Project Van Buren |
Main Plot
-----A seguir você verá o tema principal
(main plot) do início do Van Buren. Este plot foi publicado na
net no site NMA no dia 24 de Janeiro de 2004 pelo co-webmaster
Kharn.
O
jogador é mais ou menos jogado por um punhado de robôs enquanto
estava cuidando dos seus próprios negócios no início do jogo.
Quando o jogador começa a agir, ele está numa estranha prisão
com muitas outras pessoas. Você não era o único garoto
misterioso que esses robôs estavam caçando. Você é apenas
algum personagem estilo "John Doe*" que vai descobrindo
as coisas aos poucos. O seu personagem é apenas mais um azarado
que foi pego pelos robôs. Você não sofre de amnésia, então
não há nenhum tipo de estilo Planescape** também, deixando
claro que você foi desmaiado por um tempo.
Agora o jogador começa a trabalhar no seu plano de fuga, e logo
que o seu plano está quase completo a prisão é atacada. Isto
não é uma situação do tipo "Uma força desconhecida que
entra em cena para milagrosamente salva o jogador". Você
já tinha planos em mão; isto acontece apenas para que esses
caras interfiram com você. Além disso, o povo atacando a
prisão não está preocupado especificamente com você.
Diferente do Lionheart***, você não está fugindo de inimigos
poderosos e você não precisa necessariamente de ajuda para
escapar - isto apenas acontece se outra pessoa vier bater em
você.
Uma vez que o ataque ocorre, os jogadores estão livres para
partir ou ficar. Eventualmente o sistema de processamento da
prisão começa a se auto-reparar e comecará a mandar robôs de
recuperação para capturar os prisioneiros que estavam fugindo
(incluindo você), mas não é uma situação de vida ou morte.
Os prisioneiros serão presos, então você poderá fugir
novamente se eles te levarem de volta. Os robôs atrás de você
apenas estão lá pra que você se lembre da trama principal.
Significando, eventualmente, que você poderá querer ver se pode
impedir os robôs de vir atrás de você ou descobrir porque eles
estão agarrando pessoas nesta primeira localidade. Eles não
continuarão atrás de você durante todo o jogo, ou a maior
parte dele. Então eu espero que você perceba como isto não é
parecido com o Lionheart ou Plane Scape: Torment.
Ainda que a história tenha elementos semelhantes, cuidados
extras foram tomados para tornar isto diferente, com um monte de
reviravoltas legais. Depois de tudo, o venerável Fallout
abandona a missão "obtenha o artefato único que irá
salvar a todos nós", tema que foi aproveitado até a morte
por todo jogo de fantasia que tem por aí.
Então o jogador não é "algum herói especial", da
mesma forma que ele não é atacado por "forças
malignas" que estão atrás dele especificamente, e que
também não sofre de amnésia.
* John Doe: série televisiva cujo personagem principal, de nome
John Doe, sofre de amnésia e possui uma visão lesionada, onde
ele enxerga tudo em preto e branco, sendo que quando ele enxerga
algo em colorido, é porque o que ele vê é algo relacionado às
suas lembranças perdidas.
** Plane Scape: Torment: Plane Scape é o nome do universo do
jogo Advanced Dungeons & Dragons cuja característica
principal é a de possuir numerosos portais dimensionais ligados
a outras dimensões e universos (incluindo os universos Forgotten
Realms, Mystara, Dark Sun, Toril e outros do AD&D). Este
Torment foi um jogo desenvolvido pela Black Isle Studios para a
sua saga Bauldur`s Gate, deixando de lado o manjado universo
Forgotten Realms. Desnecessário dizer que o personagem principal
não conhece o seu passado e precisa descobrir quem ele é.
*** Lionheart: outro jogo desenvolvido pela BIS, também
utilizando uma ambientação de Fantasia Medieval. Mas
diferentemente dos jogos de fantasia tradicionais, o Lionheart
chama a atenção por buscar elementos realísticos como as
cruzadas, o Rei Ricardo Coração de Leão, Leonardo da Vinci, a
cidade de Barcelona etc. Na trama deste jogo, o personagem possui
a característica de poder controlar espíritos, daonde ele tira
a sua força mágica para conjurar feitiços. Este jogo utiliza a
engine SPECIAL, originalmente desenvolvida pro Fallout. Mas
infelizmente o jogo em si foi uma grande decepção.
Screenshots e artes
Estas são algumas
imagens que foram aos poucos sendo lançadas na internet, e que
foram imediatamente reconhecidas como material artístico para o
desenvolvimento do Fallout 3.
Clique nas imagens para vê-las em melhor qualidade.
Esta foi a primeira imagem artística que ficou circulando pela net. Trata-se de uma espécie de robô chamada "Gasbot". Note o símbolo "F3" no canto inferior esquerdo da imagem. |
Uma concepção artística de autoria de Chris Applehans, antigo Artista Gráfico da BIS, para o Project Van Buren. Alguma espécie de modelo de personagem de criação. |
Provável trabalho artístico de Chris Applehans para o Van Buren. Um viajante das wastes com uma espécie "altamente tecnológica" de uma lança-chamas. |
Mais uma arte de Applehans. Note que pela quantidade de carros nesta imagem, a humanidade ou evoluiu consideravelmente, ou esta é uma imagem pré-guerra. |
Difícil definir exatamente o que é retratado nesta arte. Provavelmente um laboratório do Tipo "West Tek". Autoria de Crhis Applehans. |
Novamente uma arte de Applehans desta vez com uma imagem bem características das wastes. Lembra bastante a cidade de Junkyard. |
Este era o avatar usado por J.E. Sawyer nos fóruns da Interplay. Poderia muito bem ser um protótipo de uma nova Power Armor. |
E este foi o último avatar usado pelo J.E. nos fóruns da Interplay antes de se desligar da BIS/Iplay em dezembro de 2003. A imagem é óbvia: uma referência aos uniformes dos vault dwellers do Vault 13. |
Aqui você vê uma primeira concepção para o menu principal do jogo. Esta imagem foi feita utilizando a poderosa engine que foi desenvolvida pro VB. Isto significa que este menu não mostraria uma imagem estática, haveriam animações com os elemntos desta cena!! |
Esta marivilhosa imagem se refere à construção na qual o seu personagem (que estava preso) encontra no início do jogo. Os dois personagens que estão do lado de fora são os mesmo do menu de jogo. Dentro deste prédio você encontraria a entrada secreta para um Vault. |
É este o Vault que você encontraria. Note a semelhança dos equipamentos de dentro dele, em relação aos já encontrados nos dois primeiros Fallouts. Esta imagem é um protótipo apenas, o Vault a ser encontrado não seria necessariamente este. |
Um modelo para o sistema de criação de personagens no Van Buren. Aqueles dois modelos que são vistos no menu principal foram feitos usados essa engine de criação mostrada aqui. |