Autor Tópico: Terminei Fo4, essa é a minha opinião:  (Lida 9931 vezes)

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Online: Outubro 14, 2016, 11:46:17 pm »
Vou tentar ser sucinto e não repetir o que foi dito em outros posts.

Alerta pra spoilers.

Num primeiro momento fiquei com a sensação de que Fo4 seria um jogo muito diferente do 3. Mais bonito, melhores mecânicas em geral, um open world menos baseado em dungeons"¦ isso durou mais ou menos até o level 15, quando comecei aquelas missões repetitivas dos Minutemen e começou a ficar gritante o principal defeito do jogo: é um jogo copy/paste puro. Não só no conceito das quests (receber missão/limpar área/reportar missão), mas na execução das mesmas. Várias vezes tive de fazer exatamente a mesma quest em um local repetido, mas para um grupo diferente. E o que é pior, essa sensação de copy/paste permeia um monte de outras coisas através do jogo.

A todo o momento você dá de cara com a falta polimento. Inúmeras pequenas coisas que poderiam ser evitadas com um tempo maior de beta testing. Alguns exemplos:
  • Desci pro Vault 111 e antes do elevador chegar no chão o Hanckock já estava lá dentro me esperando.
  • Piper dando dislike toda vez que eu usava sneak + pickpocket pra desarmar um inimigo mais forte.
  • Personagens em sentido contrário me empurrando pra trás mesmo eu numa Power Armor, não importa se é um Behemoth ou uma criança.
  • Roubei a roupa daquela cantora de Goodneighbor e ela continuou o show dela praticamente pelada como se nada tivesse acontecido.
  • E por aí­ vai, não dá pra ficar falando tudo porque acontece o tempo todo.

Em termos de AI não sei nem por onde começar. O jogo é porco nesse sentido.

A história me surpreendeu. É melhor do que eu esperava. Mas não se compara a outros jogos que joguei esse ano e tem roteiros incomparavelmente melhores (The Talos Principle, The Swapper, Firewatch, Oxenfree...).

O jogo é divertido e viciante durante a primeira metade. Depois é mais do mesmo até chegar no Institute, que eu gostei bastante do design. Gostei do novo conceito da Power Armor. Uma coisa que me tirava a graça nos outros jogos da série era que depois que você pegava uma você não a tirava mais pra nada. As constantes batalhas aleatórias da BOS através do cenário são um barato, principalmente quando envolve um vertbird caindo na sua direção. Algumas referências são incrí­veis. Quando o jogo sinalizou Walden Pond meu coração parou na boca, fiquei com um sorriso de orelha a orelha assim que encontrei a casa do Thoreau.

As missões da Railroad (e o grupo em si) são melhores que as dos Minutemen. Mas 11 quests de instalar a MILA é uma ofensa é a inteligência alheia. Não me aliei í  BOS então não tenho opinião sobre. Mais pra frente pego o savegame e jogo essas missões. As missões do Institute, até onde foi possí­vel executá-las sem entrar em conflito com a Railroad, foram as mais legais.

A relação protagonista/Shaun é imbecil. Você chega no Institute de Power Armor e Fatman, ele te recebe e fala que teve décadas pra deixar a memória dos pais pra trás, que monitorou tudo o que você fez e deixa você ficar andando lá dentro de boa. Aliás, Fallout 4 parece um filme brasileiro, um pior ator do que outro. Não dá pra esperar que o jogo seja uma espécie de L.A. Noir mas a Bethesda precisa seriamente estudar melhor linguagem corporal e ser mais sutil nos movimentos faciais dos personagens. A apresentação da Piper é vexame alheio.

Eu sei que o sistema de carga é um ponto crí­tico em qualquer RPG. Simplesmente não tem como aliar realismo a diversão. Mas o Dogmeat abrir a boca e você entuxar 80 máquinas de escrever lá dentro é estúpido.

Não sei o que pensar sobre o sistema de Perks. Deixou de ser SPECIAL, deixou de ser RPG. Um jogo de corrida onde você ganha dinheiro e investe em componentes é muito mais RPGí­stico do que essa nova mecânica. Mas por outro lado eu já não tava mais com saco pra me esforçar com esse jogo.

Enfim, em resumo, Bethesda continua achando que faz coisa madura quando na verdade cria história pra adolescentes. Tecnicamente continua boa em algumas coisas e péssima em outras. Se aproveita da estupidez do mercado e mí­dia pra ficar em alta. E quer fazer open worlds enormes na pressa, usando copy/paste a rodo pra conseguir isso. Seria muito melhor fazer algo menor, mas incrivelmente coeso. Mas aí­ a gente estaria falando de Fallout 1, e não do 4.

O jogo é bom, poderia facilmente ser melhor, mas não vejo potencial pra muita coisa além disso.
« Última modificação: Outubro 14, 2016, 11:54:23 pm por Duccini »

Offline Screamer

  • Administrador
  • Guardian of the Wastes
  • *****
  • Posts: 495
  • Karma: +14/-0
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #1 Online: Outubro 16, 2016, 09:21:39 pm »
Duccini, excelente análise.
Fico mais feliz ainda por ter utilizado meu tempo jogando The Witcher 3. :D
Para tirar meu Brasil dessa baderna, so quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas.

Offline Bruce Leeroy

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 579
  • Karma: +1/-0
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #2 Online: Outubro 17, 2016, 10:31:07 am »
Confesso que não estou com a menor vontade de sequer começar. Depois de uma análise dessas então... me divirto mais coçando meu saco.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #3 Online: Outubro 17, 2016, 12:10:03 pm »
Eu só recomendo pra quem realmente sente vontade de jogar o VATS, porque o jogo basicamente é isso. Pra quem gosta de RPG, acredito que a sugestão do Screamer é a de se levar em conta. Ultimamente curto muito mais jogos couch co-op pra jogar com a galera bebendo cerveja.

Offline The Chosen One

  • Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 714
  • Karma: +10029/-0
  • War... war never changes
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #4 Online: Outubro 20, 2016, 09:14:27 am »
Basicamente isso que o Duccini falou... o jogo é um copy paste gigante, até na engine eheh que é a do skyrim. Eu joguei Fallout 4, zerei duas vezes para testar uma segunda facção mas não tive saco para jogar outras vezes (fiz institute e depois minute man).

Como Duccini bem descreveu, bom nas primeiras horas e depois perde o ritmo com ressalvas pontuais durante o jogo.

Offline Vault Dweller

  • Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 881
  • Karma: +11/-0
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #5 Online: Outubro 21, 2016, 10:19:41 am »
As side quests são a verdadeira parte legal, a main é um saco e esquecí­vel.

Enviado de meu SM-G530BT usando Tapatalk


Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #6 Online: Outubro 22, 2016, 11:11:27 pm »
Duccini, vai jogar FO 1.5 Ressurection pra tirar o gosto ruim!

Fallout nunca teve Mainquests muito boas, mas a main sempre foi uma desculpa pra se aventurar.
1. Encontre uma coisa (Waterchip/GECK/Platinum Chip)
2. Destrua o inimigo principal (Mutantes/Enclave) e salve seu povo (Vault 13/Arroyo)

Mas era ok porque o objetivo é encorajar exploração para ajudar na main.

New Vegas desvia um pouco desse estilo, mas o final é fraco por causa da enegine Gamebryo.

O FO3 era um saco em parte por causa da main horrivelmente linear.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #7 Online: Outubro 23, 2016, 09:12:33 am »
Eu gosto da main do Fo1. Já a do 2 é a 1 reinventada, a do 3 é mito do herói mais desgastado que não sei o que, a do 4 é a do 3 invertida.

Eu sinceramente to tentando lembrar das sidequests e nenhuma me vem a mente, pra você ver o ní­vel de descartabilidade desse jogo. Ah, lembrei daquela do herói de Neighborhood. É legalzinha, mas também é só batalha.

Li o Chosen falando em algum lugar das texturas de várias coisas do 4 serem copiadas do Skyrim. Nunca joguei nenhum Elder's Scroll direito mas não duvido. Se Fo2 tem o problema do jogo feito as pressas, o 4 tem a mesma coisa.

Enfim, vamos esperar o spin off, se vai ser New Orleans mesmo ou sei lá o quê. Assim que terminar a minha pilha de jogos pendentes eu começo o 1.5

Offline Isaac

  • Defender
  • **
  • Posts: 89
  • Karma: +2/-0
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #8 Online: Outubro 23, 2016, 03:13:35 pm »
Boa análise.

Não joguei pelas várias crí­ticas negativas.

Quando ficar bem baratinho talvez eu compre.

By any means necessary

Offline The Chosen One

  • Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 714
  • Karma: +10029/-0
  • War... war never changes
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #9 Online: Outubro 25, 2016, 03:25:21 pm »
A do Fallout 1 é meio que uma reviravolta... você sai para arranjar uma peça... e acaba tendo que destruir uma "Ameaça maior" e depois é expulso do vault...

Fallout 2 é basicamente salve a vila com essa peça... deu merda Enclave chegou e capturou sua vila... deu merda enclave quer destruir o planeta tenho que salvar o mundo...

Vault Sean

  • Visitante
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #10 Online: Fevereiro 24, 2017, 08:51:44 am »
Não joguei os dois primeiros Fallout, mas achei o 3 BEM mais fácil do que o New Vegas. Além de ser bem mais curto, também.

Ando com muita vontade de jogar o 4, que tem um upgrade visual bacana.

Assim que meter a mão em um one, vou comprar para ver qual é.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk


Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #11 Online: Fevereiro 25, 2017, 06:18:47 pm »
Eu gosto da main do Fo1. Já a do 2 é a 1 reinventada, a do 3 é mito do herói mais desgastado que não sei o que, a do 4 é a do 3 invertida.
Enfim, vamos esperar o spin off, se vai ser New Orleans mesmo ou sei lá o quê. Assim que terminar a minha pilha de jogos pendentes eu começo o 1.5

A main do FO1 é legal porque uma das melhores soluções dela depende de explorar o dialogo  certo - conversar com a Vree sobre a autopsia. Sem contar várias pistas súteis que o jogo te dá - Children, caravanas atacadas por mutantes, Harold, Necropolis, autopsia da Vree, etc.

E acho que não vai rolar spin-off da Obsdian não, uma pena.

A do Fallout 1 é meio que uma reviravolta... você sai para arranjar uma peça... e acaba tendo que destruir uma "Ameaça maior" e depois é expulso do vault...

Fallout 2 é basicamente salve a vila com essa peça... deu merda Enclave chegou e capturou sua vila... deu merda enclave quer destruir o planeta tenho que salvar o mundo...

A do 2 também inverte o final do 1.

Não joguei os dois primeiros Fallout, mas achei o 3 BEM mais fácil do que o New Vegas. Além de ser bem mais curto, também.

RETIFIQUE, SOLDADO!

E o 3 é mais fácil mesmo, o jogo te dá muito HP - depois do nivel 5 da pra matar até soldado da Enclave tranquilão. E DT é uma mecânica que faz muita falta no FO3.

Um dos melhores momentos do Fallout 3[spoiler] - quando a Enclave chega no purificador - foi totalmente arruinado pelo fato que soldados da Enclave morrem pra qualquer fuzil chinês que parece mais velho que minha avó.[/spoiler]
« Última modificação: Fevereiro 25, 2017, 06:20:36 pm por Slaughter »
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline The Chosen One

  • Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 714
  • Karma: +10029/-0
  • War... war never changes
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #12 Online: Março 07, 2017, 10:22:58 am »
Citar
E o 3 é mais fácil mesmo, o jogo te dá muito HP - depois do nivel 5 da pra matar até soldado da Enclave tranquilão. E DT é uma mecânica que faz muita falta no FO3.

O problema não é esse... o problema é que Fallout 3 usa o mesmo Enemy Scaling do Oblivion, os inimigos meio que "acompanham" o seu level de forma que não importa muito onde você vá, eles vão estar no mesmo pé que você.

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #13 Online: Março 07, 2017, 01:53:08 pm »
Eu lembro como nas primeiras horas de Fo3 dei de cara com um super mutante e já tinha jogado a toalha, quando percebi que era só questão de ficar correndo em volta de um caminhão e atirando nele, e a AI do jogo não faria nada contra, e bom... foi quando descobri do que a Bethesda é feita.

Vault Sean

  • Visitante
Re:Terminei Fo4, essa é a minha opinião:
« Resposta #14 Online: Março 28, 2017, 10:26:36 pm »
Eu gosto da main do Fo1. Já a do 2 é a 1 reinventada, a do 3 é mito do herói mais desgastado que não sei o que, a do 4 é a do 3 invertida.
Enfim, vamos esperar o spin off, se vai ser New Orleans mesmo ou sei lá o quê. Assim que terminar a minha pilha de jogos pendentes eu começo o 1.5

A main do FO1 é legal porque uma das melhores soluções dela depende de explorar o dialogo  certo - conversar com a Vree sobre a autopsia. Sem contar várias pistas súteis que o jogo te dá - Children, caravanas atacadas por mutantes, Harold, Necropolis, autopsia da Vree, etc.

E acho que não vai rolar spin-off da Obsdian não, uma pena.

A do Fallout 1 é meio que uma reviravolta... você sai para arranjar uma peça... e acaba tendo que destruir uma "Ameaça maior" e depois é expulso do vault...

Fallout 2 é basicamente salve a vila com essa peça... deu merda Enclave chegou e capturou sua vila... deu merda enclave quer destruir o planeta tenho que salvar o mundo...

A do 2 também inverte o final do 1.

Não joguei os dois primeiros Fallout, mas achei o 3 BEM mais fácil do que o New Vegas. Além de ser bem mais curto, também.

RETIFIQUE, SOLDADO!

E o 3 é mais fácil mesmo, o jogo te dá muito HP - depois do nivel 5 da pra matar até soldado da Enclave tranquilão. E DT é uma mecânica que faz muita falta no FO3.

Um dos melhores momentos do Fallout 3[spoiler] - quando a Enclave chega no purificador - foi totalmente arruinado pelo fato que soldados da Enclave morrem pra qualquer fuzil chinês que parece mais velho que minha avó.[/spoiler]
Achei o 3 fácil porque já tinha as manhas, aprendidas no New Vegas... Rs

Aproveitei que o V.A.T.S. dá muito crí­tico e acerta mais para mirar nos braços (para forçar os inimigos a largarem as armas) e nas pernas (para dificultar a movimentação). Fazendo isso, qualquer inimigo morre em dois palitos. Rs

Aproveitando o fato de que você enfrenta uma turma do Enclave logo no começo do jogo, matei um e peguei a Power Armor dele. Depois que o memorial do Lincoln fica apinhado de gente do Enclave, eu voltei lá eu fui só reparando minha armadura com os despojos. Kkkkkkkk

Vou ver se pego a versão jogo do ano.

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk