Um bom site pra acompanhar é esse aqui:
https://liveuamap.com/É um mapa constantemente atualizado, mostra o que tá acontecendo na hora, onde e o que.
O que aparentemente vai ocorrer agora:
- Os Russos não são mais uma ameaça para Kiev
- Russos vão ter que pegar essas forças que estavam no Oblast de Kiev, re-armar, descansar e enviar para outros fronts. Re-engajar uma força militar demora, por questão de logística e tal. Os russos usam ferrovias pra movimentar suas forças militares no seu território, mas mesmo assim vai demorar um tempo (semanas)
- Parece que os russos agora iriam ter que rotacionar vários conscritos (tempo de serviço é um ano) e trazer outros cujo tempo de serviço militar começou. Porém, parece que eles estão dando um jeito pra manter quem deveria sair, por meio de contratos e tal. Então talvez eles obtenham mais conscritos, mas, bem, são conscritos.
- Os Russos ainda não estão chamando de guerra e ainda não declararam mobilização total. Enquanto isso, os Ucrânianos declararam mobilização total no inicio da guerra. Então os ucrânianos tem uma superioridade numérica de uns 4 ucrânianos pra cada russo.
- Os russos já declararam a intenção de focar operações em Donetsk e Luhansk e no Sul da Ucrânia. Pra quem não se liga na situação, desde uns tempos pra cá, rolou uma guerra não-declarada entre Republicas Secessionistas nesses territórios e os Ucrânianos, e durante a guerra, os russos entraram "sorrateiramente" pra enfrentar os ucrânianos.
- O exército ucrâniano da época era muito menor e bem mais cheio de corrupção. Cheio de simpatizante russo também. Então no fim os caras tinham uma força efetiva de uns 4-6 mil soldados em 2014. Depois eles fizeram uma reforma, com ajuda da OTAN, expandiram, obtiveram equipamento da OTAN, etc. Eles até revezaram soldados pra galera pegar experiência.
- Então a maior parte do exército Ucraniano está no leste da Ucrânia, onde a Russia vai focar operações. É ali que a guerra será decidida.