Divagando aqui na fusão das Perks e Skills...
Ok, está claro que as Skills estão sendo fundidas (fudidas?) com as perks. Então vamos partir dos seguintes pressupostos, que são uma mistura de advinhação, estimação e fatos:
1. Fallout 4 terá uma perk á cada nivel, como em Fallout 3 e ao contrário dos Fallouts antigos (uma perk á cada três niveis) e FNV (perk á cada dois niveis).
2. Fallout 4 terá algo entre 30 e 50 niveis que nem Fallout 3 e New Vegas
3. Cada skill-perk tem cinco niveis, que até agora é o que me parece ser de fato, e que coincide com o fato que os jogos novos usam muito os limiares 0-25-50-75-100 para as skills.
4. Não tem traits (não vi até agora, uma pena...)
5. As skills são as mesmas de Fallout 3:
- Small Guns
- Big Guns
- Energy Weapons
- Unarmed
- Melee Weapons
- Explosives
- Sneak
- Lockpick
- Medicine
- Speech
- Barter
- Science
- Repair
Ok, conclusões:
a) Assumindo 13 x 5, onde 13 = skills e 5 = niveis de skill-perks, é necessário 65 skill-perks para maximizar todas as skills. Em outra palavras, se você gastar todas as suas perks em skills, é possivel maximizar 10 skills, o que é interessante - certeza que alguém vai jogar assim, só skills e sem perks. Isso significa que, ao contrário de Fallout 3 e New Vegas, é impossível maximizar todas as skills - os DLCs adicionam niveis, mas o sistema de criação de personagem não foi feito com mais 20 niveis de skills em mente, então chega um ponto em Fallout 3 ou FNV que você pode fazer tudo, o que é ridículo. Isso ai é uma melhora, contanto que o jogo mantenha-se no nivel máximo de 50.
b) Isso significa que uma parte importante da jogabilidade será escolher entre skills e perks. Nos Fallouts originais, skill points e perks eram separados - skills eram afetadas pelo nivel de Inteligência, por uma trait (Skilled) e uma perk (Educated), enquanto que Perks só eram afetadas pela trait Skilled (que por causa disso era uma bosta total). Antigamente, elas eram complementares. No sistema novo, elas competem.
c) Em todos os Fallouts, Perks e Skills foram relacionadas, geralmente com Skills sendo pre-requirimentos para muitas perks. Algumas perks aumentam skills, mas francamente tem que ser leso pra pegar essas bostas - a unica perk de skill boa é Tag! nos Fallouts originais - ela te permite botar vários pontos em uma skill e dai usa-la, resultando em o dobro de skill points, muito boa pra quem quer mudar de skill de combate (geralmente pra Energy) no meio do jogo. Aqui, pode ir para qualquer direção - perks podem necessitar skill-perks, ou não.
d) Perks eram extremamentes toscas e banais no Fallout 3 por aparecerem á cada nivel. Com skill-perks, talvez os designers da Bethesda queiram adicionar um elemento de escolha - escolher mais habilidade ou uma perk legal? - ou simplesmente encobrir a falta de criatividade em fazer perks interessantes.