Vault BR - The Vault of Broken Dreams
1.0 - O Vault => Bar do Vault => Tópico iniciado por: Bruce Leeroy em Agosto 12, 2014, 11:04:19 am
-
Pra começo de conversa, quem for que se foda. Não tenho nada contra, vocês podem escolher sobreviver comendo estrume de quati que eu não ligo. Também tenho ciência da merda que é minha alimentação, o dia que eu tiver MUITO dinheiro eu vou manter uma equilibrada pra evitar as merdas que me resultam da atual, mas por enquanto não tenho opção.
É o seguinte, eu tenho uma teoria que eu gostaria que vocês testassem com seus conhecidos vegs. Eu conheço vegetarianos/veganos e vegetarianos/veganos, alguns radicais, outros menos. Muitos. Mas andei percebendo uma característica comum entre eles que me interessaria confirmar com meus companheiros onívoros, visto não ter visto ninguém publicar algum artigo sobre isso - já vi alguns, mas com um certo receio de falar abertamente com medinho do politicamente-correto, daí o resultado é só médico mesmo, não social:
Alguém aqui já percebeu uma "lerdeza" de quem adota essas dietas?
Quando eu converso com alguém veg. essa pessoa me fita nos olhos sem piscar, que segundo eles é um "benefício" da alimentação, que é ter mais foco, mas que eu considero como uma perda de visão periférica e/ou dificuldade de manter atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo.
Outra coisa é que essas pessoas falam muito devagar (segundo eles, "são mais tranquilos, sem estresse"), o que eu considero como lerdeza mesmo, porque não conseguem acompanhar a velocidade do meu raciocínio numa conversa: a pessoa fala uma coisa, eu respondo na hora e quando espero um réplica há um intervalo de cerca de 1 segundo (é breve, mas o suficiente pra ser irritante) antes da pessoa me responder, parece que ela precisa raciocinar por mais tempo pra pensar no que dizer. Até mesmo ao se locomoverem, parece que elas têm um cabresto, não sei explicar bem.
Por fim, o que mais me intriga, é que essas pessoas costumam ser literais e não entendem nenhuma piada ou frase de duplo sentido, ou pior ainda, não entendem filmes mais complexos e que têm uma sacada genial, por exemplo. Aí falam que o filme é ruim, etc.
Não vou entrar em assuntos específicos como malefícios/benefícios, meu interesse aqui é só a convivência mesmo. Nem sobre questões como a maioria dessas pessoas querer "converter" as outras, nada disso. Só quero saber se vocês já perceberam esses detalhes de interação e se não, que façam um teste. Não é possível que só eu tenha percebido isso. Ah, não generalizem, claro que há exceções. Um dos meus amigos é "vegetariano", ele é defensor de animais e tudo. Nunca percebi essas coisas nele, até que um dia perguntei se ele era veg. de fato e ele me disse que lê artigos (publicados, revisado por pares, não artigo de internet) e pesquisas e por ter ciência de que precisa de aminoácidos/proteínas específicas, come carne de tempos em tempos, não me lembro com que frequencia, mas bem pouco. Ele eu realmente percebo ter os "benefícios" que os vegs. dizem, é calmo, consegue focar bem no que faz, percebe minhas piadas de duplo sentido (apesar dele não fazer), mas não tem esse atraso nas conversas nem na locomoção. Também tenho amigos que são veganos por completo, mas que são normais na interação, salvo uma ou outra coisinha que não chega a incomodar (tanto).
Ah, por fim, se você for veg., foda-se, não fique com raiva de mim, pode me considerar um idiota se quiser e que seu cocô não é fedorento como o meu. Como eu disse, não me importo com sua opção. Se for, pode inclusive comentar aqui sobre o que você percebe de ruim em quem é onívoro, isso me interessaria saber, já que não olhamos pra nós mesmos nesse sentido.
-
Bruce, essas características aí eu noto em outro grupo: o dos apreciadores da canabis.
Não que eu não aprecie a erva, muito pelo contrário, mas tem um certo limite. Até porque sempre que fumo percebo que meu raciocínio fica mais lento e somente após uns 3 dias "limpo" meu cérebro volta a 100%. Como trabalho com desenvolvimento, não rola de dar um tapa sempre, fica restrito a raras ocasiões.
Mas voltando para sua pergunta, geralmente quem adota essa alimentação também adota os hábitos do grupo social. E normalmente os rastafáris, que é o grupo que mais difunde a dieta vegetariana, tem essa filosofia mais calma, pausada, até meio lenta.
Porém, eles utilizam a marijuana em seus rituais ates de fazer as preces para Jah (e condenam o uso recreativo). Foda que eles rezam para CARALHO! :D
-
Bruce, particularmente não acho que a dieta que inclua proteínas animais seja ruim. Na verdade os especialistas comentam que é muito difícil ter uma dieta 100% vegetariana que supra as necessidades do ser humano.
Acho que o mais importante para se ter saúde é praticar exercícios. Isso aí é indiscutível. Não adianta nada o cara só comer vegetais orgânicos colhidos pelas virgens dos andes e não faz 30 minutos de caminhada por dia. Vai se fuder do mesmo jeito.
O que eu não gosto dos vegetarianos radicias e essa galera de dietas restritivas é o segundo item fundamental para se ter saúde: equilíbrio na alimentação.
O resto é balela. Cara esse papo de que gosta de animais, que criar animais é penoso para o planeta... sei. Ter uma fazenda com milhares de hectares de monocultura vegetal usando água, adubo e agrotóxico para caralho é bem ecológico né?
Aí o corno é vegetariano e vive querendo comer "proteína de soja", uma porra de RESTO de soja processada á 200ºC, mete HEXANO na parada e prensa em máquina, vai falar que esse troço é saudável? VAI TOMAR NO CU.
-
Putz, esse assunto é absurdamente complexo porque ele não envolve apenas os valores de quem optou por não comer carne animal. Mas vou dar minha opinião de leigo. Se falar alguma grande besteira, alguém por favor me corrija.
Mas vamos lá, conhecer bem pra ter opinião sobre, eu só conheço 3 pessoas vegetarianas, e nenhuma ovo-lacto-sei-lá-o-resto, e nenhuma vegana. Duas delas deixaram de ser vegetarianas, a outra continua firme e forte, mas não vejo nela (e não vi nas outras) nenhum sinal de lerdeza.
Como o ser humano é onívero, ele pode sim ter uma dieta saudável sem o consumo de carne. O problema é definir o que é saudável, porque cada um tem as suas necessidades alimentares, e a grande maioria do que existe nas gôndolas de supermercado hoje é lixo. Então talvez o problema não seja a falta de carne, seja a opção de viver uma vida vegetariana sem ter consultado um nutricionista antes para ele definir como a pessoa irá substituir essa alimentação. E aí, a pessoa ficará mais cansada e consequentemente terá menos energia para nutrir o cérebro. Agora, que fique bem claro que isso vale para qualquer um que tenha uma alimentação desbalanceada.
Outra coisa, demorar pra responder não significa de maneira nenhuma perda de inteligência (até porque é muito difícil definir o que é inteligência). Se existe um grande problema na vida urbana hoje é a nossa pressa em fazer tudo, inclusive em conversar. Qualquer pessoa que começar a fazer uma atividade física em que seja treinada a respiração profunda, irá automaticamente começar a falar com mais calma. Isso entra no campo psicológico também. Quando alguém começa a ter um controle melhor sobre o próprio ego, ele passa a ouvir mais e esperar um pouco antes de responder, porque está recebendo a informação de uma maneira aberta, sem ter planejado a resposta anteriormente.
Ou seja, existem milhares de motivos pra isso acontecer, e acredito que não é o vegetarianismo o fator que fez essas pessoas demorarem mais pra responder. Acho que foi a mudança de estilo de vida em si.
Nisso eu pego carona no comentário do Screamer sobre os usuários de maconha serem assim. Conheço várias pessoas que fumam bastante e não se tornaram mais lerdas. Mas de fato elas se tornaram mais relaxadas, e nada em exagero é bom. Nem mesmo a calma. Muito menos a drogra que te leva í calma.
Sobre a soja, existe um grande risco ecológico hoje que é a diminuição latente da biodiversidade na Terra. E grandes culpados são as gigantescas plantações de milho, soja e se não me engano, a cana. íreas enormes estão sendo destinadas para esse plantio ao redor do mundo. O milho aliás é altamente usado na alimentação do gado que vai pro abate, que nasce e morre sem saber a cor de uma grama. Então, do ponto de vista ecológico, existe sim uma miopia de quem acha que apenas deixar de comer carne é o suficiente.
E por último, filosoficamente eu não sou contra o consumo de carne. Mas não sou cego (e nem me faço de) para dizer que não existe nada de errado na forma como o ser humano trata os animais em geral. E a maneira como a produção de carne é feita hoje, é sim terrível em diversos pontos. Não só a produção de carne. A produção de cosméticos, o uso de animais em espetáculos, indústria da moda, etc.
-
Seguinte... não sou contra quem deseja adotar o vegetarianismo... porem sou completamente contra a hipocrisia de dizer que não come carne por pena de animais sendo mortos...
As plantas não estão vivas? Elas não sentem dor? Quem defende o vegetarianismo baseando-se nessa teoria que falei só pratica por não conseguir criar empatia por algo que não grita ou se move...
Alguns até vão mais longe... comem peixe... peixe não grita...
Eu diria que crueldade maior é mastigar uma folha de alface VIVA sendo triturada vagarozamente nas mandíbulas humanas!
Pelo menos o boi tá morto quando está lá no espeto! Já foi, passou... ele não vai gritar quando for lambido pela faca do garçom servindo a lapada de carne.
Segundo ponto importante... quem é FULL VEGAN precisa tomar SUPLEMENTOS DE PROTEíNA...
Cadê o natural disso? Se o cara for full vegan ele pode morrer por não comer proteínas que são exclusivamente derivadas de carne animal, que são de suma importância para um bom desenvolvimento cerebral e do corpo em si, que daí sugeriria a "lentidão" de alguns vegans...
É cientificamente comprovado que o homem não consegue digerir clorofila... quem nunca viu um feijão ou um milho na bosta? Feijão e milho tem uma "capa" de clorofila em volta... quem não mastiga direito e engole inteiro simplesmente deixa ele passar INTACTO por todo o sistema digestivo. Nosso corpo evoluiu para digerir carne... nosso apêndice atrofiou. Se comparado ao apêndice de animais herbívoros vão notar que eles são INFINITAMENTE MAIORES... tipo, coisa absurda mesmo... porque é lá aonde as bactérias que conseguem digerir a clorofila vivem e é aonde fazem esse processo.
Se existem os que fazem campanha pró-vegetarianismo, eu sou um campanhista CONTRA o vegetarianismo! Pois a crueldade é muito maior quando arrancamos da terra seres ainda vivo que passam semanas sufocando até morrer para serem escaldados vivos ou pior... devorados lentamente conscientes... porque NINGUÉM COME PLANTA MORTA!
PS.: Lendo e relendo meu post eu dou várias risadas porque eu estou falando sério mas ao mesmo tempo parece piada...
-
Pois a crueldade é muito maior quando arrancamos da terra seres ainda vivo que passam semanas sufocando até morrer para serem escaldados vivos ou pior... devorados lentamente conscientes...
Caraio Chosen... estou sem palavras.
Huahuauhuhahuahuahuahuauhahuauhauhauuhauhauhahuahuauhauhahu
-
Agora você imagina um Nordestino Brabo falando isso de maneira indignada e revoltada Screamer...
Aumenta a comicidade da coisa!
-
É, eu não queria era entrar nesses detalhes porque isso dá muito pano pra manga. Eu como carne e sou completamente ciente da merda de condições que os animais têm. Tem vaca que galera abre buraco na costela e coloca uma tampa, pro cara tirar/por o que bem entender nos estômagos, fazer testes, etc. Já vi o vídeo das vaquinhas vendo um pasto verdinho depois de muito tempo confinadas, é de chorar. Mas como já dito, nós precisamos de proteínas específicas que infelizmente são só de origem animal, e enquanto o ser humano viver nessa super-população a tendência é só foder o planeta mesmo. Essa conversa de que (não entendo patavinas disso, mas eu prefiro acreditar nos profissionais de saúde do que nos defensores de uma causa) dá pra viver 100% vegetariano é balela, não dá. Ou você toma suplementos, como o chosen disse, ou você finge que acredita que está tudo bem. O cara que acorda, vai zumbi pro trabalho, esquenta a cadeira o dia inteiro e depois vai pra casa não gasta a mesma energia que eu, que acordo cedo, estudo pra caralho, ralo pra caralho e adora dar uma corrida, fazer um treino de arte marcial, mexer na "roça" aqui de casa, etc. O ser humano deixou de ser um animal tem muito tempo, somos todos jabbas. Fora período de lactação pra mulheres, tenho dó dos pequenos de mães vegetarianas que insistem em achar que está tudo bem (sobre esse assunto se bobear tem até Nobel que prova que pelo menos nessa fase a mulher deveria no mínimo tomar suplementação artificial).
E eu não sou contra quem se suplementa ou não, cada um com seus problemas, é mais uma curiosidade que eu andei percebendo mesmo. Aliás, essa calma toda se contrapõe como que o duccini afirmou da nossa correria mesmo, eu sou uma pessoa super agitada e isso pode ser até um motivo do retardo nas respostas dos meus amigos me incomodar. Mas enfim, esse tipo de debate eu prefiro nem aprofundar muito mais porque querendo ou não eu também sou um hipócrita, porque como carne sabendo das condições e se eu precisasse matar pra comer eu é que iria virar vegetariano.
Sobre a erva, também há casos e casos. Quem exagera realmente ficar lerdo, mas já vi gente que fica bem esperta quando usa, apesar dos efeitos. Eu nunca tive nem curiosidade pra experimentar, então também não fico dando pitaco hehe
Pro chosen, há um livro chamado "A vida secreta das plantas", de um cara que "prova" que as plantas tem medo, sofrem, etc. Mas quando eu comecei a ler já descartei porque é cheio de falhas científicas, só falácia. Mas eu adoro recomendar pro povo vegetariano que tenta me converter, porque eles (olha eu generalizando, tô falando dos chatos) costumam acreditar em tudo o que lêem sobre vegetarianismo, aí dao a cara ao tapa haha
-
Ah, leitura que eu sempre recomendo (não levem a sério, o cara faz esses texto de zueira, apesar da "seriedade" dele):
http://www.thebestpageintheuniverse.net/c.cgi?u=grill
http://www.thebestpageintheuniverse.net/c.cgi?u=sponsor
http://www.thebestpageintheuniverse.net/c.cgi?u=animals
http://www.thebestpageintheuniverse.net/c.cgi?u=eatme
-
E pra quem quer uma leitura mais séria (quase hehe, o cara é muito irônico e humilha o povo nos comentários - aliás, os comentários constumam ser a melhor parte dos artigos dele), recomendo o texto do André. Ele leva a ciência tão a sério, mas tão a sério, que í s vezes chega a ser chato.
Pg 1 - veganismo: http://ceticismo.net/ceticismo/veganismo-desmascarado/
Pg 2 - preocupaçoes com animais: http://ceticismo.net/ceticismo/veganismo-desmascarado/2/
Pg 3- experiencias com animais: http://ceticismo.net/ceticismo/veganismo-desmascarado/3/
Cuidado se decidirem comentar lá, não me responsabilizo pela humilhação hahaha
-
Cara excelente o artigo do ceticismo.net. E os comentários são um show a parte, para mim o melhor:
Qual profissão vc recomenda para quem gosta de maltratar os animais?
Operário de colheitadeira de soja e milho.
-
Tem o canal do Pirulla também: https://www.youtube.com/watch?v=SOhXPRhHEWY
Ele já fez alguns bons vídeos sobre vegetarianismo.
O importante é a galera ter em mente que esse é um daqueles assuntos que ainda tem muito a se estudar ainda, então qualquer conclusão é perigosa.
Ah, sobre o comportamento zumbi, não sei como é em outros estados mas aqui em São Paulo isso já se tornou regra. Sei que um grande vilão é a alimentação e stress, mas também não se pode esquecer do comportamento bolha, que só piorou depois do acesso fácil a internet e í s comunidades virtuais.
-
Os textos do André são todos ótimos. Os de religião então... durante minha fase de largar religião eu passei um bom tempo lendo os artigos que ele faz (e um tempão nos comentários hahaha).
Ele é chato ao extremo (o que faz ficar divertido), e olha que ele menospreza minha profissão, hein, e mesmo assim eu curto demais os textos dele - na verdade, ele critica designers e eu concordo quando ele critica. O povo confunde "produto conceito" como se fosse algo fácil, do tipo, "toma engenheiro/químico/físico, resolve". Fosse assim até minha vó era designer. Eu particularmente até evito fazer produto conceito justamente porque ninguém consegue entender a real função disso, tem suas funções, mas o povo dá valor demais, aí chega um jornalista (eu já fiz dois e um deles um cara me entrevistou e deu nessa merda), que é outra profissão que ele abomina, e distorce as informações todas. Aí ele cai matando, porque no fim das contas design não é ciência mesmo.
Mas de resto, recomendo todo mundo passar um olho nos artigos dele, pelo menos os mais lidos ou com destaque. Só não recomendo comentar, porque ele é o dono da razão - e o pessoal que acessa o blog vai na dele achando que ele é o bonzão. De fato o cara manja pra caramba, mas ninguém é perfeito, já vi uma porrada de deslizes dele que se criticados iam ter dezenas de hienas defendendo, ou ele mesmo adotando uma atitude infantil nas respostas quando perde num ou outro ponto do debate.
Por fim, concordo com você sobre essas conclusões, Duccini. Apesar de eu ainda estar do lado que acha que vegetarianismo não dá certo, não tenho cacife pra discutir isso, discuto meramente por observações. Só não gosto mesmo quando o cara é chato e o papo dele é só isso. Você senta numa mesa pra comer uma coisa e vem "eu nao como carne, blablabla"... fodas, velho, deixa eu comer meu sanduíche em paz. Vai dar o rabo também que eu não to nem aí, é opção mesmo.
Ah, lembrei dessa imagem também. Nunca pesquisei a fundo pra saber se é verdade mesmo: http://3.bp.blogspot.com/_Attdc1mPVqw/TNbI92Fbd6I/AAAAAAAABVQ/JHV2u0IyGOM/s1600/5148141271_2a25c54e79.jpg
-
Olha, te falar que achei esse André bem cuzão, com uma postura bem de "Mimimi eu sou o rei da vida e do universo, não vou responder seus argumentos porque você é um imbecil religioso e eu sou fodão" (E isso na parada dos Vegans, sei lá porque o cara colocou religião no meio).
Eu achei o cara tão babaca, mas tão babaca, que mesmo achando veganismo a parada mais babaca do mundo, me vi torcendo pra algum vegano aparecer dando pirocada nele (Alguns chegam perto, mas ele desvia sendo sarcástico e espertão).
Enfim, são textos bem pesquisados, mas extremamente parciais. Então não é uma parada que eu levei muito a sério, porque é fácil juntar umas pesquisas mais favoráveis ao seu ponto de vista, ignorar outras e descer o sarrafo em qualquer um que discordar.
Teria mais crédito se fosse algo mais imparcial, sei lá.
Quanto ao assunto, não sei se Veganismo deixa as pessoas mais lerdas, porque conheço pouquíssimos e não sou amigo de nenhum.
Só sei que deixa as pessoas CHATAS PARA CARALHO, porque ô gentinha pra se intrometer na vida dos outros e gritar bem alto que é vegano, como se precisasse afirmar para o planeta da sua posição.
Os que conheci eram piores que defensores de animais do tipo luiza mel, religiosos sem cérebro, maconheiros pró-liberação pseudo-rastafaris, comunistas esquerdistas socialistas anti-capitalistas, homofóbicos ativistas, ateus fundamentalistas e todo o resto de pessoas que gosta de estuprar pessoas ao redor com suas opiniões extremistas.
"AI, QUE NOJO ESSE LUGAR QUE VENDE CARNE, ASSASSINOS. EU NÃO COMO NADA QUE VEM DE ANIMAL, PORQUE SOU SUPERIOR MIMIMI"
Ah, vai tomar no cu você e seu cocô verde, fidaputa!
-
Vegans não existem, tem tanta coisa derivada de animais por ai que a unica maneira de ser um vegan de verdade seria o suicidio.
Ovo-Lacto Vegetariano = Um carnivoro, porque comer ovo = comer carne. A unica diferença é que a carne não nasceu ainda, só isso.
E não conheço nenhum vegan nem vegetariano porque frutas, verduras e legumes são mais caros aqui, certeza que em Belém vegetariano não-rico passa fome.
-
Eu também achei o meu xará André chato para caralho. O problema é que, por mais parcial que seja, ele faz o dever de casa ao escrever os artigos. Estuda o assunto, colhe estudos científicos e cita devidamente. O problema é que nenhum vegan consegue mostrar sequer um artigo científico sério com uma pesquisa mostrando que uma dieta balanceada totalmente vegetariana é superior a uma dieta balanceada onívora. Não conseguem pois não existe dieta totalmente balanceada totalmente vegetariana.
O lance da religião ele deixa claro no texto, pois existe diferença entre vegetarianismo e veganismo. O primeiro é apenas a escolha alimentar, o segundo é um estilo de vida que é CONTRA o consumo de carno.
-
Pois é, Screamer, o André é chato pra caralho e í s vezes me lembra até aquelas crianças que ficam repetindo o que você fala só pra te deixar com raiva, mas como você disse, ele faz o dever de casa direito, coisa que quem tenta debater com ele não faz - aliás, quando tentam, ele simplesmente detona a pessoa mostrando que tudo o que ela tentou discutir são falácias (e ele tem uma lista delas lá no blog em algum lugar, com o nome em latim e a descrição hahaha).
E é por isso que ele sempre ganha, porque quem vai lá debater vai igual esse povo dos protestos contra o governo: "O governo não presta, é um lixo!", aí você pergunta pra pessoa explicar em detalhes por que e ela não consegue.
Ah, por fim, sobre ele sempre bater na tecla de religião, não é nem porque ele quer não, houve uma época que ele mesmo explicou isso. O que acontece é que o blog é sobre ciência em geral, mas quando ele publica algo interessante lá, ninguém dá muita bola, poucos comentam e ok. Se de repente ele posta algo e aparece religião no meio, do nada o negócio vira destaque e chove comentário de gente querendo discutir. Aí o que acaba acontecendo é que realmente os artigos destaque têm esse assunto e consequentemente ele acaba falando de religião em qualquer artigo parece que até sem querer, de tanta raiva que passa. Acho que ele traumatizou já com isso e em tudo ele fala de religião. Mas enfim, já desvirtuei o assunto do tópico todo.
Um adendo que não fiz. Essas observações que fiz sobre meus conhecidos vegs, são exclusivamente daqueles "chatos" mesmo, os que toleram comer coisas variadas, que não ligam em beber também... esses até segunda ordem eu achei normais.
-
É, eu só comentei porque achei ele bem escroto mesmo, apesar de concordar com o cara e achar bem embasado.
(Apesar de não levar como verdade, porque não fui eu mesmo procurar sobre o assunto hahaha)
Mas enfim, eu acho que não funciona bem ser vegan assim como não funciona bem ser carnívoro.
A gente é onívoro por um motivo, coma de tudo um pouco e é isso ai.
Ou melhor, coma o que você quiser, só não me enche o saco!! Deixa eu comer meu hamburguer em paz, cala a boca e mastiga sua grama ai!
Hahahah
-
Ah, só pra comentar o que eu esqueci, muito bons os vídeos do Pirula que o Duccini postou. O cara não é nem chato de ficar dando argumento tosco nem chato de levar ciência ao extremo também. Bem imparcial também, tô perdendo tempo aqui vendo uns vídeos.
-
Exatamente Noob... da mesma forma que não dá pra ser 100% Vegan também não dá pra ser 100% carnívoro no nosso caso...
Mesmo que eu adore uma carne mal passada (sou meio insano quando se trata de churrasco no espeto) temos necessidades de vitaminas que só encontramos em frutas e legumes...
-
muito bons os vídeos do Pirula
Bons os vídeos, né Leeroy. Esse pessoal que vem de pesquisa acadêmica sabe lidar com assuntos complexos porque eles desenvolvem o hábito saudável de ter uma opinião DEPOIS de coletar as informações.
As vezes eu discordo de um ponto ou outro (como por exemplo algumas coisas no primeiro vídeo da Palestina), mas é como dizem, se você concorda com tudo o que uma pessoa fala, é sinal que você não tem embasamento nenhum.
-
Muito bons mesmo. Também não concordo com algumas coisas, mas convenhamos que muitas coisas que concordamos ou discordamos vem até de cultura e í s vezes negamos até os fatos comprobatórios. E ciência acaba sendo isso também, uma vez conheci um geógrafo que escreveu um livro. Diz ele que foi a pior coisa que ele fez, porque apesar de fundamentado cientificamente e de ter alavancado um pouco a carreira dele, a partir do momento que ele escreveu o livro ele virou um "formador de opinião", aí passou a receber uma porrada de críticas de outros pesquisadores. E ele não estava "errado", mas tudo pode ser questionado. O que é correto hoje pode não ser amanhã. Eu acho que desde que as discordâncias sejam plausíveis e com respeito não tem problema algum.