Vault BR - The Vault of Broken Dreams
1.0 - O Vault => Bar do Vault => Tópico iniciado por: Slaughter em Julho 31, 2014, 11:01:23 pm
-
O titulo é bem claro.
Eu não saio muito pra esse tipo de lugar, mas as vezes deixo uns trocadinhos bem miudos quando tenho. A coisa tá fácil não. Nego tem seu salário.
-
Cara, pelo menos em Brasília já tem mais 10% automáticos de serviço do garçom. Além disso tem que dar a gorjeta?
Uma vez a cada copa arredondo os centavos quando o serviço do garçom é muito bom. E só.
-
Gorjeta eu não dou, se o cara ganha pouco é questão do patrão tomar vergonha na cara e pagar o que o cara merece. E apesar de eu pagar os 10% que vêm inclusos nas contas, pago com muita má vontade, só porque me estressa ter que falar que eu não quero dar - o que geralmente faz o caixa chamar até o gerente, como se pagar os 10% fosse obrigatório. Aí pra evitar essa trabalheira toda e o desgaste psicológico decorrente, eu pago e vou-me embora. Mas se for mal atendido eu reclamo mesmo.
Essa cultura de gorjeta vem de lugares onde o atendimento é bom. Você paga pra ser bem atendido. Quem já foi em algumas cidades do sul (ou mora lá) ou já saiu do país pra um mais educado, já percebeu por que o serviço de gorjeta existe. O graçom ou o próprio dono do estabelecimento te trata extremamente bem, qualquer problema ele resolve sem reclamar, quer sempre te agradar, tudo pra garantir que você volte como cliente. Pra esse tipo de comportamento eu dou gorjeta, 10%, 20%... agora, pra chegar numa pizzaria em BH que seja, ser mal atendido e o cara não te dar nem boa noite... não rola. A gorjeta é um pagamento pela cordialidade e mesmo assim ela não faz sentido, já que a pessoa (pelo menos eu sou assim) deveria trabalhar sendo educada com todo mundo. E eu tenho pra mim que os 10% que os lugares cobram aqui nem vão direto pra pessoa que atende, devem juntar tudo e o dono "honestamente" divide pra todo mundo.
-
Eu normalmente pago os 10% obrigatórios, a não ser quando estou sem grana... Mais pelo motivo que o Bruce falou do que por concordar com a parada. É um pau no cu, sempre tem que rolar uma discussãozinha...
Além disso, quando tô com um dinheiro a mais e o garçom mandou bem (O que é bem raro aqui no RJ), eu dou gorjeta...
(Sempre lembro do Cães de Aluguel quando falo de gorjeta... hahahah)
-
Se acho o atendimento ruim eu tiro os 10% da conta, apenas se não quero dar uma de o chatão no meio da galera ou quando rola dividir a conta de bar e etc, acabo deixando os 10%.
Muito lixo estar incluso na conta essa merda, é querer passar mão na cabeça de quem não quer trabalhar e pessoas sem capacitação de lidar com pessoas.
Em SP adoro quando o garçom de bar lembra meu nome, oque eu pedi da última vez, joga conversa fora e etc... Poxa, isso que é tratar bem o cliente e fazer por merecer a gorjeta. Uma das redes de restaurantes overrated mas que possui um ótimo atendimento na maioria dos estabelecimentos que fui, são as franquias do Outback.
Essa e tantas outras profissões no Brasil são precárias demais. Má educação social e profissional, principalmente na questão de que muitos brasileiros consideram o trabalho atual uma merda e por isso devem trabalhar igual merda.
ps: Exatamente como o Leeroy disse, virou uma taxa do restaurante e não um plus para um bom atendimento. Quem fiscaliza se os garçons recebem a gorjeta? E porque todos devem receber se as vezes apenas um ou dois são bons garçons?
-
Se lembram que ano passado estavamos discutindo sobre isso, se davamos gorjeta ou não?
O Congresso decidiu tirar a opção das nossas mãos:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/07/proposta-aprovada-pelo-congresso-torna-gorjeta-de-garcom-obrigatoria.html
Sabe como é que chama um pagamento obrigatório? IMPOSTO!
JíŠNIOS!!!!!
-
Gorjeta pode até ser obrigatório se for o caso, mas o motivo dela existir se mantém - bom atendimento. Se você achar que não foi bem atendido, pode deixar o dono do lugar chamar a polícia, senta, pede uma cerveja enquanto espera e quando eles chegarem você fala com a maior tranquilidade do mundo: "O atendimento deste senhor foi uma bela de uma bosta.".
Fim.
-
Quando saio para comer fora, geralmente vou em buffets, ai só se paga o "livre"(cerca de R$20 para comer o quanto quiser, até explodir) e bebidas. Não tem os 10%, mas se tivesse, ou mesmo por fora, não daria, aqueles infelizes parecem que ficam dormindo no trabalho. Outro dia de ódio eu mesma peguei a cerveja na geladeira e ainda vieram reclamar. Gosto de self service pois sou adepta da velha metodologia: "Se quer algo bem feito, faça tu mesmo". Neste contexto, por mim podem é levar um pé na bunda, nunca vou dar é nada.
edit: Lembrei que uma vez fui num bar com uns amigos, eu até ia pagar a gorjeta, mas o imbecil pensou se aproveitar que eu estava bêbada e de "olhos vermelhos" para me passar a perna na conta, mal sabendo que sou estudante de engenharia e contas patéticas de soma eu faço de cabeça até dopada. Corrigi e falei que não ia ter gorjeta não, pois ele precisava aprender a contar e não ia sustentar analfaburro. Ele me olhou feio e eu armei logo a posição de luta. O sujeito só deu as costas e o colega passou a maquininha de cartão.
Meses depois fiquei sabendo que lá garçons linxavam quem não pagava os 10%,
-
https://www.youtube.com/watch?v=V4sbYy0WdGQ
Simples.
-
Poucas vezes dei gorjeta pra garçon na vida. Raras pouquíssimas exceções que o cara era muito bom, e em casos de formatura e festas de 15 anos que rola aqueles cinquentinha pra não faltar whisky na mesa.
Os 10% acho foda. Pq tem muitos bares que VC quase tem q implorar pra conseguir uma cerveja, parece q nem tem garçon, aí só falar q não vai pagar os 10% que aparece todos garçons na sua mesa mais o gerente do lugar pra pergunta pq VC não quer pagar.
Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk
-
Eu tenho basicamente a mesma opinião do Bruce com uma leve mudança. Mas antes de tudo os 10% não são obrigatórios OK? Eheh pessoal escrevendo aí obrigatório mas não é.
O que eu faço é chamar o garçom discretamente no final pois normalmente eu peço uma última garrafa de água. Quando ele vem eu peço para ele discretamente acenar SIM ou NÃO e pergunto se os 10% é repassado para eles.
Alguns dizem que sim... quando isso acontece eu pago de bom grado (se for bem atendido claro). Quando eles fazem que não, eu retiro a taxa.
-
Só não dou quando o atendimento é escroto.
Sent from my XT1097 using Tapatalk