Fallout 3??? Há Esperanças???

Informações gerais - O que é esta seção?


-----Nesta seção você ficará sabendo das novidades a respeito da possibilidade de lançamento da tão aguardada seqüência do Fallout. A primeira coisa a ser dita é que o jogo ainda não foi anunciado, e pode ser que isso demore bastante tempo. Pronto, isto é tudo de ruim que eu gostaria de ter dito. Se você tem visitado os bons fan-sites sobre Fallout (a grande maioria em inglês), você deve estar por dentro do que vêm ocorrendo e com certeza está esperançoso. A função desta seção é exatamente a de ser uma alternativa em português para que você possa ficar sabendo das novidades. Portanto, se você souber de algo interessante que não esteja aqui, por favor, preencha o formulário da seção contate-nos. Ao preenchê-lo, automaticamente você estará enviando um e-mail para os webmasters (The_Chosen e Duccini) para que nós possamos averiguá-la e deixá-la aqui. Lembre-se de deixar a fonte dessa informação.

-----Sem mais delongas vamos à pergunta que não quer calar: vai mesmo ter uma continuação da série Fallout? Bem, os desenvolvedores da BIS (Black Isle Studios, produtora do Fallout) possuem o ótimo hábito de se comunicarem com os jogadores e fãs dos jogos, e eles têm postado as suas idéias de como querem que seja o Fallout 3. "Ora, isso é muito pouco" você me diz. Com certeza, mas continuando...

-----Já a algum tempo vem sendo desenvolvido na BIS um jogo que por enquanto atende pelo nome de Project Van Buren. Por enquanto ninguém pode dizer o que é este jogo, seja por decisão da Interplay ou da própria BIS. Muitos fãs estão afirmando que este Van Buren é na verdade o próprio Fallout 3, e realmente isto parece ter um fundo de verdade. Por exemplo, muitas vezes são feitas perguntas aos desenvolvedores da Black Isle sobre o Fallout 3 e eles se limitam a responder sobre o Van Buren. Se você tiver uma boa noção de inglês pode dar uma boa olhada em várias dessas perguntas num FAQ do site No Mutants Allowed no seguinte endereço: http://www.nma-fallout.com/fallout3/faq.shtml. Outra boa alternativa é a seção Fallout 3 Information do site Duck And Cover: http://www.duckandcover.net/fallout3/about.php.

-----O fato é o seguinte, já fazem mais de 5 anos que os dois primeiros Fallouts foram lançados. Uma eventual continuação necessitará de um tempo para criação de uma nova engine (ou aperfeiçoamento do excelente SPECIAL) e um tempo para criação do jogo propriamente dito, o que levaria em torno de 4 anos. Se este Project Van Buren for realmente o Fallout 3, já saberemos que o jogo está em desenvolvimento há um certo tempo e o tempo de espera cai consideravelmente. E finalizando, pra quem gosta de teorias da conspiração, Chris Avellone (que vem sendo cotado como lead designer do Fallout 3, e já havia trabalhado no 2 com, por exemplo, o desenvolvimento da cidade de New Reno) vêm se recusando a responder qualquer tipo de pergunta sobre o Fallout 3, o que pode ser um indício de que o jogo está mesmo em desenvolvimento. Vale lembrar, que Chris desenvolveu as chamadas Fallout Bibles, visando tirar as dúvidas dos falloutmaníacos sobre o universo Fallout. Ainda por cima, a BIS liberou o download do Editor de mapas oficial, que foi usado no desenvolvimento do jogo para quem quiser utilizar, e há indícios que o código fonte (que compõe o jogo, tipo Engine, scripts etc.) já vem sendo liberado, o que nos faz pensar: - Se eles estão entregando a Engine do antigo jogo sem nenhum tipo de lucro, é bem provável que estejam desenvolvendo uma nova, para um novo Fallout.

Escrito por Duccini



Como anda a Interplay?


----- Começando com uma boa notícia, Van Buren é realmente o Fallout 3, porém o lead designer não é mais Chris Avellone, que saiu da BIS e está trabalhando na Obsidian junto com Feargus Urquhart. O novo lead designer para o Fallout 3 é J. E. Sawyer, que vem quase que diariamente respondendo a perguntas dos fãs.

----- Agora vamos dar um panorama sobre a situação da Interplay e da Black Isle pra que você possa ter idéia do porquê do Fallout 3 ainda não ter sido anunciado.

----- Lionheart - um RPG de fantasia medieval um pouco mais realista, e que usa a engine SPECIAL originalmente desenvolvida para o Fallout - não vem fazendo o sucesso esperado.

----- Enquanto isso é cancelado o Project Jefferson - até então conhecido como o terceiro capítulo da saga Baldur's Gate, outro grande sucesso da BIS (série que, diga-se de passagem, foi a grande responsável pelo "esquecimento" do Fallout pela Interplay). Talvez uma explicação para este cancelamento possa ser o enorme sucesso do Neverwinter Nights da Bioware Corp (Atari) - jogo também ambientado no universo Dungeons & Dragons (Forgotten Realms mais especificamente).

----- Por enquanto boa parte dos desenvolvedores da Interplay estão trabalhando no Baldur's Gate: Dark Alliance II, a ser lançado provavelmente no final de 2003 para o X-Box. Assim que o jogo for concluído é muito provável que alguns desses desenvolvedores venham a trabalhar no Fallout 3. Isso sem mencionar os que estão trabalhando no Fallout: Brotherhood of Steel (jogo de ação para Play Station 2 programado também para o final de 2003).

----- Algo que vêm preocupando os fãs do Fallout é que a Interplay vem passando por um momento delicado. A empresa de nome Vivendi Universal Games é detentora dos direitos de distribuição dos jogos da Interplay na América do Norte desde 2001. Acontece que a Interplay acusou a Vivendi de estar desrespeitando o contrato e não estar pagando a Interplay devidamente (segundo a Interplay, uma quantia superior a 3 milhões de dólares!). A Vivendi nega a veracidade das acusações. O fato é que a Interplay se nega a trabalhar com a Vivendi e está à procura de um novo distribuidor.

----- A apenas pouco mais de 2 meses para o Natal uma incógnita paira sobre o destino da Interplay, e também da Black Isle Studios (que, ao contrário do que muitos pensam, é uma divisão da Interplay, e não um estúdio angariado por uma distribuidora de peso). Ironicamente, a boa confiança que a Interplay vem demostrando no momento se deve ao lançamento de dois jogos originários da BIS: Baldur's Gate: Dark Alliance II e Fallout: Brotherhood of Steel.

Escrito por Duccini



O Fim da BIS e do Fallout 3


Sim, você leu certo. Neste dia 8 de dezembro de 2003 a Interplay dispensou todos os funcionários da Black Isle Studios, inclusive muitos da própria Interplay que vinham trabalhando no Fallout: Brotherhood of Steel para X-Box.

Vamos aos fatos: por volta de dois meses atrás, explodiu como uma bomba a notícia de que J.E. Sawyer estava se desligando da BIS e não seria mais o lead designer do Fallout 3. Entre outros motivos particulares, algo que motivou Sawyer a tomar esta decisão foi a falta de perspectiva profissional, que veio a se comprovar com a demissão em massa dos designers da Black Isle. Bem, é claro que todos começaram a especular, devido à situação já bastante polêmica em que a Interplay se encontrava, com as saídas de seu gênio criativo Feargus Hunquart, do prodígio Chris Avellone, disputas judiciais, fracassos nos lançamentos de jogos, cancelamentos, prejuízo de caixa estimado em U$20,000,000 e outras coisas mais.

A divisão de RPGs eletrônicos da Interplay, Black Isle Studios não existe mais. A sua logomarca ainda poderá ser utilizada vinculada a jogos da IPLY, mas o estúdio foi dissolvido. Os jogos Baldur's Gate: Dark Allyance II e Fallout: Brotherhood of Steel serão lançados, mas houve um adiamento na data de lançamento dos dois, para a segunda semana de janeiro de 2004, ou seja, provavelmente já estão sendo encaminhados para as lojas. A Interplay já concentra os seus esforços no FBOS 2, também para X-BOX, sem nem saber como será aceitação do primeiro capítulo da série. A fim de deixar claro: a Interplay apenas se dedicará à criação e comercialização de jogos para videogames.

A notícia do "arquivamento" do Fallout 3 não foi uma surpresa das maiores, muitos já esperavam por isso, mas no fundo ainda guardavam uma esperança de que a BIS conseguiria terminar o seu projeto, independente das dificuldades impostas pela IPLY.

Em tempo, gostaria de deixar claro que não se deve, de maneira nenhuma, culpar o pessoal da Black Isle Studios pelo cancelamento do FO3. Infelizmente a BIS é um estúdio que faz parte do corpo de uma companhia chamada Interplay, que não vem sendo nada feliz na sua administração nos últimos tempos. Mais triste que o fim do Fallout 3, é o fim deste grande estúdio.

Criada para ser a divisão de RPGs da Interplay, e tendo como primeira tarefa o desenvolvimento do fabuloso Fallout 2, a Black Isle Studios sempre figurou como um estúdio extremamente competente e criativo. Nós da Fallout Resources não poderíamos terminar de escrever isto, sem desejar o melhor para os designers da nossa querida BIS, e também para os designers da IPLY que não têm culpa nenhuma nisso.

Gostaríamos de deixar nossos agradecimentos para o pessoal da inacreditável NMA, que noticiaram como ninguém o cotidiano da BIS e da IPLY, assim como de outras pessoas e profissionais apaixonados pelo Fallout. E pessoalmente, gostaria de agradecer ao "Vault Repórter da NMA" Briosafreak por ter respondido pacientemente à todas as minhas perguntas chatas. E é claro, não podemos deixar de agradecer a todos do Fórum Fallout Resources, que vêm formando uma comunidade brasileira de Fallout consistente e divertida, com ou sem Fallout 3.

E pra finalizar, ainda existe, porque não, a possibilidade do Fallout 3 ser adquirido por um outro estúdio e ser publicado. As apostas maiores são para o estúdio alemão Silver Style por possuir a licença para lançar um jogo ambientado nas wastelands, chamado The Fall. Mas os fãs também arriscam os estúdios Obsidian, Troika e outros. Mas é claro que, apesar da competência de todos eles, o que nós queríamos mesmo era ver o Fallout 3 lançado pela Black Isle. A BIS foi um estúdio que marcou época e será lembrado como o melhor estúdio de RPGs eletrônicos da década de 90.

Nossos parabéns à Black Isle Studios!

Escrito por Duccini