Uma coisa que não foi abordada aqui, o Fallout 2 também recebeu várias críticas. Boa parte da galera que jogou o 1 não curtiu a atmosfera mais pop do 2. Preferiam o clima sombrio do 1. É compreensível.
Ah, cara, mas ai é diferente. Isso ai é muito subjetivo. Fallout 2 tem mais piada, mas ao mesmo tempo tem muita coisa sinistra que o pessoal mais NMA parece esquecer - canibais, escravidão por todo lugar, drogas, prostituição, racismo, xenofobia, genocídio, politicagem, etc. Pra mim, o contraste torna o Fallout 2 melhor. E no fim, quando chega a Enclave, as piadas param, as risadas acabam, e a porra fica séria. Acho que sem todas as piadas, Fallout 2 seria muito mais sinistro e triste que o 1.
Pra dar uma idéia, eu diria que Fallout 1 foi escrito por ti (sinistrão, mais seriedade, poucas piadas), Fallout 2 foi escrito pelo Colec (altas piadas, muita sacanagem, um clima mais debochado, mas também muita coisa sinistrona - me lembro de "Desaventuras do Escolhido" que o Colec escreveu), Fallout New Vegas foi escrito pelo Chosen (meio-termo, bastante piada mas muita coisa sinistra também). Fallout 3 foi escrito por mim... não atualmente, eu quando eu tinha 12 anos (
MEU PASSADO ME CONDENA).
E tem outra diferença: O problema do Fallout 2 é que o design das áreas foi muito desconexo, e foi um jogo feito muito rapidamente (um ano), praticamente nas coxas. Tanto que Fallout 2 era super-bugado e demorou uma década pros fans concertarem a pilha gigante de bugs (não foi só o Killap, ele só foi o ultimo e mais organizado) e restaurarem um monte de conteúdo original. Ainda sim, é um dos melhores RPGs da história. Não tem nada no Fallout 2 que seja retardado no nível do 3.
Mas mesmo assim o Fo2 tem uma história muito bem amarrada, madura, e principalmente uma liberdade moral que os Fallouts que vieram depois não tem
Acho que o New Vegas chega no nível do 2 nesse quesito - a trama principal é uma das melhores da série. Muitas missões boas e de multiplas soluções.
Na minha opinião, só peca com a Legião - mas ai foi porque eles não tiveram tempo de mostrar qual eram as vantagens da Legião (e sim, elas existem). Rolou um design um tanto errado ai, porque do jeito que o jogo é feito, o caminho natural do jogo é ir até New Vegas pela rota de meia-lua ao leste, e nessa rota tem um milhão de missões da NCR (NCRCF, Primm, Mojave Outpost e Nipton, Novac, HELIOS-01, vários campos militares, etc), enquanto que não tem quase nada da Legião, só ataques da Legião, e matanças e escravidão, etc. Tem a rota norte também, mas tem que ser muito furtivo pra passar por lá.
. Eu não ligo muito pra engine, pros gráficos, pro VATS. Isso eu acho secundário.
Duccini, eu discordo: Engine, Arte (não gráficos, depois explico) e jogabilidade são tão fundamentais quanto história, sem isso é melhor ler um livro ou jogar um Adventure.
E se for olhar o Fallout 3 por esses quesitos, ele deixa á desejar também:
O combate é ruim, não falando como quem gosta de turnos, falando como quem gosta de ARPG mesmo - Não consegue nem superar Deus Ex, e Deus Ex foi lançado uns 7 anos antes. Ninguém em são consciência joga Fallout 3 sem um trilhão de mods hoje em dia, até os mais fãs.
A engine é uma bosta completa também, com gráficos inferiores ao Half-Life 2 (lançado em 2004 - como o Bruce falou) porém rodando mais pesado. Depois eu falo da arte.
Isso eu acho secundário. Mas história pra mim é fundamental. O jogo precisa me fazer ter vontade de ler os diálogos. E nisso o Fo3 peca feio. A história não é interessante, os personagens são simplistas. O ambiente é muito bom, mas isso é mérito do Fo1.
Fallout 3 tem a pior história da série, sim. Os personagens são simplistas e retardados, as missões são simplória (unicas quests boas são "You Gotta Shoot Them in The Head" e aquela missão dos Ghouls e Tenpenny Tower), a main quest é uma bosta incomparável e linear, as cidades e localizações são entediantes, a trama principal ofende ao cérebro ('por que o rio está radioativo? por que ninguém sabe purificar á água dele? Qual é o lugar dos mutantes das tramas? - nenhum - por que todo mundo age feito um bando de idiotas?'), a exploração é enfadonha ('nossa, mais um monte de itens no meio da estrada e num lugar onde todos poderiam pegar. foda-se.'), etc;
E o resultado é que Fallout 3 é um jogo tão retardado que se torna uma tortura mental. Eu consegui terminar o Fallout 3 só por terminar mesmo, é um jogo enfadonho e mentalmente torturante, de tão retardado que é. Se fosse mais debochado, poderia muito ser uma paródia.
Nem o ambiente é bom, no máximo o cenário. A saída do Vault 101, avistando Washington D.C, é muito bem feita, por exemplo.
Até a trilha sonora é fraca, Inon Zur, sério? Ele compôs até uma trilha legal pro Fallout Tactics, mas não é nenhum Mark Morgan. Tanto que Fallout New Vegas usa muito as musicas clássicas. E aquela musica orquestral no menu inicial é de matar.
Eu tenho uma impressão de que o problema do Fallout 3 é porque foi a primeira tentativa de Bethesda de trabalhar com a franquia. Eles não entendiam Fallout, apenas rasamente. É por isso que acho que Fallout 4 vai ser melhor, mas não tenho grande esperança.