Gorjeta eu não dou, se o cara ganha pouco é questão do patrão tomar vergonha na cara e pagar o que o cara merece. E apesar de eu pagar os 10% que vêm inclusos nas contas, pago com muita má vontade, só porque me estressa ter que falar que eu não quero dar - o que geralmente faz o caixa chamar até o gerente, como se pagar os 10% fosse obrigatório. Aí pra evitar essa trabalheira toda e o desgaste psicológico decorrente, eu pago e vou-me embora. Mas se for mal atendido eu reclamo mesmo.
Essa cultura de gorjeta vem de lugares onde o atendimento é bom. Você paga pra ser bem atendido. Quem já foi em algumas cidades do sul (ou mora lá) ou já saiu do país pra um mais educado, já percebeu por que o serviço de gorjeta existe. O graçom ou o próprio dono do estabelecimento te trata extremamente bem, qualquer problema ele resolve sem reclamar, quer sempre te agradar, tudo pra garantir que você volte como cliente. Pra esse tipo de comportamento eu dou gorjeta, 10%, 20%... agora, pra chegar numa pizzaria em BH que seja, ser mal atendido e o cara não te dar nem boa noite... não rola. A gorjeta é um pagamento pela cordialidade e mesmo assim ela não faz sentido, já que a pessoa (pelo menos eu sou assim) deveria trabalhar sendo educada com todo mundo. E eu tenho pra mim que os 10% que os lugares cobram aqui nem vão direto pra pessoa que atende, devem juntar tudo e o dono "honestamente" divide pra todo mundo.