A verdade é que eu sempre fui um pé rapado e meu uso de pirataria quase sempre por isso, veja:
Música: a verdade é que eu não escuto música. De verdade. O engraçado é que eu sou um endemoniado perante í sociedade por isso, sempre tenho que escutar: "Mas como assim, você TEM que gostar de música!!!". Sim, e você tem que dar a bunda porque hoje a grande maioria tá gostando também. Logo, se baixo uma música é temporário, pra ver a letra (usei muito disso pra aprender inglês) ou só escutar vez ou outra mesmo porque alguém disse que é uma música bonita, etc. Mas desde que o youtube foi lançado nunca mais fiz o download pirata - o que é controverso, porque os artistas não querem suas músicas no youtube.
Jogos: Jogos foram/são caros. Computador atualizado é caro. Logo, eu sempre estou a um pé atrás de todo mundo no quesito hardware e não consigo jogar nada atual. Minha alternativa sempre foi jogar o que foi legal "ontem", mas não tem nem um pingo de graça. Já os indies, promoções e clássicos que eu realmente gosto eu compro (vide fallout). Mas o dia que tiver ganhando bem com toda certeza eu vou passar a comprar, vide nao ter muito tempo mesmo, não vou sair queimando dinheiro.
Filmes/séries: Faço download. Porque não tenho dinheiro pra lazer, infelizmente, sempre foi a conta. O dia em que eu tiver com certeza vou ter uma tv a cabo, ir em cinema com mais frequencia... mas tá misto, depois que comecei a namorar tive que passar a frequentar mais, entao tá no meio a meio (o que me faz um rombo no bolso, já avisei que temos que maneirar - nem lembro a ultima vez que fui no cinema).
Softwares: Pirateio tudo. Como um estudante pé rapado de design que precisa dos softwares caríssimos vai conseguir sobreviver? Os principais do mercado nem sempre tem licença de estudante e depois de formado um designer senior SEM PEIXADA nao ta ganhando nem 2 mil. Como eu não tô nem empregado... mas quando estiver eu pretendo assinar pacote adobe com toda certeza. Windows eu já usei muito pirata, hoje eu só uso original, que vem com antivirus original (embora estivesse sempre usando gratuito, nunca paguei ou usei pirata)... mas pra isso eu preciso dar uma "pirateada" no sistema e pedir pra alguem trazer um note de fora, porque aqui nao da nao. Quando montar meu desktop faço questao de comprar o windows.
Livros: Só compro, odeio ler digitalmente. Mas baixo. Vejo se é realmente o que eu quero e se for compro - geralmente didáticos ou livros diversos, literatura nunca foi minha praia.
Em suma: eu uso pirataria porque nunca tive peixada, nunca ganhei bem (nem relativamente) e to desempregado. Ver umas tetinhas no game of thrones alivia minha tristeza e pra isso tenho que ver na internet mesmo. Mas o dia em que eu melhorar um pouco tenho certeza que vou DIMINUIR com a pirataria. Tipo com jogos, hoje se voce baixa a demo pra ver se te agrada tem que baixar toneladas de GB. Eu prefiro baixar o pirata completo que dá quase o mesmo tamanho e ver na real como é sem limitações. Se eu perceber que gastei umas 5 horas felizão dou meu dinheiro e ainda faço propaganda do jogo!
Não é moralismo, mas tenho na cabeça que se o cara fez uma coisa e quer cobrar, é justo, e eu tenho que pagar. Só não tenho aquela trava ética de "se não tenho dinheiro, não consumo", não consigo resistir.
Eu discordo.
Eu que não vou pagar trocentos ouros num jogo ou livro só porque a Dilma e o criador querem tirar um quinhão absurdo porque acham que brasileiro é otário. Já viu o preço da Pre-Venda do Fallout 4? Quantos imbecis lobotomizados já compraram? Tem muita gente por ai com muita grana e pouco juízo. Ainda mais com o dólar alto. Quer comprar mais barato? Se não tiver um cartão de crédito (coisa do demônio) pra comprar digital em sites estrangeiros, chupe um prego.
Pois é, tem isso. Mais ou menos.
O Brasil precisa aprender que não é só vendendo minério, carne e verdura que se ganha dinheiro. Tem um mercado enorme a ser ser explorado e que incentiva a pirataria por falta de raciocinio (quem sou eu pra falar de economia, mas...).