Em praticamente tudo. Foi um jeito extremamente racional de se falar as coisas. Você pode encarar dessa forma, mas eu prefiro manter um pingo de convivência nisso tudo, o que me leva ao só "uma coisa que as pessoas fazem", o que eu não sou totalmente contra.
Se eu for levar tudo pro lado 100% racional, nem namorar eu namoraria, iria pagar por prostitutas (das boas) regularmente que sai mais barato do que manter um relacionamento, teria variedade frequente de raça, tons de pele, cabelos, tamanhos de seios, e bunda, etc e eu ficaria totalmente livre. Se namorando eu já tenho minhas limitações, imagina depois de casar.
"Ah, mas tem a questão do carinho um com o outro, etc etc etc". Questões biológicas, com o tempo isso diminui e em alguns casos as pessoas passam é só a se tolerar. Em suma, você mantem uma relação por opção e ter filhos vem como consequencia até.
Por fim, não fica preocupado com isso não, velho. É bom estar ciente dessas coisas, mas na hora H você pode instantaneamente mudar de ideia de ter ou não filhos, é uma questão de momentos também.