Autor Tópico: Shadowrun Returns  (Lida 2906 vezes)

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Shadowrun Returns
« Online: Novembro 05, 2013, 03:27:14 am »



Alguém ai já pegou o Shadowrun Returns?

Um dos primeiros rpgs de kickstarter á sair, Shadowrun Returns é claramente uma tentativa de re-erguer a franquia no mundo dos jogos eletrônicos, que claramente foi mais uma vitima da sindrome de "vamos transformar todos os jogos em jogos de tiro" que parecia existir lá por meados dos anos 2000 quando saiu um Shadowrun horrivel. Já houveram antes jogos de Shadowrun nos consoles, um no Super Nintendo e outro no Mega Drive. Já joguei o do Super Nintendo (muito bom), mas o do Mega Drive desconheço, dizem que é melhor.

Pra quem não conhece, Shadowrun é um RPG de Mesa cujo universo pode ser resumido como "fantasia cyberpunk": Essêncialmente, o futuro é dominado por mega-corporações (ah, e pelo Japão) lutando entre si, existe um gigante abismo social entre os ricos e pobres e a magí­a voltou á uns tempos atrás e isso fez várias pessoas nascerem diferentes, tornando se elfos, orcos, ogres, etc. Shadowrunner é como se chamam os mercenários, capangas, jagunços e comandos que lutam nessas guerras entre mega-corporações, pessoas com diversas habilidades, não-afiliadas á nenhum grupo e um desejo comum de faturar uma grana encima das Megacorps oferecendo seus serviços mercenários á elas.

Um bom review pra se ver é do RPGCodex:
http://www.rpgcodex.net/content.php?id=9076
Gamespot fez um também:
http://www.gamespot.com/shadowrun-returns/


Algumas coisas que notei do review:
- Gráficos lindos e maravilhosos; todo mundo gosta. Atmosfera magnifica.
- Jogo muito linear; se aventurar por ai fora do caminho não compensa muito
- Vários imbalânceamentos entre personagens, por exemplo, pelo que o Darth Roxor falou, começar com um Decker não vale a pena, é melhor fazer qualquer outro personagem que também tenha habilidades de hackear coisas.
- Mecânica do combate é bem legal (combate em turnos de esquadrão delicioso), porém o próprio jogo não parece ter combates desafiadores o bastante para tomar vantagem das mecânicas.
- O jogo parece ser muito curto, em parte porque aparentemente os caras ficaram sem grana no fim
- Algumas raças são meio redudantes ou entediante. Humanos são básicões, Orcos parecem ser redundantes comparados aos Trolls, Anões são fodas.
- O sistema de personagem é bom, mas pelo que ouvi, é mal balanceado: Alguns tipos de personagem tem que botar muitos pontos em várias habilidades e outros podem se sair muito bem com alguns pontos em poucas habilidades.

Queria perguntar a opinião do pessoal da Vault BR, esse jogo está me deixando bem curioso.

Ah, e algumas IMAGENZ BUNYTAS:

[spoiler]



[/spoiler]
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Vault Dweller

  • Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 881
  • Karma: +11/-0
    • Ver perfil
Re:Shadowrun Returns
« Resposta #1 Online: Novembro 05, 2013, 09:24:56 am »
Foi o primeiro projeto no Kickstarter em que eu contribuí­... =P Joguei bastante, mas não graças a campanha principal, que é MUITO curta e MUITO fácil - a comunidade tem feito vários mods com aventuras. A maioria é ruinzinha, mas...

É sim extremamente linear, e não vale a pena sair explorando porque não tem o que explorar. Os cenários são pequenos e com limites claros.

Também perdi muito tempo no editor tentando criar algo legal. Não cheguei a terminar, mas tava peguei um complemento do Shadowrun de mesa que tenho aqui e tava tentando recriar.
« Última modificação: Novembro 06, 2013, 10:16:55 am por Vault Dweller »

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Shadowrun Returns
« Resposta #2 Online: Novembro 07, 2013, 06:20:35 pm »
Peguei o Shadowrun Returns, e pra minha surpresa ele funcionou nesse netbok de merda com resolução 1024x600!

O jogo tem graficos lindos mesmo, não lembro qual foi o ultimo jogo tão bonito assim que eu vi. Planescape: Torment?

O combate é legal, embora falta cenários destrutiveis. Me lembra muito o X-COM novo, claramente baseado nele.

To jogando com um Orc Samurai das Ruas tocando o terror com uma escopeta e um pouco de Decking.


Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Shadowrun Returns
« Resposta #3 Online: Novembro 12, 2013, 08:03:46 pm »
To jogando e acabei de terminar a missão da AEGIS. Alguns comentários extras:

1. Se você estava esperando um RPG estilo Fallout, vai ficar desapontado. Ouvi falar que muita gente se decepcionou porque os caras foram muito vagos, começaram baixo (queriam fazer um jogo casual de Shadowrun pra iPad), pegaram mais grana e foram expandindo, e deu nisso. Shadowrun Returns é algo mais próximo de um jogo linear de tática de esquadrões com roupagem de RPG, tipo Fallout Tactics na linearidade (FOT tem um mapa, mas é linear pra caralho) e com um combate muito parecido com o do novo XCOM.

2. O combate é claramente inspirado no novo XCOM, só que é bem melhor. O combate do SRR é bem mais variado - Você tem vários modos de tiro pra cada arma. Por exemplo, to usando escopetas - Tem Tiro Mirado, Tiro no Joelho (menos dano, tira 1 ap), Descarregamento Amplo (espalha mais o tiro) e modo rajada (2 AP, dois ataques em um, + critical). Alias, to adorando escopetas, são tipo como uma mini-granada se usadas bem.

Você também tem outras armas, tem a opção de usar Smartlink pra focar no alvo e ganhar mais chance de acertar. SRR também tem um inventário decente ao invês daquela abominação do novo XCOM, geralmente vou com uns dois medikits, uma granada e dois kits do Doc Wagon. Tem também mágias, invocações de espiritos (Shamans podem invocar um ou dois espiritos que as vezes existem na fase, e sempre tem a chance dos espiritos se virarem conra você), magos tem ley lines, adeptos tem ataque de qi, decking pode ajudar no combate (por exemplo, desativar torres de segurança).

3. Sou só eu ou todos os porradeiros que você pode contratar são uns bostas? Peguei um Troll adepto lá, mal conseguia acertar os inimigos, e mesmo com soco de chi não dava muito dano, enquanto meu PC com uma escopeta detonava muito nego com dois ou três tiros.

4. Acho legal a implementação da matrix, bem melhor do que ela ser um mini-game (que nem no Shadowrun do SNES).

5. Etiquetas são bacanas, pena que são muito "resposta de dialogo mágica", um sério problema dos RPGs de nossa época.

6.

Vou ver se jogo isso aqui depois de zerar Dead Man's Switch: http://shadowrunreturns.nexusmods.com/mods/top//?
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Shadowrun Returns
« Resposta #4 Online: Novembro 17, 2013, 04:03:00 pm »
Acabei de terminar a campanha Dead Man's Switch, e aqui vão minhas opiniões finais:

1. Campanha curta, MUITO curta. Acho que Dead Man's Switch tem uma duração média de 6-8 horas, no máximo. Dá pra jogar num dia só se você tiver tempo livre. Demorei mais porque não joguei todos os dias.

2. Não tem como salvar o jogo no meio - É checkpoint mesmo, salva quando entra e sai de cenas. Isso ai, pelo que vi na net, foi porque eles tiveram que escolher entre jogos salvos e mais poder de criação pro editor no curto tempo e verba que eles tinham. Por outro lado, vamos poder salvar o jogo na campanha de Berlin, eles garantiram isso.

3. O combate é bom, é baseado num sistema de cobertura, igualzinho o do XCOM: Enemy Unknown, só que sem cenário destrutivel e supressão (triste omissão). A IA é competente, joga granadas (e magias de área) quando vê várias pessoas juntas, sabe fazer Overwatch, etc, só acho que as vezes é meio descuidada com a cobertura.

Eu considero bem melhor que o combate do XCOM: EU porque tem mais diversidade no combate, até em coisas pequenas que o novo X-COM bobeou, por exemplo, modos de ataque disponiveis pra cada arma (joguei com um cara de escopeta e tinha uns cinco tipos de ataque disponiveis - Tiro normal, mirado, kneecap, tiro amplo e rajada. Outras armas tem seus próprios, como Disarm, Headshot, etc), um inventário de verdade (com cinco-seis slots, então traga granadas, fetishes e items de cura!) + mágias + drones + espiritos. Pena que só dá pra jogar com quatro personagens, seria do caralho pode usar uns seis runners.

Faltou um pouco de diversidade de inimigos, acho que só vi Riggers na missão do ataque á Corporação, acho que só vi um(a) Shaman no final, mas fora isso a diversidade é boa.

4. O jogo só poderia ser mais linear se ele fosse num tunel de metrô reto.

5. Todas as classes parecem boas... excerto Deckers puros (se você for jogar com um Decker puro, você será enrabado), embora ouvi falar que Adéptos Fisicos são meio fracos. Joguei com um Ork Samurai das Ruas, botando pontos com foco em Quickness, Ranged e Shotgun; Intelligence e Docking, digo, Decking. Também investi em Dodge (valeu a pena), Body (HP alto é bom!), Strength e Thrown (nem usei, uma escopeta é quase uma granada se usada direito) e Charisma (Teve seus usos, e peguei duas etiquetas - Shadowrunner e Corporate, achei a segunda mais útil). 

6. Acho os Adeptos Fisicos e Samurais das Ruas porradeiros que você contrata são todos muito fracos, se você por acaso pensar em chamar algum pro seu time, não faça isso, pegue um cara com uma arma de fogo, um mago, um shaman, um rigger, um decker que sirva numa luta, QUALQUER COISA menos um lutador corpo-a-corpo. Se você quer um porradeiro, faça o seu próprio na tela de criação de personagem.

7. O jogo tem gráficos lindos, como disse antes. Alias, o fato de ser 2D (e não 3D) ajuda os mods: É bem mais facil modificar uma paisagem em 2D do que em 3D.

8. O jogo não é dificil. Joguei na dificuldade mais alta, sí² morri duas vezes, no Cemitério, e isso foi porque eu estava sendo atacado por três lados, sem cobertura boa e os personagens que eu tinha na hora eram todos um bando de peso-morto. Alias, no meio do jogo rola um pulo repentino na dificuldade, mas depois você se adapta e o jogo persiste sendo mais dificil que antes, mas não é nenhum X-COM (os antigos, não o novo) de dificuldade..

9. Minhas missões favoritas foram o Cemitério, a infiltração na Irmandade Universal (bem bolada), o ataque á Corporação Telestrian e a ultima fase na caverna com a Colméia. A Crusada da Coyote também é boa porque tem uma batalha bem estratégica no final.

10. O jogo é bem escrito e respeita muito o material original, provavelmente porque entre a equipe inclui-se o autor original do RPG de Mesa.

11. Uma coisa que não gostei é que munição é infinita e de graça. Não tem multiplos tipos de munição (tipo Dum-Dum, Munição Perfurante, etc) pra suas armas de fogo e as armaduras são muito simples (+X de armadura +X de stat é simples pra caralho, não tem nem resistências mágicas), queria ver um sistema mais complexo que te obrigasse a escolher entre armaduras com várias resistências diferentes.

12. Gostei muito de como a Matrix funciona, é uma implementação bem melhor do que no jogo do SNES, onde era um mini-game. Essêncialmente é um combate numa arena paralela, onde o(s) Decker(s) é (são) tipo uma espécie de "mago" que usa programas (mágias) e ESPs (seres invocados) em combate contra vários programas que danificam a "Persona" (avatar virtual do Decker) e até outros Deckers que tem ataques semelhantes aos teus, e alguns desses programas (e os Deckers) tem ataques que danificam o Decker real, então existe um risco real do teu Decker morrer durante um Decking. Decking é uma habilidade que vale a pena ter no seu time, mas como eu falei antes, Decking puro não vale a pena.

13. O final foi hilário. Só isso que eu vou dizer.

14. Sou só eu ou Shamans >>> Magos?

15. O editor é bom mas pelo que li tem alguns problemas em relação as= scripts consistentes, então se alguém ai quiser fazer um mod, recomendo esperar pra depois que lançarem a Campanha de Berlin.

16. Vão lançar no inicio do ano que vêm a campanha de Berlin, um DLC com uma aventura nova e, pelo que ouvi falar, algumas coisas novas. É stand-alone, então não precisa terminar Dead Man's Switch pra jogar Berlin, embora parece que o teu Shadowrunner em Berlin é mais experiente que o de Dead Man's Switch (logo, mais karma), então não sei ainda se dá pra exportar o personagem do fim da campanha original.

No fim de tudo, considero um bom jogo semi-casual com combate-em-turnos divertido. Me pareceu um jogo ambicioso, que começou pequeno e simples, porém viram o dinheiro cair e ambição subiu a cabeça, mas que no fim ficou bom porém um tanto com... gosto de quero-mais.

Vale a pena jogar Shadowrun Returns, pelo menos uma vez. Não é o RPG estilo Fallout que nós queremos (espere Wasteland 2 sair), mas é um jogo divertido e válido por si próprio, que diverte e ilustra bem o universo Shadowrun, e se continuarem a adicionar novas coisas ao jogo original e no editor, em breve provavelmente teremos ferramentas para fazer um mod mais complexo e com menos linearidade.

E tem também os mods. O Shadowrun Unlimited, cujo link está no post acima, é bem menos linear que a campanha principal, você tem uma cidade toda pra explorar e várias missões a fazer.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline blurkness

  • "Dormir é uma arte."
  • Defender
  • **
  • Posts: 90
  • Karma: +4/-0
  • "Dormir é uma arte."
    • Ver perfil
    • Free Juegos
Re:Shadowrun Returns
« Resposta #5 Online: Novembro 19, 2013, 07:32:52 am »
Ta chegando a exp Berlin.... Shadowrun Dragonfall

Várias melhorias :D

http://www.kickstarter.com/projects/1613260297/shadowrun-returns/posts/666832

Citar
Experience a New Full-Length Campaign: Return to the "œTech meets Magic" future of Shadowrun as you and your team of runners get drawn into a treacherous conspiracy. Operating out of an offbeat central hub neighborhood, you"™ll choose which missions to accept and how you"™ll approach them while navigating the dark underbelly of "œthe Flux".

An Exciting New Locale: Shadowrun: Dragonfall transports runners to the Free City of Berlin, a thrilling Shadowrun setting full of gorgeous new hi-res environments, a diverse new cast of characters, and a new soundtrack by the composer of the original Sega Genesis Shadowrun game, Sam Powell.

Command Your Team: Lead a small team of shadowrunners, each with their own outlook and backstory. Each member of your team is designed to play an interesting role during missions and has a unique set of skills, abilities, strengths, and weaknesses.

New Weapons, Cyberware, Enemies & More: Try your hand at the long-range sniper rifle, devastating grenade launcher, or stun-inducing taser. Chrome yourself out in the latest cyberware and take on deadly new enemies - including new magical creatures like gargoyles and fire drakes. Dragonfall brings a host of new items, characters, portraits, and improvements to the Shadowrun Returns experience.

Save Anywhere: You can save your progress at any time during the game. This functionality will also be added to the original Shadowrun Returns "œDead Man"™s Switch" campaign.

New Game Editor Features: A wide range of enhancements to the game editor for community content creators - including a scripting system to better control lighting, tracking mission objectives in the main game UI, placing exploding barrels, and allowing players to input keypad passwords and custom text strings in conversations. In addition, content creators will be able to use all of the new Berlin environment art, items and characters in their own stories along with assets from the original Shadowrun Returns campaign.
"Dormir é uma arte."

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Shadowrun Returns
« Resposta #6 Online: Dezembro 19, 2013, 02:52:39 pm »
Dragonfall vai ser valendo sim, mas engana-se quem pensa que vai chegar ao nivel não-linear de um Fallout, é mais próximo de um sistema de Hubs onde cada Hub te dá opção de cumprir missões em ordem diferente.

Vão aumentar e muito os recursos do editor.

Ouvi falar que eles estão querendo lançar um DLC á cada seis meses...
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.