não consigo resistir.

Eu discordo.
Eu que não vou pagar trocentos ouros num jogo ou livro só porque a Dilma e o criador querem tirar um quinhão absurdo porque acham que brasileiro é otário. Já viu o preço da Pre-Venda do Fallout 4? Quantos imbecis lobotomizados já compraram? Tem muita gente por ai com muita grana e pouco juí­zo. Ainda mais com o dólar alto. Quer comprar mais barato? Se não tiver um cartão de crédito (coisa do demônio) pra comprar digital em sites estrangeiros, chupe um prego.

Pois é, tem isso. Mais ou menos.
O Brasil precisa aprender que não é só vendendo minério, carne e verdura que se ganha dinheiro. Tem um mercado enorme a ser ser explorado e que incentiva a pirataria por falta de raciocinio (quem sou eu pra falar de economia, mas...).
« Última modificação: Junho 10, 2015, 01:00:49 pm por Bruce Leeroy »
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline The Chosen One

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Junho 10, 2015, 03:03:03 pm »
Eu concordo com o que o VD falou... é justo cobrar pelo trabalho e como eu falei no meu post, se o jogo ou software for MUUUUITO bom e não tiver um preço abusivo, eu faço um esforçozinho para por nas contas do mês e compro feliz porque vale a pena. Hoje o pessoal quer lucrar com qualquer porcaria e não acho isso justo.

Quanto ao windows eu tenho original por causa do dreamspark também... faculdade tem parceria eu pego de graça... pacote adobe está bem mais acessí­vel, 120 reais por mês pelo pacote inteiro é bem mais aceitável do que pagar 8 mil só no photoshop! Absurdo! E vamos ser sinceros que nem todos os softwares livres tem a mesma qualidade que os pagos...

Por meus softwares são piratões, um dia quem sabe eu deixo tudo certinho... confesso que ter o windows original tem lá suas vantagens nas atualizações... dá menos dor de cabeça.
« Última modificação: Junho 10, 2015, 03:05:04 pm por The Chosen One »

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Junho 10, 2015, 03:23:57 pm »
Eu que não vou pagar trocentos ouros num jogo ou livro só porque a Dilma e o criador querem tirar um quinhão absurdo porque acham que brasileiro é otário. Já viu o preço da Pre-Venda do Fallout 4? Quantos imbecis lobotomizados já compraram? Tem muita gente por ai com muita grana e pouco juí­zo.

Ah, mas aí­ já é outro lado mais aprofundado... Mas sobre Fallout 4 mesmo: se a Beth fez o jogo, acha que vale 249 reais (sei lá quanto tá lá fora e vamos fingir que não tem imposto e blablabla), quer cobrar isso, beleza, é justo sim. O consumidor escolhe se vale a pena e se ele vai pagar ou piratear. E se tem gente com muita grana que paga, legal, ué. Também acho uma merda mas a polí­tica de preços não vai mudar, infelizmente, então continuo baixando.

pacote adobe está bem mais acessí­vel, 120 reais por mês pelo pacote inteiro é bem mais aceitável do que pagar 8 mil só no photoshop! Absurdo! E vamos ser sinceros que nem todos os softwares livres tem a mesma qualidade que os pagos...

Tô gostando desse esquema, peguei o Office assim. Quando eu não quero usar eu não pago e pronto, 15 reais por mês por um negócio bom e com suporte, sempre atualizado, sem precisar lutar com cracks e ativação, é honesto. Fiz a assinatura anual, mas vou largar quando acabar porque agora liberaram uma versão gratuita pela faculdade.

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Junho 10, 2015, 08:41:18 pm »
É, no geral dá pra ver que a pirataria reina mais por ser praticamente a única opção que sobre nessa economia de merda que a gente sempre viveu, e não por esperteza e querer se aproveitar uma oportunidade de conseguir as coisas de graça.

pacote adobe está bem mais acessí­vel, 120 reais por mês pelo pacote inteiro é bem mais aceitável do que pagar 8 mil só no photoshop!

Eu ainda acho os 120 reais do pacote Adobe um absurdo, porque não sei vocês, mas a cada ano mais eu tenho a sensação que os programas deles ficaram parados no tempo, principalmente se comparados aos mais modernos da própria Adobe como Lightroom, After, Edge etc. (ou seja, geralmente os que vieram da Adobe Labs). Mesma coisa pro Office, apesar de eu não conhecer tão a fundo, então posso estar falando merda. Excessão ao Excel.

Livros: mesmo caso que o seu! Em dois ou três anos com o Kobo eu só comprei 2 livros... Ainda compro em papel, mas tem diminuí­do bem e se continuar com esse ritmo esse ano mesmo já não compro mais nada. Pensando agora, é bem estranho isso, já que por exemplo o Steam e o Netflix reduziram minha ânsia pirata.

Mas aí­ entra um ponto que eu acho chave nessa história, a sensação de estar sendo feito de otário. As editoras e livrarias passaram décadas alegando que livro é caro no Brasil por culpa do custo de produção do papel. Então chega a era do epub, você entra no site da Livraria Cultura pra comprar livro tal, e descobre que ele está quase o mesmo preço da versão em papel! E lembrando, os livros aqui no Brasil são desnecessariamente volumosos, com tamanhos de fonte, margens e entrelinhas praticamente obscenos. Você fica mais puto ainda se vai na estante dos importados e descobre que a versão em papel vinda dos EUA sai metade do preço do mesmo livro em formato digital (ou até mesmo um quarto do preço no caso daquelas coleções da Penguin). Aí­ é pro cu cair da bunda, e não tem como defender a genuidade do preço praticado pela livraria.

Offline Slaughter

• Moderador Global
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
« Resposta #9 Online: Junho 11, 2015, 02:22:44 am »
Hoje em dia o pessoal nem pirateia tanto com todas essas alternativas digitais gringas. Década passada era o auge da pirataria, falar que comprou uma música era praticamente um atestado de ser retardado (ai passavam umas cinco páginas rindo da tua cara), gente que comprava jogos era debochada (excerto se ter o original dava alguma vantagem - tipo jogos da Blizzard pra jogar na Battlenet), tinha Kazaa, Emule E torrent, etc. Dez anos atrás Steam era o treco que vinha com o Half-Life 2, e GoG era um sonho. E naquela época Banda Larga sem franquia era super-normal, só que era mais lento e a energia mais barata - quem ai ao pegar a banda larga, não passou épocas deixando o computador ligado baixando uma penca de coisa? Quando meu pai assinou Velox na primeira vez, era uma festa de downloads encima de downloads, sofrí­amos pra ter espaço no HD, e meu pai comparava kilos de CDs praticamente toda semana pra gravar as coisas deles.

Tem também que esses garotos novos de classe média (tipo meu sobrinho) hoje em dia tem Xbox ou Play3/4. A geração de jogadores 80/90 em boa parte migrou pro PC (ou já estava lá) nos anos 2000 quando o dolar baixou, ou ficou no Play2 com jogo pirateado á beça, emuladores, etc. Se eu tivesse um filho criança atualmente, daria um PS2 (de preferência o com emulador de PS1) pra ele com vários CDs de emuladores e Coleções Completas de Clássicos (tipo Megaman) + jogos bons de PS1 e PS2, é muito mais barato que comprar um megadrive ou um super nintendo ou algo assim.

E Duccini: As editoras brasileiras são muito FDPs mesmo, basta ver que elas se borram de medo da Amazon entrar no mercado brasileiro, porque a Amazon destruiria todas elas. Vale a mesma coisa pra muita loja tradicional ai, não me surpreenderia se esse fosse o motivo de imposto sobre produto importado só aumentar - tudo em nome de "proteger a industria nacional", é claro.
« Última modificação: Junho 11, 2015, 02:25:51 am por Slaughter »

Offline Screamer

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: Junho 11, 2015, 08:52:10 am »
Música: 100% Mp3 pirata.
Games: 100% legal. Até jogos antigos comprei na GoG para ter a versão original.
Filmes: Original só tenho a coleção do Star Wars (em BluRay um espetáculo). O restante é PirateBay, assisto e apago.
Séries: Somente na Net e NetFlix. Não me dou mais o trabalho de baixar.
Softwares: Meu Windows é daquelas versões corporativas, na prática pirata. Office adotei o Online, assim como Google Docs. Antiví­rus é free.
Livros: Old School, ainda não troquei o prazer de folhear um livro por um Kindle da vida.

E concordo com vocês, se os preços fossem justos, ou a média de 30% do valor que são impostos fossem revertidos para o bem comum, a pirataria no Brasil seria muito menor. Vocês só comentaram desses artigos, mas de longe existem itens muito mais pirateados que esses aí­, como roupas, calçados e óculos.
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Junho 11, 2015, 12:07:07 pm »
No fundo o que fode é o salário da galera. Eu costumo comparar pirataria com meu consumo no supermercado ou ao fazer um lanche: eu não compro um biscoito de uma marca tosca porque eu vou economizar, na verdade eu preferia comprar o da marca mais cara que é muito mais delí­cia, o problema é que se eu ficar comprando tudo do mais saboroso eu tomo gostoso no butão também no fim do mês. Aí­ fico comendo coisa sem graça. O mesmo vale pra pirataria (dos itens e do que o screamer mencionou), só uso pirata porque os gratuitos são uma merda (tipo gimp e inkscape no lugar de photoshop e illustrator). Mas antiví­rus, quando pego um cliente que nao tem windows original, eu mesmo recomendo a usar um gratuito de preferencia do que piratear um.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline The Chosen One

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Junho 12, 2015, 02:37:51 pm »
Anti-virus é palhaçada hoje... um avast da vida já dá e sobra... anti virus pago é para os portas que saem clicando em qualquer link na internet.

TO NO MESMO BARCO BRUCE... querendo comprar bhiscoito gostoso não posso porque meu bolso me xinga... querendo comprar um nescau mas FIU DO CABRUNCO caro!

Dá pra comprar? Dá... mas se não cuidar o resto do mês é uma pindaí­ba da peste!

Offline Vault Dweller

• Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Junho 12, 2015, 03:26:41 pm »
Vou ostentar aqui: melhor coisa do funcionalismo público é o vale-alimentação, em casa só tem Negresco e Chocolí­cia. Em compensação, o resto...

Offline Deko

• Shield of Hope
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Junho 12, 2015, 04:19:50 pm »
Música: 100% pirata, muito embora quase não tenho músicas no pc minhas pasta não chega a ter 1gb se quero ouvir algo fico no youtube. E essas que tenho em geral são pra backup e uso pra passar pro celular ou quando estou sem acesso a internet.

Games: Eu diria que 85% pirata. Eu baixo muito, muito jogo mesmo, mas só pago por aqueles que eu realmente gosto, e digo mais tem alguns que eu só pago com o pensamento de que o dinheiro seja revertido na criação de uma continuação ou algo do gênero.
E se eu vejo um jogo em promoção ou no humble bundle que eu tenha gostado(não necessariamente amado, como faço com os que compro independente do preço) eu realmente pondero em comprar.
Filmes/séries: 25% Eu ia muito ao cinema antes de me mudar no inicio do ano, então qualquer filme mediano que me interessasse eu estava vendo, alem disso sempre tive cabo pra series e como nunca fui um entusiasta que não pode perder um capitulo, nunca fiquei tão vidrado assim em pegar... E agora com o netflix ficou ainda mais fácil assistir o que estou com vontade. Agora filmes mais antigos, ou filmes que eu curtia e bateu vontade de rever... eu baixo mesmo. Ou vejo online que é ainda mais pratico.

Softwares: 100%, mas em geral uso os gratuitos.

Livros: Até minha adolescência tinha uma bela coleção de livros, depois perdi o interesse em compra-los agora quando estou na pilha procuro na internet. se gosto do que estou lendo tendo a comprar o livro fí­sico pq honestamente odeio ler livros na tela do pc ou celular...

obs:plot twist vd minha prefeitura me paga o vale transporte e alimentação em dinheiro, por conta de um problema que teve com a empresa que fornecia os cartões. E como eles ainda tem 3 anos de contrato... vai continuar nessa maravilha por um bom tempo.
 *-*
« Última modificação: Junho 12, 2015, 04:24:04 pm por Deko »