Autor Tópico: Pensando em mudar de curso  (Lida 2547 vezes)

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Pensando em mudar de curso
« Online: Outubro 22, 2014, 05:52:17 pm »
Não sei se muitos aqui sabem, mas desde uns tempos atrás estou cursando Direito na UFPA.
Comecei animado, mas fui perdendo motivação e vontade. Não achava estágio (não consegui um até agora), não tinha amigos no curso, o curso era chato e enfadonho, minhas pesquisas sobre o mercado de trabalho eram estarrecedoras (essencialmente, existem mais faculdades de Direito no Brasil que no resto da Terra somado, o mercado de trabalho está cheio) e francamente eu não quero ser advogado não, queria ser juiz mas me parece que eu teria que advogar por um tempo. E esse desanimo tem afetado minha atividade acadêmica.

Essencialmente, acho que eu e o Direito estamos terminados.

Alguns dias atrás, soube que nosso processo de Mobilidade Interna começou.

O problema é: Pra que curso vou? Qual me dá mais oportunidades? Devo ir atrás do que gosto ou apenas o que me parece ter mais potencial financeiro? Qual tem mais espaço no mercado?

Até agora, baseado no que me interessa, vi quatro possibilidades:
- Ciência da Computação (estrutura curricular: http://tonydickinson.bandcamp.com/track/bass-fishing
- História
- Geografia (estrutura curricular: http://www.ufpa.br/fgc/index.php?option=com_content&view=article&id=5&Itemid=5)
- Licenciatura ou Bacharelado em Inglês (acho que vou pegar licenciatura mesmo, tem algum diferença além de um permitir ser professor e o outro não?)

Eu estou interessado em Ciência da Computação por uma mistura de lucro e interesse em aprender programação e quetais. Me parece que tem mais potencial de mercado.
História e Geografia sempre gostei, mas estou hesitante porque não quero ser professor.
Inglês sempre gostei, já passei em Licenciatura em Inglês na UFPA mas fui fazer Direito ao invés disso.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Screamer

  • Administrador
  • Guardian of the Wastes
  • *****
  • Posts: 495
  • Karma: +14/-0
    • Ver perfil
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #1 Online: Outubro 22, 2014, 07:50:45 pm »
Lauta, Ciência da Computação é uma boa, mas para ganhar dinheiro como desenvolvedor você não precisa ser formado na área.
O que você aprende na faculdade não é o suficiente para ser programador, então recomendo um bom curso na linguagem que você pretende atuar, recomendo Java (Oracle) ou .Net (Microsoft).
Além disso, tem outras opções com salário igual, por exemplo o cargo de Analista de sistema. Também tem que fazer cursos de UML, SCRUM e por aí­ vai.
Subindo um pouco na escada salarial, tem a opção de Administrador de Banco de dados, mas para ganhar um dinheiro sério tem que ter as certificações da Oracle, pois DBA que ganha grana é Oracle. A questão é que o preço dos cursos e da certificação são altí­ssimos.
Por fim, o "topo" da carreira de TI é o de gerente de projetos, aí­ tem que ter a certificação PMI, baseada no PMBook e experiência de alguns anos na área.
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Bruce Leeroy

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 579
  • Karma: +1/-0
    • Ver perfil
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #2 Online: Outubro 22, 2014, 09:50:17 pm »
Vou te dar meu relato. Eu tentei engenharia mecânica por 2 vezes. Da segunda eu não passei por um triz, tinha certeza que na terceira eu passaria, mas depois de ver com o que meu irmão trabalhava eu desisti. Meu irmão é eng. mecânico, é um profissional qualificado e especializado e ganha bem por isso, mas o mercado sempre tem vaga até pros profissionais mais ou menos. E vou te falar: paga bem pra caralho. Um estágio de engenharia paga MAIS do que um designer júnior anda ganhando. Um engenheiro tosco ganha mais do que um designer sênior. Infelizmente - claro, há excessões, mas na maioria é assim.

Mas enfim, escolhi ser designer de produto. Minhas chances de ganhar um salário bom: quase zero. Design não é valorizado no Brasil (porque ninguém sabe o que é, nem aqueles que sabem um pouquinho) e, mais ainda, não é o tipo de profissão em que você trabalha fichado e tem uma equipe multidisciplinar, isso é coisa de blog de coisas "cool" que pregam como é meia dúzia de escritórios em palo alto. Na vida real, temos que nos virar... e infelizmente meu perfil não é o de abrir empresas.

Mas acontece que, como eu disse, há excessões. E essas excessões são o que... uns 5% do resto, 2%, talvez. Olha a sua turma de direito. De toda ela, digamos que uns 95% vão ser meros bacharéis, uns sendo aprovados na OAB, outros seguindo outra carreira, concurso público aleatório...  os outros 5% vão ser o diferencial. ESSES vão ganhar dinheiro, independente do que escolherem por um único motivo: eles GOSTAM do que fazem. Isso faz eles correrem atrás, de buscarem além daquilo que lhes é ensinado, de querer colaborar com a sociedade (e não só ser um advogado), de quererem serem notados. E se você não está nesses 5%, meu amigo... larga o curso. Você gosta de que? Geografia/História ou de ciência da computação? Você sabe DE FATO o que um cientista computacional faz? E um geógrafo/historiador? Será mesmo que a única profissão é professor? Já pensou em pesquisa? É um trabalho que eu acho que você iria gostar, apesar de só pagar bem depois do doutorado. Trabalhar em museus, talvez? Não sei, vê aí­ o que mais existe de atuação.

Velho, a decisão é SUA. Você é responsável pelas suas escolhas, o único conselho que eu te dou é esse de cima, fazer com GOSTO e não só por gostar, mas pra retornar í  sociedade o fruto do seu trabalho e sentir orgulho disso. E tem outra coisa, o dinheiro NÃO É consequencia. Infelizmente nosso paí­s é feito de indicações, maracutaias e esquemas. Você pode ou não ganhar muito, vai depender de onde você correr atrás, mas uma coisa eu garanto, sendo o profissional diferente, que tem algo a mais pra oferecer, você não passa fome.

Eu infelizmente estou passando por isso agora, escutei conselhos demais, passei por um curso ruim e meu estado não tem mercado pra design de produto (consequentemente nao arrumei estagio na area, que é essencial - no minimo uns 3 diferentes- e nem conheço as pessoas certas pra conseguir o QI) e to formando sem experiência. Daí­ estou correndo atrás de tudo isso que estou te falando. Me toquei dessas coisas há 3 meses e está surtindo efeito, embora ainda tenha muito o que fazer.

Por fim, um conselho que eu dou pra todo mundo e que eu vou seguir assim que apresentar o TCC:
O Brasil é grande pra caralho. Se você não tem filho pra criar, corte o cordão umbilical.

É isso, mas no fundo no fundo, esse é só mais um conselho que eu não te aconselho a seguir. Apenas leia e reflita, lembre-se que a responsabilidade das SUAS escolhas é somente sua, mas que exatamente por isso, NINGUÉM deve te cobrar nada.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline Bruce Leeroy

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 579
  • Karma: +1/-0
    • Ver perfil
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #3 Online: Outubro 22, 2014, 10:03:33 pm »
Um adendo, que eu prefiro fazer até em outra mensagem do que editar, pra dar destaque mesmo.

Do que eu falei ali em cima sobre GOSTAR do que faz, faça-me um enorme favor. JAMAIS leia frases como essa pensando como nesses livros de auto-ajuda. "O bom de trabalhar com o que se gosta é que você não trabalha". MEU CU. Isso eu aprendi com uma professora de quí­mica que foi paraninfa na formatura de uma amiga minha. Ela fez um discurso só sobre isso, ela diz só não ama mais a profissão do que a famí­lia dela, mas que ela ralava pra caralho, cansava, tinha vontade de largar tudo... mas que é justamente por amar a profissão é que ela fazia tudo isso e que graças í  esse esforço ela chegou onde chegou - e não mencionou dinheiro em momento algum.

Então, meu caro, entre de cabeça, seja lá no que quiser. A palavra chave é FOCO. É a única coisa que posso te recomendar. Apenas não espere que a faculdade vá te ensinar tudo, a grande verdade e que infelizmente só percebemos depois é que a graduação não ensina porra nenhuma, só te "apresenta" pro mercado e chuta sua bunda pra se virar. Pega aquilo que você gosta e corre atrás por conta própria também, leia livros além daqueles recomendados, questione até os pós-docs, erre pra caralho...

...e sem te conhecer pessoalmente, pelo "pouco" de palavras que já trocamos por anos aqui, já dá pra saber que você vai fazer parte dos 5% independente do que você quiser fazer. Só não dá mole, tem que ralar desde o 1ª perí­odo, não se acomode. Agora, o dinheiro... corre atrás também. Sabe o que eu decidi, por exemplo? Que depois de formar vou me candidatar pra vagas no Brasil inteiro, meu foco agora é aprender de verdade. Posso ganhar um salario minimo, dando pra comer e ter um teto, isso eu já aprendi. Na minha profissão, quanto mais eu sei, mais eu ganho ;) E vou tentar uns concursos públicos, como plano B, porque tendo uma renda fixa boa, eu posso arriscar (que não é meu perfil) em projetos particulares no tempo livre.

Boa sorte pra você.
« Última modificação: Outubro 22, 2014, 10:07:41 pm por Bruce Leeroy »
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #4 Online: Outubro 23, 2014, 08:56:27 am »
É, eu também não sou fã dessas steve jobzisses do tipo "você precisa amar o seu trabalho." Essa é uma frase bem conveniente pra quem está num cargo alto de chefia, e quer que seus funcionários aceitem tudo pelo simples fato de que eles estão se divertindo. O que você precisa amar é você mesmo. E isso vai gerar um auto-respeito que vai tornar as coisas mais claras.

Saindo da filosofia, eu iria atrás de alguma área que te possibilite intercambiar pelo "Ciência Sem Fronteiras". É um programa que eu fico muito chateado de não ter tido a oportunidade de aproveitar.

Offline Vault Dweller

  • Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 881
  • Karma: +11/-0
    • Ver perfil
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #5 Online: Outubro 23, 2014, 09:54:14 am »
Concordo com o desabafo do Leeroy.

Eu me formei em Processamento de Dados, mas só terminei o curso por pensar "agora tem que terminar" e "vão me encher o saco a vida inteira se eu sair". Sofri. xD Me arrependo de ter feito, não porque não gosto, mas porque não pensei direito no que eu queria, não aproveitei pra curtir outras coisas e ter mais experiências entre o ensino médio e a faculdade. E essa minha área exige, mais do que a faculdade, uma porrada de cursos e certificações. Nunca acaba. Eu não consigo gostar por muito tempo de uma coisa que sou obrigado a fazer.

Enfim. Assim que saí­ da faculdade (na verdade, no último ano) fiz uns concursos públicos e tô trabalhando na USP hoje. É um dinheiro tranquilo e garantido, e agora sim eu tô meditando sobre o que eu quero fazer e tal. Inclusive vou começar direito em breve - ia ser ano que vem, mas aí­ veio a gravidez da esposa e não quero perder os primeiros anos do bebê trabalhando o dia inteiro e indo pra faculdade a noite.

Perdi muito tempo pensando em ganhar dinheiro ou em "amar o que eu faço", que no fim é tudo besteira. Trabalho é trabalho, tem que gostar sim, mas não por ser obrigação. Não pensa muito no dinheiro, que isso vem com ser um bom profissional. É o que o Bruce disse, passar fome não vai.

E sobre o que o Duccini comentou: http://lounge.obviousmag.org/lady_day/2014/02/steve-jobs-e-o-engodo-do-ame-o-que-voce-faz-2.html
« Última modificação: Outubro 23, 2014, 09:56:09 am por Vault Dweller »

Offline Bruce Leeroy

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 579
  • Karma: +1/-0
    • Ver perfil
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #6 Online: Outubro 23, 2014, 10:47:03 am »
Eu tenho asco do steve jobs. Não gosto dele, simplesmente assim. E por ser designer, as pessoas acham que eu amo a apple, não sei por que. Odeio camisa xadrez, odeio tudo o que o povo faz virar modinha... aí­ eu ganhei a biografia dele por isso e confirmei o que eu já sabia: era um grande filho da puta.

E é por falar nesse filho da puta que eu vou te dar outro toque: esqueça essas recomendações de "seja igual fulano, fulano foi isso com 18 anos de idade, bla bla bla". Velho, não dá pra se comparar com super dotado. Agora tem uma tal de Bel Pesce que tá na boca de todo marketeiro, administrador e "auto-ajudador". Bicho, a menina é prodí­gio, e o povo fica pregando que você tem que ser que nem ela. Não dá, cara. Nós seres humanos "normais" somos mais lentos, por mais que nos esforcemos.

Aí­ eu ratifico o que disse antes, segue seu rumo! Esquece isso de ter que ser igual os outros, faz seu próprio caminho.

Eu costumo chamar isso de "ligar o fodas". Tô fazendo o que quero agora, a única coisa que me poe um pouco na linha de ter que ser igual todo mundo é a namorada. Não tem jeito, você arruma alguém e tem que passar a fazer planos em conjunto, mas se você estiver solteiro, diga fodas pra tudo e aproveita sua juventude. A única coisa que você não deve fazer é se arrepender depois, falando "eu deveria ter...". Lembre-se sempre dessa frase inacabada quando tomar suas decisões. Se bater um mí­nimo de vontade, aperta o botão do fodas e faz.
« Última modificação: Outubro 23, 2014, 11:00:27 am por Bruce Leeroy »
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline The Chosen One

  • Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 714
  • Karma: +10029/-0
  • War... war never changes
    • Ver perfil
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #7 Online: Outubro 23, 2014, 11:48:35 am »
Rapaz bruce é uma cópia minha eheh... designer gráfico aqui com a mesma opinião em basicamente tudo...

Slaughter... eu diz design porque gosto... mas pra ser sincero me arrependo de não ter feito direito como meu pai recomendou eheh... essa porra dá dinheiro se estudar e trabalhar direitinho ehhe.

Como o pessoal falou aí­... ganhe seu dinheiro e depois gaste com diversão...

Offline Technomage

  • Defender
  • **
  • Posts: 91
  • Karma: +5/-0
    • Ver perfil
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #8 Online: Novembro 16, 2014, 07:20:22 pm »
Ciência da Computação = Matemática com Informática. Se for para trabalhar com computação, faz análise e desenvolvimento de sistemas, ou segurança de redes e busque qualificações.

Geografia, História e Inglês = Lixo cheio de maconheiro. Tendo em vista que tu és "guerreiro da real", provavelmente vão te linchar antes de tu te formar. Caso te formes, serás professor de ensino básico, uma das profissões mais respeitadas no paí­s.



Fica no direito mesmo. Tu está quase se formando, não? Concursos são sempre uma boa para quem não tem QI, mas tem cérebro e dedicação.

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #9 Online: Novembro 17, 2014, 05:54:02 am »
Ciência da Computação = Matemática com Informática. Se for para trabalhar com computação, faz análise e desenvolvimento de sistemas, ou segurança de redes e busque qualificações.

Geografia, História e Inglês = Lixo cheio de maconheiro. Tendo em vista que tu és "guerreiro da real", provavelmente vão te linchar antes de tu te formar. Caso te formes, serás professor de ensino básico, uma das profissões mais respeitadas no paí­s.


Fica no direito mesmo. Tu está quase se formando, não? Concursos são sempre uma boa para quem não tem QI, mas tem cérebro e dedicação.

Não sei como é ai, mas aqui me parece que a matemática pesada meio que para ou diminui no quinto semestre.

Pensei em fazer Sistemas de Informação, mas meu irmão disse é mais pra formar gerente ou algo assim e que era melhor fazer Ciências da Computação mesmo, e meu irmão trabalha com analise de sistemas ai no Rio á quase quinze anos, conhece um monte de gente no setor, etc, então ele deve saber o que estava falando. E não tem curso de analise de sistemas aqui, tem pós-graduação:

Citar
: O Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) é constituí­do por 6 Faculdades (Matemática, Fí­sica, Computação, Estatí­stica, Ciências Naturais e Quí­mica); 13 Cursos de Graduação: Matemática (Licenciatura, Modalidade a Distância), Fí­sica (Licenciatura e Bacharelado), Quí­mica (Licenciatura e Bacharelado), Quí­mica Industrial (Bacharelado), Ciência da Computação ( Bacharelado), Sistema de Informação (Bacharelado), Ciências Naturais (Licenciatura) e Estatí­stica (Bacharelado) e Colegiados de Cursos de Pós-Graduação (Stricto sensu): Mestrado em Matemática e Estatí­stica; Mestrado em Fí­sica, Ciência da Computação e Doutorado em Quí­mica.

Estão sendo ofertados Programas de Pós-Graduação (Lato sensu) em: Análise de Sistemas; Redes de Computadores; Sistema de Banco de Dados; Desenvolvimento em Aplicações para Internet; Suporte a Redes de Computadores e Tecnologia Internet; Estatí­stica; Fundamentos da Matemática Elementar e Matemática do Ensino Superior. O ICEN oferta também disciplinas para outros cursos das áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Geociências.

E esses maconheiros decadentes degenerados genéticos vão ter que comer muito feijão com arroz pra derrotar um homem nortista criado á Açai com farinha de tapioca e carne vermelha!
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Technomage

  • Defender
  • **
  • Posts: 91
  • Karma: +5/-0
    • Ver perfil
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #10 Online: Novembro 21, 2014, 02:07:08 pm »
Ciência da Computação = Matemática com Informática. Se for para trabalhar com computação, faz análise e desenvolvimento de sistemas, ou segurança de redes e busque qualificações.

Geografia, História e Inglês = Lixo cheio de maconheiro. Tendo em vista que tu és "guerreiro da real", provavelmente vão te linchar antes de tu te formar. Caso te formes, serás professor de ensino básico, uma das profissões mais respeitadas no paí­s.


Fica no direito mesmo. Tu está quase se formando, não? Concursos são sempre uma boa para quem não tem QI, mas tem cérebro e dedicação.

Não sei como é ai, mas aqui me parece que a matemática pesada meio que para ou diminui no quinto semestre.

Pensei em fazer Sistemas de Informação, mas meu irmão disse é mais pra formar gerente ou algo assim e que era melhor fazer Ciências da Computação mesmo, e meu irmão trabalha com analise de sistemas ai no Rio á quase quinze anos, conhece um monte de gente no setor, etc, então ele deve saber o que estava falando. E não tem curso de analise de sistemas aqui, tem pós-graduação:

Citar
: O Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) é constituí­do por 6 Faculdades (Matemática, Fí­sica, Computação, Estatí­stica, Ciências Naturais e Quí­mica); 13 Cursos de Graduação: Matemática (Licenciatura, Modalidade a Distância), Fí­sica (Licenciatura e Bacharelado), Quí­mica (Licenciatura e Bacharelado), Quí­mica Industrial (Bacharelado), Ciência da Computação ( Bacharelado), Sistema de Informação (Bacharelado), Ciências Naturais (Licenciatura) e Estatí­stica (Bacharelado) e Colegiados de Cursos de Pós-Graduação (Stricto sensu): Mestrado em Matemática e Estatí­stica; Mestrado em Fí­sica, Ciência da Computação e Doutorado em Quí­mica.

Estão sendo ofertados Programas de Pós-Graduação (Lato sensu) em: Análise de Sistemas; Redes de Computadores; Sistema de Banco de Dados; Desenvolvimento em Aplicações para Internet; Suporte a Redes de Computadores e Tecnologia Internet; Estatí­stica; Fundamentos da Matemática Elementar e Matemática do Ensino Superior. O ICEN oferta também disciplinas para outros cursos das áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Geociências.

E esses maconheiros decadentes degenerados genéticos vão ter que comer muito feijão com arroz pra derrotar um homem nortista criado á Açai com farinha de tapioca e carne vermelha!

Faz ciência da computação então. Mas tu odeias matemática, não? Corres o risco de ser uma daquelas pessoas que ficam dois anos presas em "Cálculo I"

E os maconheiros vão é comer teu cu, ou no mí­nimo terás menos amigos que no Direito. Esses cursos de humanas também dependem muito de "debate" e trabalho em grupo, o que significa que vão te infernizar. Supondo que sobreviva, vais ser professor de ensino básico, o que significa que terás de trocar carne vermelha por frango e açaí­ com tapioca por sorvete de açaí­ carioca.

Vinícius

  • Visitante
Re:Pensando em mudar de curso
« Resposta #11 Online: Novembro 25, 2014, 10:48:29 am »
Cara, eu trabalho com programação praticamente desde quando eu comecei a fazer facul. Se der tudo certo, esta semana eu me formo ( :D ) em análise e desenvolvimento de sistemas na Fatec - SP. Posso dizer que a faculdade me ajudou muito por ser pública, e por isso, não preciso pagar (vi um curso parecido numa facul particular, sai 1 barão por mês x.x), e pra arrumar um emprego na área de programação. O resto, o que eu realmente uso no meu dia a dia, eu tive que aprender na correria mesmo. Então, eu te diria que se vc quiser ir pra área de TI, mais precisamente, ser um programador, a facul vai no máximo te dar uma base, pq todo dia surge uma tecnologia nova que você vai ter que aprender pro próximo projeto, e a facul não tem nem como acompanhar o ritmo do mercado.

Hoje eu trabalho com desenvolvimento de aplicações Web em Asp .Net e Sharepoint (tecnologias Microsoft), mas já mexi bastante com php, drupal, java, android, banco de dados e mais umas outras tecnologias. Com isso, depois de trabalhar em muitos projetos de várias empresas, tanto de porte grande quanto de porte pequeno, posso te dizer o seguinte: o que vai definir se sua vida, como programador, trabalhando pra alguma empresa, se ela vai ser feliz em um projeto ou se vai ser um verdadeiro inferno, vai ser o fdp do gerente de projetos ou o responsável pelo sistema. Ele é o fdp que, geralmente, não sabe nada do seu trabalho, faz o papel de polí­tico e que pode te ajudar muito ou te ferrar muito. Já trabalhei em projetos que estavam atrasadí­ssimos e em projetos com uma folga considerável no prazo de entrega, e em ambos, a postura desse cara que definia se era bom ou ruim trabalhar no projeto.

De resto, te digo que é uma área boa, você acaba aprendendo muita coisa mesmo, tanto em questão de tecnologias, quanto da área do cliente. Por exemplo: Se você vai fazer um sistema de RH, você precisa saber das regras do RH, pois o seu sistema vai atender a muitas funções desta área. Se for um sistema médico, você precisa saber sobre as regras necessárias de medicina pra este sistema. Se for um sistema de folha de pagamento, vc precisa saber das regras do sindicato, CLT, PJ, contabilidade, impostos.... Então no final, vc acaba aprendendo muito sobre tudo só de trabalhar com programação.