Autor Tópico: E o Brasil no universo Fallout, hein?  (Lida 549 vezes)

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
E o Brasil no universo Fallout, hein?
« Online: Julho 16, 2023, 10:02:08 pm »
Acho que a galera já discutiu muito sobre isso, mas faz tempo e com certeza o pessoal tem opiniões diferentes hoje em dia.
Sabemos que a série Fallout é baseada no retro-futurismo dos Anos 50 e da Era de Ouro da Ficção Cientifica em geral, Americana, entre várias outras fontes - como Mad Max, Hardboiled, etc. E também da História, claro. Existem até influencias bem lógicas posteriores, como a computação no universo Fallout estando no nivel dos Anos 80 em muitos aspectos.


Uma pergunta comum que o pessoal se faz na internet, é como os outros países estão no universo Fallout. Não sabemos muito sobre o mundo fora dos EUA.
Sabemos que os EUA ocuparam o México pra extrair os recursos deles (especialmente petróleo) e cerca 2077 o Canadá foi anexado e os Canadenses aparentemente resistem essa ocupação. Sabemos que os EUA estão em guerra com a China por dez anos, que a China anexou várias nações próximas, algumas coisas isoladas sobre outros países, e é isso.

Então eu faço a pergunta... como vocês acham que é o Brasil do Universo Fallout? Pode ser antes ou depois da guerra, mas eu to pensando mais no pré-guerra aqui.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:E o Brasil no universo Fallout, hein?
« Resposta #1 Online: Julho 17, 2023, 01:11:24 am »
Umas ideias minhas:


- Como Fallout é baseado nos Anos 50s genericamente, e mais amplamente no período pós-guerra imediato (tipo inicio dos Anos 60, década de 40, até uns elementos anteriores), eu acredito que seria tipo uma versão futurista do Brasil pós-guerra - o Brasil de Getúlio Eleito, JK, Cinquenta Anos em Cinco, Construção de Brasilia, etc. Aquele Brasil Bossanova do JK. Algo como se o periodo pós-guerra do Brasil fosse estendido por um século? Bem Getulista.

- Isso me faz perguntar como isso ocorreu. Talvez com a Divergência, os "Legalistas" dentro das FAAs, como o Marechal Lott, venceram? Talvez Lott vence Jânio (ou um equivalente) no universo Fallout, faz um bom governo, debela os golpistas e assim não rola nenhum golpe no Século 20?


- Uma possível ideia é que até o inicio das Guerras de Recursos (lá por 2050), temos um Brasil Futurista Bossanova. Com as guerras por recursos e o caos mundial, o caldo entorna e o Brasil começa a se tornar lentamente mais pobre, autoritário e repressivo. A ideia seria uma espécie de versão Fallout da transição pra Ditadura Militar.


- Se rolar uma ditadura, imagino menos uma cópia da Ditadura de 64 e mais uma mistura de todas as ditaduras brasileiras. Uma mistura da ditadura de Deodoro, a ditadura de Floriano Peixoto, um pouco do governo de Arthur Bernades, um tantinho de governo Vargas ali, uma pitada de ditadura militar de 64 acolá. Talvez com uma versão moderna da "Campanha das Salvações" nos estados?


- Uma "Enclave Brasileira"? Aqui no Brasil tem MUITO material pra sociedades secretas, conspirações, etc. Um bom exemplo é a Burschenscraft Paulista vulgo "Bucha", que foi uma sociedade secreta que dominou a República Velha. O Brasil desde a independência também tem uma forte influência da Maçonaria, tem o Positivismo que era forte nas Forças Armadas antigamente, etc.

(outra alternativa seria o pesadelo finalmente acontecer e o Brasil se tornar uma espécie de Cuba Gigante)


- O Brasil do FUTURO! seria rico e desenvolvido, pelo menos de inicio. Por que? Porque foi nos Anos 50 que o livro Brasil, País do Futuro, foi escrito.


- Guerras com vizinhos? Bolívia e Venezuela parecem alvos óbvios pra um Brasil que está com fome de energia. Mas os outros países da região permitiram isso? Argentina provavelmente ficaria muito preocupada. E se a Argentina começar a se movimentar militarmente, isso desperta preocupação no Chile (quase rolou guerra). Bolivia continua querendo o mar deles, Equador praticamente apertado entre Colombia e Peru, etc. E ainda tem a possibilidade de rolar algo nas Malvinas - que, se não me engano, tem significantes reservas de petróleo - e nem to falando SÓ de uma invasão argentina aqui.



- Arquitetura? Anos 50 foi antes da vitória total do modernismo na arquitetura brasileira, simbolizada pela abominação chamada Brasilia (desculpa Screamer). As capitais brasileiras pareciam cidades europeias, aliás tinha e teve bastante Arte Deco no Brasil. Dependeria de cidade em cidade - imagino a Belém do Universo Fallout mantendo um estilo Neo Colonial e Belle Epoque, oriundos do periodo colonial, do periodo imperial e da época do Boom da Borracha, enquanto uma São Paulo do universo Fallout seria um monte de arranha-céus Art Deco.

O que me faz perguntar sobre Brasília - Brasília seria construída do mesmo jeito no universo Fallout? Brasilia é uma cidade brutalista e foi construida por um comunista confesso, e entre a Divergência e Brasilia são 15 anos. Nem sei se seria construida no mesmo ano, embora tudo indica que a construção de Brasilia era uma tendência forte - é uma ideia que já existia desde o periodo colonial.


- O Mapa do Brasil. O Brasil de 1945 tinha uma divisão um tanto diferente. Houveram várias mudanças no mapa do Brasil entre 1945 e nosso 2023, elas aconteceriam no universo Fallout?

- Armas: O Brasil ama suas armas no estilo FN e embora não considere meu conhecimento adequado, acredito que o Brasil do universo Fallout usaria várias armas no molde do FN-FAL, como usamos desde 1960 e até hoje. Outras armas que teriam equivalentes seriam o FN49. Aliás, parece que o fuzil de batalha principal dos EUA no universo Fallout, o R91, é bem similar - se não me engano é baseado no CETME Espanhol. Imagina um IA2 só que feito com madeira, mesma vibe do R91. Talvez outra plataforma como um equivalente da plataforma AR ou AK emplaque no BR, mas não vejo como.


Quanto a armas de energia, não sei se seriam viáveis do BR - coisas como umidade e calor fazem afetam o desempenho de armas de energia. Uma ideia que eu pensei seria o uso de Eletrolaser, outra que pensei seriam Armas Sônicas. Outra possibilidade seria o uso de Microondas/Maser como armas - um "Raio de Calor" seria bem temático aqui, hehehehe.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline ajpvalente

  • Shield of Hope
  • ***
  • Posts: 159
  • Karma: +2/-0
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
Re:E o Brasil no universo Fallout, hein?
« Resposta #2 Online: Julho 17, 2023, 12:22:11 pm »
Excelente questão, e penso que você respondeu precisamente. O mundo antes da guerra nuclear não era muito dado a democracias, e duvido que o Brasil fosse uma excepção. Considerando as dimensões do seu território, e a quantidade de países com que faz fronteira, o governo estaria quase de certeza absoluta em guerra com alguns deles, no mínimo fria com alguns incidentes, mas muito provavelmente em conflito activo. Estes conflitos activos seriam provavelmente de baixa escala e de atrito, algo semelhante à Guerra do Chaco, entre o Paraguai e a Bolívia, talvez envolvendo trincheiras em larga escala, onde jovens seriam lançados como gado para o matadouro, para ganhos territoriais mínimos...

Este cenário de guerra, em conjunto com o enquadramento social, económico e político global, permitem delinear uma situação muito negativa. A única forma do governo conseguir alguma espécie de controlo sobre o território e ao mesmo tempo manter exércitos em prontidão nas suas fronteiras, seria através de medidas draconianas, com poderes excepcionalmente duros e alargados para a polícia e os militares. Grande parte do país seria explorado por empresas americanas, que aproveitariam os recursos naturais mais necessários à manutenção de uma máquina militar, como a borracha e a mineração. Em troca, o governo brasileiro receberia armas, muito dinheiro, equipamentos militares, conselheiros para treinar as suas tropas...

Claro que as populações locais não haveriam de apreciar muito esta exploração, e formariam grupos armados, que seriam combatidos pelas forças estatais, e provavelmente mercenários das empresas americanas. O povo brasileiro, chocado com a violência, haveria de se manifestar nas ruas, levando a mais repressão por parte do governo.

Este quadro é insustentável, e iria entrar em colapso rapidamente, com a dissolução do governo e a formação de territórios de poder local. Uns seriam mantidos pelas empresas americanas, outros por grandes proprietários locais, grupos militares e até talvez por comunidades isoladas, talvez em pontos mais remotos, como na Amazónia. De qualquer das formas, tudo iria mudar aquando da guerra nuclear, que iria destruir radicalmente o clima e a ecologia brasileira
"First was the collapse of civilization, anarchy, genocide, starvation. Then when it seemed things couldn't get any worse, we got the plague, the living death, quickly closing its fist over the entire planet."

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Re:E o Brasil no universo Fallout, hein?
« Resposta #3 Online: Julho 18, 2023, 05:33:56 pm »
Eu acho que mesmo sem comunicação exterior o Brasil daria um jeito de copiar o que os EUA fazem.

Offline ajpvalente

  • Shield of Hope
  • ***
  • Posts: 159
  • Karma: +2/-0
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
Re:E o Brasil no universo Fallout, hein?
« Resposta #4 Online: Julho 25, 2023, 09:08:46 am »
O problema é que a história do Fallout antes da guerra nuclear é deliberadamente vaga, com poucas informações sobre o que sucedeu entre meados do século XX e XXI, o que representa uma lacuna de cerca de um século!

O que se sabe de certeza absoluta é que em meados do século XXI havia uma grande falta de recursos naturais, especialmente o petróleo, mas não é indicado quando é que esta crise começou. Não poderá ter sido muito antes, pelo simples motivo que sem recursos não poderia funcionar um governo moderno. Para bem ou para mal, o petróleo é necessário para os militares, comércio, agricultura e indústria, embora seja possível que parte destas aplicações já começasse a ser substituída por motores eléctricos. Claro que isto gera um novo problema, que na realidade está a suceder neste preciso momento - os motores eléctricos precisam de recursos próprios, como os minerais e químicos necessários no seu fabrico, além da alimentação por centrais eléctricas, que funcionam a gás, petróleo, carvão e nucleares.

Tendo em conta a riqueza mineral e petrolífera do Brasil, o país estaria no centro de um grande jogo entre os países capitalistas e os comunistas, liderados pela Rússia e/ou China. Partindo do princípio que continuaria um aliado dos Estados Unidos, o Brasil estaria fortemente dependente deste país, ainda mais porque muito provavelmente ou mais países vizinhos se tornariam governos fantoches comunistas, talvez o Peru, a Bolívia ou a Colômbia, ou até mesmo a Argentina, que se sempre teve uma relação instável com o resto do mundo (basta ver o caso das Malvinas!). Assim, o Brasil manteria uma relação de interdependência com os Estados Unidos, trocando petróleo, minerais, borracha e outros recursos por tecnologia, maquinaria, armas, e talvez até veículos militares, como aviões, tanques e navios. Desta forma, reforçaria a sua posição como potência dominante na América do Sul, num período de crescente violência e instabilidade.
"First was the collapse of civilization, anarchy, genocide, starvation. Then when it seemed things couldn't get any worse, we got the plague, the living death, quickly closing its fist over the entire planet."