Fala Duccini, ótimo post cara! Como alguém que já jogou Fallout no papel, teu post é importantissimo!
Pô, é o VD...
Hahaha!
- Jogastes com o PnP do J.E Sawyer? Interessante! Eu só ficou em um pouco de dúvida ai, porque dissestes que não gostas de GURPS.
- kkkkkk realmente, pelo que vi da 2.0 do Jason Micah me pareceu complicado mesmo
- Fallout D20 não casa por que?
- Fallout 4th? Seria esse? Não li a source, o que há de errado com ela?
- Já saiu sim, olha lá: https://www.modiphius.net/en-us/pages/falloutrpg
Usa um sistema chamado 2D20, sabes algo sobre ele? Parece ser mais narrativista.
1. O Sawyer pegou GURPS e fez ficar mais complexo sem nada que justificasse. Minha relação com GURPS é complicada, mas é de trauma: foi o primeiro sistema que eu tentei jogar e foi difícil (primeiro sistema que joguei de verdade foi Shadowrun). Tem piada sobre ele ter até cálculo pra cavar buraco (e pior que tem mesmo - tudo bem que são coisas que você não precisa usar, mas tá ali). Opinião pessoal mesmo. Enfim, não funcionava bem e por isso não pegou.
2. A 2.0 é complicada mas funciona. Ainda é demais pra mim. Essa história do cálculo da luz do sol nos meus olhos realmente aconteceu e eu acho isso um saco e perde o ritmo.
3. Eu acho que o D20 não cobre algumas coisas que um Fallout precisaria ter. Com algums homebrews funciona bem, muito jogável, mas não fica natural, saca? Fora ter que ler muita coisa.
4. Não lembro se foi essa a 4th que eu vi, faz uns bons anos. Era uma mistura da 2.0 com a 3 e eu achei assustador. Essa aí que você mostrou já começa falando sobre dado de porcentagem e o fantasma do GURPS puxou meu pé.
5. Conheço pouco o 2d20. Joguei Conan nele em uma oneshot numa festa, parecia um filme do Michael Bay, tudo rápido e explosivo. Parece divertido, quero testar com Cthulhu.
PS:
D&D 5e
- Queremos cavar um buraco aqui.
- Rola um teste com desvantagem porque não tem ferramentas.
- 5.
- Você tira um pouco de argila mas machuca os dedos e não consegue mais cavar.
- Eu tirei 18.
- Você encontra um lugar onde a argila está mais mole e em meia hora cava um buraco de tamanho suficiente pra se esconder, mas ficou muito cansado.
- Tirei 20 e tinha uma pá!
- Em 10 minutos você cavou um buraco suficiente pros três se esconderem.
GURPS
"O ritmo de escavação depende do tipo de solo, da Base de Carga do escavador (ou seja, ST × ST/10) e da qualidade das ferramentas disponíveis.
Terra Fofa, Areia, etc: uma pessoa pode cavar BC × 120 litros por hora (L/h).
Terra Comum: Um homem pode cavar BC × 60 L/h. Um homem com uma picareta pode terminar BC × 240 L/h, tornando-se em terra fofa, que é mais fácil de remover. A maneira mais eficiente de cavar é com uma pessoa com uma picareta e duas pessoas cavando atrás dela.
Terra Dura, Argila, etc.: deve ser quebrado em primeiro lugar por uma picareta, a um ritmo de BC × 120 L/h. e em seguida, escavado a um ritmo de BC × 120 L/h. Uma pessoa solitária com pá e picareta pode remover apenas BC × 36 L/h – ela perde tempo alternando entre as ferramentas.
Rocha Dura: Deve ser quebrada por uma picareta a um ritmo de BC × 60 L/h. e em seguida, escavado a um ritmo de BC× 60 L/h.
Todo o exposto acima pressupõe o uso de ferramentas de ferro ou aço!
Divida o ritmo por 2 para o caso de uso de ferramentas de madeira (comuns em TL5 e abaixo).
Divida o ritmo por 4 (ou mais) para o uso de ferramentas improvisadas ou das próprias mãos.
Tempo necessário e custo de fadiga.
Para encontrar o tempo necessário para escavar um determinado buraco, encontre o volume em litros multiplicando 1.000 × altura × largura × profundidade (tudo em metros). Em seguida, divida o número de litros pelo ritmo de escavação para encontrar as horas de trabalho necessárias.
Cada hora de trabalho custa 1 PF para terra fofa, 2 PF para terra comum, 3 PF para terra dura e 4 PF para pedra dura."