Slaughter, posso fazer comparação do Wasteland 2 com o Tactics.
- Apesar do Wasteland 2 ser um cRPG e o Tactics ser um jogo tático, o combate do Wasteland 2 tem um ritmo vai lento, bem mais difícil e mais tático.
- No Wasteland 2 você não nada em munição. Na verdade, dependendo de como você monta seu esquadrão, é complicado ter munição para todo mundo. Estou sentindo na pele pois meu squad (3 x assault rifles 1 x sniper) sempre consome mais munição 5.56 do que eu consigo apenas em loot. Nos fóruns o pessoal sugere um squad (1x assault rifle, 2x sniper, 1x SMG).
- Morte. No Tactics, 0 HP é morte e acabou. No Wasteland 2 ao chegar 0 HP você estra em estado crítico e tem alguns turnos para se recuperar, geralmente você pode chegar a metade dos seu HP negativo. Mas se tomar um crítico muito escroto que dê um dano grande, aí já era é morte súbita mesmo.
- Cobertura e terreno. O uso de cobertura e do terreno no Wasteland 2 pode fazer diferença entre a vitória e a derrota. Mas a maioria das coberturas são destrutíveis, levando a outro elemento, talvez o mais importante:
- Movimentação: em Wasteland 2 nem sempre é possível manter uma posição estática. Na verdade é fundamental sempre se movimentar pois a IA sempre se movimenta tentando se posicionar para quebrar sua linha de fogo. Principalmente com os granadeiros, se você deixar seu esquadrão agrupado eles vão tentar a qualquer custo se posicionar para meter uma granada bem no meio e detonar todo mundo.
Isso são algumas diferenças no COMBATE, afinal Wasteland 2 é um RPG e você está usando quase o tempo todo skills como Perception (é skill não é Atributo como Fallout), Trap disarm, lockspick, alarm disarm, safe cracking, computer science...