Não exatamente o lobi, Screamer, e sim a relação direta entre os traficantes e as forças políticas aqui no Brasil (assim como em vários países latino-americanos). Se fosse só o lobi seria menos pior.
Fora isso, o perfil geral do brasileiro é de esquerdista conservador. É só ver os partidos políticos dominantes para entender, a maioria tendendo para a centro esquerda, mas extremamente preso ao status quo. Dificilmente um plebiscito sobre a maconha passaria.
--edit---
aliás, a ignorância político-democrática do brasileiro é tão grande que boa parte dele se considera de direita, mas apoia partidos que tem a palavra "social" no meio. E não estou sendo nem a favor ou contra - só estou chamando a atenção para a falta de profundidade do pensamento político aqui e como a maioria das pessoas não entende os rótulos que citam.
----
Mas, de qualquer forma, os plebiscitos são instrumentos democráticos (e não por coincidência, muito pouco utilizados no Brasil) e a inclusão popular no processo legislativo é geralmente algo a se comemorar.
A questão Uruguaia ainda é muito recente pra se falar nos resultados, mas no Colorado, onde a maconha foi liberada não apenas para uso medicinal, houve sim um aumento significativo no consumo.
E valendo o tópico, assistam o documentário The Union sobre esse tema. É bem esclarecedor.