Autor Tópico: Eleições hoje! Votem consciente, seus viados!  (Lida 2886 vezes)

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Re:Eleições hoje! Votem consciente, seus viados!
« Resposta #15 Online: Outubro 11, 2014, 05:28:33 pm »
Tá triste, mas o que eu acho mais triste não é a eleição em si. A eleição é um reflexo da binariedade que se tornou o brasileiro. Esse pensamento dualista já veio ganhando forma quando o Lula foi eleito, com o discurso de que um analfabeto não tem direito a ser presidente. Não estou defendendo o Lula. Acho inclusive que o PT já tinha se perdido muito antes de se aliar ao PMDB e de dar prosseguimento í  máquina do mensalão (que aliás, muita gente faz questão de transferir a culpa, nasceu no governo FHC - o mesmo da privataria). A postura do Lula de ficar dizendo aquele "eu não sabia" só serviu pra piorar esse ódio, e dar mais munição pro discurso "esse demagogo populista tá comprando a reeleição com o bolsa-famí­lia." (o que tem seu fundo de razão)

Pois bem, termina o mandato Lula e começa o novo capí­tulo da guerra PT x PSDB: Dilma x Serra. E o Facebook virou o campo de batalha das frases mais preconceituosas que eu tinha lido até então. Foi desesperador. De um lado a histeria anti-PT, do outro o discurso sai-reaça. Quase ninguém tentando ficar no meio termo. Todo mundo caindo pro seu extremo conveniente e exercitando a imaginação pra criar as piores ofensas possí­veis contra o outro lado. Tava parecendo cristãos x muçulmanos.

A minha esperança era que 4 anos depois as pessoas teriam mais informação e mais experiência pra dialogar respeitosamente, e pra principalmente, começar a questionar o seu lado. Convenhamos, a democracia ainda é criança no Brasil. Mas piorou! Os PTistas ao invés de propor solução pra crise financeira que a Dilma/Mantega não tiveram competência pra lidar, atacaram o, digamos, gangster (pra usar um termo leve) Aécio Neves. Os PSDBistas nem se derem trabalho de propor um plano de governo digno. Usaram como arma a histeria. Aquele discurso de que nunca esse paí­s esteve tão na merda.

E a munição, pra voltar ao começo do tema, qual foi? O preconceito. A diminuição do adversário a um objeto. Quem mora aqui em São Paulo sabe bem do que eu to falando. O lugar onde as pessoas se enfiaram na bolha iPad/Android e genuinamente desejam a morte de qualquer outro ser humano que passe pelo caminho delas.

Isso é o que eu acho o realmente triste dessa história. Não a eleição. O eleitor. Dos dois lados.