Lauta, o lance que o Wasteland, ao contrário do Fallout, é um jogo para ser desenrolado com um grupo. A impressão que tenho é que todos os skills serão úteis e que valerá a pena ter um grupo bem heterogêneo.
Só não pode acontecer que nem o Fallout Tactics, onde no início do jogo todo o grupo tem AK-47, depois Plasma Rifle e por fim Gauss. Sem falar que o combate corpo-a-corpo nem é uma opção prática.
É, é isso que eu intui. Questão é o que impede o jogador de fazer um grupo com x skills e varar o jogo. Fallout 1 e 2 dá pra varar só com Smallguns/Lockpick/Speech tranquiilo, resto é só bonus e incapaz de carregar o jogo por si mesmas (Doctor pelos implantes, Sneak pra fazer assassinatos, Steal pra matar gente com explosivos, Repair e Science pra entrar em bases antigas e mexer em computadores, fazer o Myron começar a criar superstim, etc).
Fallout Tactics não era tão ruim assim em skills, First Aid e Doctor eram boas pra caramba, curavam que era uma beleza e era obrigatório ter alguém com elas no grupo. Traps era util porque tinha minas e mais minas terrestres espalhadas pelo jogo todo. Repair consertava veiculos, Science acho que era util mas não lembro pra que. Piloting era meio inutil, acho, nunca notei nenhuma diferença. Combate corpo-a-corpo só lembro de ter usado em Preoria, e isso porque minha munição acabou de tanto atirar naquelas torres de laser e eu tive que dar porrada nelas com alguns caras usando powerfist e tal, foi humilhante. Os mapas eram grandes e tinha muitos inimigos com metrancas. FOT era até que bonzinho quanto í isso.
Na verdade, Gauss quase nem se usa no FOT. A ordem era mais ou menos AK47/Sniper/Metrancas/Neostadt >>> Gauss/Lança-Foguetes/Browing (bem rápido) >>> Laser pra longe/Plasma pra perto/Browing (calibre .50 era muito foda naquele jogo). Gauss Aparece mais ou menos junto com os robôs, e ai já não serve pra nada porque eles todos tem uma resistência normal absurda e riem das tuas balas*. íšnica arma gauss util no FOT era a Gauss Minigun. Unica Smallgun util no fim do FOT era a Pancor, fazia um estrago épico nos robôs usando munição EMP. Acho que eles fizeram isso intencionalmente pra fuder com quem ainda estava com a progressão do Fallout 2 na cabeça, tinha muita peça assim no FOT (tipo quando a Browing e outras metrancas fodas requeriam 9 de ST).
*You hit Humanoid Robot by 15 damage. Isso não é natural não, cara. DEMí”NIOS DE METAL!
Exatamente o que o screamer falou... no Fallout nosso personagem é o principal e determina o decorrer da campanha de acordo com os atributos dele de forma que os NPCs ajudam pouco ou quase nada que não seja puro combate.
Um grupo diversificado vai garantir que a maioria das quests e eventos especiais poderão ser feitos...
Espero que o jogo coloque em situações complicadas tipo... grupo heterogêneo se fode um pouco em grandes combates e grupos especializados em combate se fode um pouco pra acessar os atributos especiais...
Esse sim vai ser um jogo para se jogar várias vezes, estou até vendo!
Isso é verdade, mas meu ponto foi que tinha apenas algumas poucas skills que eram vitais no FO1/FO2, e o resto era praticamente só bonus pro cara pegar depois de jogar as skills principais pra 100%-150%. Tanto que tanto no Project Van Buren quanto no FO3 e no FNV o numero de skills foi diminuido pra caramba (não concordo, mas entendo o motivo). Um grande objetivo deles é que todas as skills fossem uteis no decorrer inteiro do jogo, e até onde lembro eram.
íˆ, faz muito sentido ter várias skills num jogo onde você comanda um monte de negos (começa com 3, dá pra ir até 7 ou 8? Alguém me corrige se estiver errado).
Tinham casos dos NPCs ajudando sem ser no combate. No 1, a Katja destrancava algumas trancas do jogo (mas não todas, só algumas, sei-lá porque), no 2 o Sulik dava bonus de Outdoorsman, Vic era bom pra Repair, Lenny tinha Doctor (alguém usava?), Myron e Skynet tinham Science mas nunca vi usarem isso.
Pergunta: Wasteland 2 tem um "personagem principal" como no Fallout Tactics?