Vault BR - The Vault of Broken Dreams
1.0 - O Vault => Bar do Vault => Tópico iniciado por: Slaughter em Janeiro 16, 2014, 04:40:01 am
-
Não é uma noticia nova, porém demorou pra eu encontrar uma fonte em português:
http://m.dinheirovivo.pt/m/article?contentID=CIECO102821
Muito foda isso, os chineses indo sem medo atrás do que já deveriam ter feito a muito tempo: Descobrir a origem da inteligência humana. Se é genética ou não, só a ciência pode descobrir, o que, não sei porque, é tabu aqui no ocidente.
Quem venha a geração de bebês inteligentes!
Chineses acreditam que a inteligência é resultado da genética
LM GENETICA 3 (Foto: D.R.)
Um grupo de investigadores está í procura das "raízes" da inteligência no ADN
Um prodígio chinês de apenas 20 anos, Zhao Bowen, está í frente de uma investigação potencialmente controversa levada a cabo em Hong Kong. Juntamente com outros investigadores, quer provar que a inteligência tem raízes genéticas.
Numa antiga fábrica de papel Bowen, conhecido como o "Bill Gates chinês", lidera o estudo que está a analisar cerca de 2.200 amostras de ADN proveniente daqueles que são considerados os maiores génios a nível mundial.
Enquanto o QI médio de uma pessoa ronda os 100, os participantes do estudo têm um QI mínimo de 160. A probabilidade de encontrar uma pessoa com um QI tão elevado é de 1 para 30.000.
Em declarações ao Wall Street Journal, Zhao Bowen afirma que quer publicar os resultados deste estudo no início do verão. "Durante muito tempo ignorou-se o fator genético da inteligência", adianta Bowen, "é um tópico controverso, especialmente no ocidente. Mas esse não é o caso da China".
Apesar de não se saber de onde provém a inteligência, estudos mostram que pelo menos metade do nosso QI é herdado dos nossos familiares. Se por um lado existem genes que os cientistas já identificaram como diminuidores do QI, como é caso de atrasos mentais, por outro ainda não foram descobertos aqueles que afetam as suas variações normais.
Para descobrir esses genes, Zhao Bowen e a sua equipa irão comparar os genomas de indivíduos com QI excepcionais e os de pessoas "comuns". A ideia é isolar os fatores hereditários por detrás do QI através do estudo da variação dos genomas nos dois grupos.
Os cientistas da BGI, empresa parcialmente financiada pelo estado chinês que está í frente do projeto, precisam de uma amostra significativa de participantes para aumentar a eficácia do estudo, pelo que vão também analisar os genomas de vários milhares de pessoas aleatoriamente selecionadas.
Se o estudo for bem sucedido, as suas conclusões levarão a que um simples teste genético torne possível prever a quantidade de inteligência herdada.
Estes testes podem ser positivos se utilizados para identificar precocemente crianças com dificuldades em aprender, defende Robert Plomin, professor de genética no King's College de Londres. Desta forma poder-se-ão criar planos de estudo adaptados í s crianças com necessidade e potenciar assim a sua aprendizagem.
Já Jeremy Gruber, presidente do Conselho de Genética Responsável, em Cambridge, Massassuchets, afirma que os resultados do estudo podem ser mal interpretados e utilizados para fins de segregação, nomeadamente "identificar grupos raciais ou indivíduos e deslegitimá-los". "Ficaria bastante preocupado se as tendências reducionistas e deterministas que ainda estão presentes no mundo da genética voltassem í tona devido a um projeto destes" concluiu o advogado que há anos se opõe í genética como prática discriminatória.Dinheiro Vivo
-
Dei uma rápida pesquisada e não achei nenhum site com credibilidade, alias todo o material em pt com referencia a sites gringos, são de sites com menos credibilidade ainda, como sites de teorias da conspiração e coisas do tipo.
Em todo caso se legitimo, é interessante. Realmente a ciência oriental é uma destruidora de tabus ocidentais, no que consideramos medicina alternativa, e estudos da bio genética humana na china não é uma novidade, alias eu tenho muita desconfiança de que aquela nadadora chinesa que aos 14 anos bateu recorde mundial a alguns anos atras, foi totalmente gerada em laboratório. u..u
("Mais sobre") (http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/bobfernandes-londres2012/blog/2012/07/31/super-nadadora-chinesa-desperta-debate-sobre-doping-genetica-e-o-novo-caminho/) Embora eles vejam de forma diferente, traz uma ideia do que estou falando.
Em todo caso eles só são mais abertos a falar sobre coisas que os ocidentais fazem por baixo dos panos.
-
Cultura é uma coisa estranha. Ao mesmo tempo em que eu acho os chineses detentores de uma forma de pensar invejável e que tento seguir apesar de meus preconceitos e raciocínio analítico-metódico, acho que pra certas coisas eles são mais "estúpidos" que primatas.