As variáveis são muitas. Hoje há uma tendência muito forte pra tridimensionalização e pros gráficos fodásticos, mesmo quando em 2D (tipo um street fighter que saiu aí, achei horrivel, uma mistura de 2d e 3d). Mesmo o cara que preza pela diversão e que trabalha no ramo, as vezes se esquece dela pra fazer o nome com trabalhos muito bem feitos esteticamente. E no fundo hoje tem muito disso, o que se vende é a aparência (kickstarter taí pra provar isso, videozinho com fundo branco, musica de elevador e propaganda clichezinha de produto inútil mas que parece ser a revolução do século).
Outra coisa é a questao da oferta, hoje o mercado cospe jogo e, como viciados que somos, queremos jogar todos. Então o negócio é fazer jogo rápido mesmo (e eu fui me tocar disso conversando sobre esse assunto aqui no forum mesmo, acho que fiz a mesma pergunta que voce). Metal slug prometia horas de diversao em uma jogada (mas eu jogava o de arcade, mesmo em emulador). Era dificil pra porra e voce tinha que jogar dezenas, centenas de vezes pra zerar. E quando zerava, queria passar todo o perrengue de novo com um amigo do lado, o divertido dele era jogar de 2. Mas imagina um slug hoje, nao ia dar tempo de jogar mais nada. Lembra de bomberman? Já jogou do 3 ao 5 com 5 pessoas ao mesmo tempo? Eu esquecia que tinha outros jogos.
Aí acho que infelizmente é isso, as circunstancias causam esse resultado. Entretanto, como o duccini falou, há alternativas. E vou te falar, o preço das alternativas é ótimo. Os jogos sao simples em muitos casos, oferecem dias de diversao, tem aquela diversao que tinhamos ha alguns anos e no fim voce consegue jogar um tanto de jogo legal sem sentir um furo no olho. Aí voce compra um ou outro da grande industria que realmente seja muito bom e completa.
Eu agora mesmo, entre um intervalo e outro de raivas passadas no tcc, ando jogando o INFECTONATOR (qeu saiu há muito tempo em flash, no armor games) mas pro androido. Divertidíssimo, já zerei e agora baixei outra versao que é totalmente diferente, hot chase. E o melhor, os dois de graça, que é OUTRA alternativa. Hoje tem muito joguinho de graça pra quem nao tem tempo e outros muito baratos também.
Por fim, eu principlamente, gosto muito de reclamar das coisas e so ver o lado ruim das coisas, sou pessimista pra caralho. Tenho que parar com isso... um caralho! Não vou, alguem tem que falar as verdades hehe. Mas enfim, a gente costuma sempre reclamar dos graficos em excesso, diversao zero, etc... mas porque queremos jogar tudo! Cara, pega uns reviews e joga so os melhores. Vai ter muito jogo divertido por ai. Infelizmente como sao muitos, o mais facil é a maioria decepcionar mesmo.