Autor Tópico: Tim Cain sobre o propósito dos Vaults  (Lida 642 vezes)

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Online: Maio 05, 2023, 11:31:49 pm »
Tim Cain criou um canal onde conta curiosidades de seu tempo na indústria dos games, e explicou o porquê de todos aqueles experimentos nos Vaults que a gente lê nos holodiscs:


https://youtu.be/oWd4RBdeoaM

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #1 Online: Maio 09, 2023, 09:26:39 pm »
Eu vi que ele fez esse canal, é bem legal! Eu ia até fazer um tópico aqui!

Eu lembro da lista dos experimentos que tinham na Fallout Bible, todos eles faziam sentido no sentido de experimentos detalhando coisas que poderiam acontecer em uma Nave Geracional. Se for pensar, um Vault é uma Nave Geracional que não sai da Terra.

Interessante ele falar dos dados depressivos que vinham dos programas de proteção civil dos Anos 50, era coisa de tentar salvar 1% da população e deixar os 99% morrer, isso é que seriam capazes de salvar 100% desses 1%.


Legal ver o Tim Cain falar da Enclave, porque apesar dele não ter ficado durante todo o desenvolvimento de Fallout 2, ele criou o pré-conceito, e a Enclave é criação dele.

Não sabia que Chris Taylor teve um papel na criação do conceito dos experimentos dos Vaults.

Os Vaults da Bethesda são meio estranhos mesmo, alguns parecem válidos pro experimento original, outros parecem não ter muito a ver. E nem conto coisa como Vault 112 nessa conta, aquilo ali claramente foi uma traquinagem do Stanislaus Braun.

Só fico meio grilado com esse papo de que o experimento afetou o final do primeiro Fallout. Pra mim isso seria um retcon tosco, há um bom motivo pelo qual o Vault Dweller foi exilado - porque todo mundo iria tentar seguir os passos del e sair do Vault pra um mundo hostil para o qual eles não estavam prontos. É um motivo meio erradão, se for considerar que eles teriam o Vault Dweller pra guiar, mas considerando o inferno que o mundo exterior era, faz sentido ter gente querendo ficar. Tanto que a facção rebelde sai do Vault e funda Arroyo junto com o Vault Dweller.
« Última modificação: Maio 09, 2023, 09:29:39 pm por Slaughter »
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Vault Dweller

  • Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 881
  • Karma: +11/-0
    • Ver perfil
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #2 Online: Maio 16, 2023, 04:10:55 pm »
Fallout 2 toca em viagem espacial e o New Vegas um pouco mais... Pensando bem, dá pra ver que podia dar nisso mesmo, agora que ele falou. Só resta sonhar com o Fallout 3 que nunca será.

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #3 Online: Maio 16, 2023, 11:21:17 pm »
Só fico meio grilado com esse papo de que o experimento afetou o final do primeiro Fallout.

Deram uma forçada, mas nada que já não aconteça aos montes na franquia hahaha

Fui ver a primeira Bible, o Avellone fala:
"A verdadeira razão para estes Vaults era para o estudo de segmentos pré-selecionados da população para ver como eles iriam reagir ao estresse do isolamento e o quão bem sucedidos eles seriam em se recolonizar após a abertura dos Vaults."

Ou seja, nem ele sabia. Provavelmente foi algo que ficou entre o Cain e o Taylor mesmo, e nunca viu a luz do dia.

Offline Duccini

  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1151
  • Karma: +18/-0
    • Ver perfil
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #4 Online: Maio 17, 2023, 06:44:25 pm »
Esqueci, mas queria dizer que escutar ele falando é mó relaxante hahahaha
O ritmo dele é muito bom, deve ser um ótimo dungeon master.

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #5 Online: Maio 20, 2023, 05:54:48 pm »
Só fico meio grilado com esse papo de que o experimento afetou o final do primeiro Fallout.

Deram uma forçada, mas nada que já não aconteça aos montes na franquia hahaha

Fui ver a primeira Bible, o Avellone fala:
"A verdadeira razão para estes Vaults era para o estudo de segmentos pré-selecionados da população para ver como eles iriam reagir ao estresse do isolamento e o quão bem sucedidos eles seriam em se recolonizar após a abertura dos Vaults."

Ou seja, nem ele sabia. Provavelmente foi algo que ficou entre o Cain e o Taylor mesmo, e nunca viu a luz do dia.


Problema é que usar o experimentos pra explicar o final de FO1 é meio tosco.
Primeiro que foi um conceito criado depois de Fallout.
Segundo que FO1 se passa quase cem anos depois da guerra, não faz sentido o experimento do Vault 13 ainda estar ocorrendo três gerações depois, sendo feito por pessoas que passaram quase cem anos sem contato com um governo que até onde eles saibam, morreu faz muito tempo.
Terceiro que os argumentos do Overseer Jacoren no final de Fallout pra expulsar o Vault Dweller sustentam-se sozinhos, é bem possivel que ele estava certo mesmo e sair do Vault condenaria eles a morrer.


(é interessante que Fallout 2 intencionalmente dá uma escondida de qual Vault é o Vault de Vault City no inicio, até você falar com a Lynette. Era pra você intencionalmente achar que Vault City é o Vault 13, até perceber que na verdade esse é outro Vault)




Pelo que eu lembro, era pra ser algo cuja primeira semente seria plantada nos dados sobre o Vault 8 que são encontrados no Vault de Vault City. Ai a verdade sobre os experimentos e o envolvimento deles com viagem especial estaria no Vault 13, pra um personagem com Science alto, mas o dialogo estava bugadão (algo bugadão no Fallout 2? Inconcebivel!  ;D ).

Tanto que no fim a única referência direta é quando você fala com o Presidente lá na Enclave.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline Vault Dweller

  • Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 881
  • Karma: +11/-0
    • Ver perfil
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #6 Online: Maio 24, 2023, 04:29:03 pm »
Fui ver a primeira Bible, o Avellone fala:
"A verdadeira razão para estes Vaults era para o estudo de segmentos pré-selecionados da população para ver como eles iriam reagir ao estresse do isolamento e o quão bem sucedidos eles seriam em se recolonizar após a abertura dos Vaults."

Acho que até faz sentido como experimento pra uma viagem espacial (isolamento na nave, sem poder sair, criogenia e tudo o mais), e o GECK fica subentendido nos clássicos como terraformação, o que faz muito sentido num planeta novo.

Offline Slaughter

  • Moderador Global
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 1445
  • Karma: +20/-1
    • Ver perfil
    • Blog do Sr. FAVO
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #7 Online: Maio 29, 2023, 12:00:11 am »
Fui ver a primeira Bible, o Avellone fala:
"A verdadeira razão para estes Vaults era para o estudo de segmentos pré-selecionados da população para ver como eles iriam reagir ao estresse do isolamento e o quão bem sucedidos eles seriam em se recolonizar após a abertura dos Vaults."

Acho que até faz sentido como experimento pra uma viagem espacial (isolamento na nave, sem poder sair, criogenia e tudo o mais), e o GECK fica subentendido nos clássicos como terraformação, o que faz muito sentido num planeta novo.



Sem contar os requerimentos parecidos. Uma nave geracional precisa:
- Ser autossuficiente, capaz de alimentar a si mesma num ciclo fechado
- Resistir a radiação e outros contaminantes
- Manter ordem e hierarquia pra não cair em desordem e anarquia
- Manter um controle de reprodução, de forma que sempre tenha diversidade genética na nave e mão-de-obra suficiente, enquanto mantem a população dentro do limite dos recursos disponiveis. No Vault 8 você pode até doar esperma, fica claro que eles "guardam" gametas ali.*




*Isso me lembra de Outpost 2, aliás.
Membro da Comunidade desde Jul 9, 2003, 10:31pm

Citação de: Bruce Leeroy
Eu vou escrever pra caralho porque você escreve pra caralho, então você vai ler pra caralho, caralho.

Offline ajpvalente

  • Shield of Hope
  • ***
  • Posts: 159
  • Karma: +2/-0
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #8 Online: Maio 29, 2023, 11:12:19 am »
Confesso que essa explicação também me deixou algo confuso, quando a ouvi pela primeira vez do Presidente do Enclave, na Plataforma Petrolífera.

Em parte, a explicação até faz sentido, mas só há um problema - porque fazer os abrigos principalmente no interior das cidades, onde ficariam mais vulneráveis a interferências? É que este género de estruturas costuma ser instalado em locais isolados, de forma a limitar a exposição a factores humanos (criminalidade, obras, etc.).

No primeiro jogo, temos realmente dois abrigos em locais isolados, mas outros dois precisamente no meio das cidades de Bakersfield e Los Angeles. Claro, pode-se argumentar que isto foi por motivos de propaganda, para sossegar as populações, demonstrando que pelo menos alguns dos habitantes podiam-se salvar.

Em segundo lugar, porquê fazer experiências em estruturas de grande utilidade para preservar parte das populações do território americano, e que foram caríssimas? Um abrigo fechado numa experiência dificilmente estaria disponível para salvaguardar os habitantes do mundo exterior, além que a presença destes elementos estranhos iria destruir os resultados desta experiência. E com a terceira guerra mundial a atingir um nível tão extremo, de certeza absoluta que os líderes americanos sabiam que a utilização de bombas nucleares seria virtualmente inevitável, pelo que num futuro muito próximo, as povoações iriam acorrer aos abrigos.

Claro que esta explicação pode ser afastada por uma simples realidade: o governo americano de então era já uma ditadura absolutista, interessada apenas nos seus objectivos militares e económicos, sem ter em conta os próprios ideiais que apregoava tão fortemente na sua propaganda. Desta forma, pode-se concluir que não estaria interessado na preservação dos próprios cidadãos americanos - apenas bastava que sobrevivesse a base montada na antiga plataforma petrolífera, onde iria preservar armas e veículos avançados que poderia então utilizar na reconquista do seu antigo território, e talvez todo o mundo. Visto desta forma, até parece que o governo estava interessado na guerra nuclear, como forma de eliminar toda a oposição eficaz, tornando-se nos únicos senhores do globo...

Desta forma, penso que o presidente do Enclave estava parcialmente errado - alguns dos abrigos foram realmente utilizados nestas experiências, mas a grande maioria foram simplesmente criados para preservar parte das populações, que iriam repovoar o território após a guerra nuclear - sob o comando do Enclave, claro.
"First was the collapse of civilization, anarchy, genocide, starvation. Then when it seemed things couldn't get any worse, we got the plague, the living death, quickly closing its fist over the entire planet."

Offline Vault Dweller

  • Dono do Bar do Vault
  • Savior of the Damned
  • *****
  • Posts: 881
  • Karma: +11/-0
    • Ver perfil
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #9 Online: Maio 29, 2023, 09:38:54 pm »
Qualquer comentário sobre os EUA em Fallout eu resumo na cena do primeiro jogo em que um soldado americano atira na nuca de um soldado canadense amarrado e de joelhos, depois dá um tchauzinho pra câmera.

Edit: Esse trecho. (Não liguem pro nome do canal, minha filha usa minha conta hehe.)


https://youtu.be/jpKKA1wtCsc

Mas enfim, espalhado pelo lore tem dicas de que até a localização das vaults eram parte dos experimentos e de que havia um bom número de vaults "sérias". A própria 13, considerando o papo do presidente no 2 e na Bible, era pra ficar fechada por umas centenas de anos e o local isolado ajudava.
« Última modificação: Maio 29, 2023, 09:51:56 pm por Vault Dweller »

Offline ajpvalente

  • Shield of Hope
  • ***
  • Posts: 159
  • Karma: +2/-0
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
Re:Tim Cain sobre o propósito dos Vaults
« Resposta #10 Online: Maio 30, 2023, 07:36:02 am »
Esta pequena parte da introdução é bastante elucidatória, explicando muito em poucas palavras, e deixando as imagens falar por si. Isto é sem dúvida uma referência à famosa execução do vietnamita Nguyễn Văn Lém, cuja fotografia foi uma poderosa imagem de propaganda contra a guerra do Vietname. Afinal, o público americano ponderou que tipo de aliados eram os vietnamitas do Sul, que matavam pessoas desarmadas à queima-roupa em plena rua?

Além disso, o texto introdutório refere que o Canadá tinha sido anexado, e uma medida deste género não é tomada por países democráticos. Tanto o texto como a cena da execução demonstram claramente ao jogador que o governo americano anterior à guerra (e que sobreviveu como o Enclave) não era uma democracia, mas uma ditadura autocrática que contradizia os próprios ideiais apresentados na propaganda.

Isto é um conceito complexo e muito inteligente, que demonstra o talento e a capacidade narrativa que caracterizaram o Fallout nas suas origens. Esta ideia de um governo americano que se proclamava como um defensor da democracia e da liberdade, mas por trás dos bastidores era autocrático e brutal, não está muito afastada do ambiente que realmente se viveu nos anos 50 e 60, quando o governo traiu os seus próprios ideais num combate cego à difusão do comunismo. Isto atingiu o seu auge em 1970, quando quatro estudantes foram massacrados pela polícia, levando a enormes manifestações, e contribuindo para o repensamento da realidade cultural e política do país.
"First was the collapse of civilization, anarchy, genocide, starvation. Then when it seemed things couldn't get any worse, we got the plague, the living death, quickly closing its fist over the entire planet."