Eu to acompanhando essa história desde o começo, deixa eu dar meus "dez centavos":
- Trump nunca exaltou o pessoal í cometer violência ali no Capitólio. Era só pra protestar. Ao contrário, ele disse pro pessoal não cometer violência, porque eles eram o pessoal da Lei e da Ordem.
- Como é que um bando de aleatórios entra numa das estruturas mais protegidas do planeta Terra? Tem gente estranhando isso ai.
- Trump bota um video conclamando o pessoal í não praticar atos violentos, pra irem pra casa, etc. Twitter derruba o video dele (eu vi antes de derrubarem, eu sigo o Trump no Twitter) e banem a conta dele dizendo que ele estava "exaltando" a violência. A explicação, pelo que lembro, foi um treco incrivelmente bizonho e hipotético.
- Tem gente falando de golpe. Bizonhice total, nada a ver.
- Subitamente, todo o Vale do Silício decide banir Trump da Internet inteira.
- Agora, voltando um pouco: Faz um bom tempo que as Redes Sociais tem engajado em usar bans e shadowbans e percas de alcance contra certos grupos e páginas, e há uma parcialidade forte contra grupos de Direita. Aliás, a zuckada corre solta do facebook, por motivos bizonhissimos. Nos EUA, chegaram a chamar o Mark Zuckerberg no Congresso dos EUA e prensar ele contra a parede.
- Muitas das coisas referidas, é claro, nem foram ditas no Brasil. Nunca acreditem em noticia sobre países de fora na mídia local. Os caras pegam o material da mídia estrangeira e publicam aqui como se fosse o evangelho, e omitem o que não é a favor da narrativa. Como a grande maioria da população mal sabe o português quanto mais inglês, ninguém vai atrás disso ai. Tradutor Traidor.
- Após o banimento de Trump, não parou só no Trump. Tem rolado uma caçada í dissidentes generalizada pela internet. Derrubaram o Parler pedindo pra Amazon tirar eles, e uns black hats pegaram os dados deles (alias pqp como a segurança do Parler é porca). E tão derrubando perfis e sites sem parar.
- Desde então, a galera tem feito um êxodo em massa das redes Big Tech. Gab tá recebendo tanta gente que os servidores deles não estão aguentando e eles estão fazendo upgrade sem parar. E olha o Telegram:
Recentemente, o whatsapp mudou os termos. E pra mim, ficou muito claro que o facebook vai começar a monitorar as conversas.