Fallout 3??? Há Esperanças??? |
Informações
gerais - O que é esta seção?
-----Nesta seção você ficará sabendo das
novidades a respeito da possibilidade de lançamento da tão
aguardada seqüência do Fallout. A primeira coisa a ser dita é
que o jogo ainda não foi anunciado, e pode ser que isso demore
bastante tempo. Pronto, isto é tudo de ruim que eu gostaria de
ter dito. Se você tem visitado os bons fan-sites sobre Fallout
(a grande maioria em inglês), você deve estar por dentro do que
vêm ocorrendo e com certeza está esperançoso. A função desta
seção é exatamente a de ser uma alternativa em português para
que você possa ficar sabendo das novidades. Portanto, se você
souber de algo interessante que não esteja aqui, por favor,
preencha o formulário da seção contate-nos. Ao preenchê-lo,
automaticamente você estará enviando um e-mail para os
webmasters (The_Chosen e Duccini) para que nós possamos
averiguá-la e deixá-la aqui. Lembre-se de deixar
a fonte dessa informação.
-----Sem mais delongas vamos à pergunta que
não quer calar: vai mesmo ter uma continuação da série
Fallout? Bem, os desenvolvedores da BIS (Black Isle Studios,
produtora do Fallout) possuem o ótimo hábito de se comunicarem
com os jogadores e fãs dos jogos, e eles têm postado as suas
idéias de como querem que seja o Fallout 3. "Ora, isso é
muito pouco" você me diz. Com certeza, mas continuando...
-----Já a algum tempo vem sendo desenvolvido
na BIS um jogo que por enquanto atende pelo nome de Project Van
Buren. Por enquanto ninguém pode dizer o que é este jogo, seja
por decisão da Interplay ou da própria BIS. Muitos fãs estão
afirmando que este Van Buren é na verdade o próprio Fallout 3,
e realmente isto parece ter um fundo de verdade. Por exemplo,
muitas vezes são feitas perguntas aos desenvolvedores da Black
Isle sobre o Fallout 3 e eles se limitam a responder sobre o Van
Buren. Se você tiver uma boa noção de inglês pode dar uma boa
olhada em várias dessas perguntas num FAQ do site No
Mutants Allowed no seguinte endereço: http://www.nma-fallout.com/fallout3/faq.shtml. Outra boa alternativa é a seção Fallout
3 Information do site Duck And Cover:
http://www.duckandcover.net/fallout3/about.php.
-----O fato é o seguinte, já fazem mais de 5
anos que os dois primeiros Fallouts foram lançados. Uma eventual
continuação necessitará de um tempo para criação de uma nova
engine (ou aperfeiçoamento do excelente SPECIAL) e um tempo para
criação do jogo propriamente dito, o que levaria em torno de 4
anos. Se este Project Van Buren for realmente o Fallout 3, já
saberemos que o jogo está em desenvolvimento há um certo tempo
e o tempo de espera cai consideravelmente. E finalizando, pra
quem gosta de teorias da conspiração, Chris Avellone (que vem
sendo cotado como lead designer do Fallout 3, e já havia
trabalhado no 2 com, por exemplo, o desenvolvimento da cidade de
New Reno) vêm se recusando a responder qualquer tipo de pergunta
sobre o Fallout 3, o que pode ser um indício de que o jogo está
mesmo em desenvolvimento. Vale lembrar, que Chris desenvolveu as
chamadas Fallout Bibles, visando tirar as dúvidas dos
falloutmaníacos sobre o universo Fallout. Ainda por cima, a BIS
liberou o download do Editor de mapas oficial, que foi usado no
desenvolvimento do jogo para quem quiser utilizar, e há
indícios que o código fonte (que compõe o jogo, tipo Engine,
scripts etc.) já vem sendo liberado, o que nos faz pensar: - Se
eles estão entregando a Engine do antigo jogo sem nenhum tipo de
lucro, é bem provável que estejam desenvolvendo uma nova, para
um novo Fallout.
Escrito por Duccini
Como anda a
Interplay?
----- Começando com uma boa notícia, Van
Buren é realmente o Fallout 3, porém o lead designer não é
mais Chris Avellone, que saiu da BIS e está trabalhando na
Obsidian junto com Feargus Urquhart. O novo lead designer para o
Fallout 3 é J. E. Sawyer, que vem quase que diariamente
respondendo a perguntas dos fãs.
----- Agora vamos dar um panorama sobre a
situação da Interplay e da Black Isle pra que você possa ter
idéia do porquê do Fallout 3 ainda não ter sido anunciado.
----- Lionheart - um RPG de fantasia medieval
um pouco mais realista, e que usa a engine SPECIAL originalmente
desenvolvida para o Fallout - não vem fazendo o sucesso
esperado.
----- Enquanto isso é cancelado o Project
Jefferson - até então conhecido como o terceiro capítulo da
saga Baldur's Gate, outro grande sucesso da BIS (série que,
diga-se de passagem, foi a grande responsável pelo
"esquecimento" do Fallout pela Interplay). Talvez uma
explicação para este cancelamento possa ser o enorme sucesso do
Neverwinter Nights da Bioware Corp (Atari) - jogo também
ambientado no universo Dungeons & Dragons (Forgotten Realms
mais especificamente).
----- Por enquanto boa parte dos
desenvolvedores da Interplay estão trabalhando no Baldur's Gate:
Dark Alliance II, a ser lançado provavelmente no final de 2003
para o X-Box. Assim que o jogo for concluído é muito provável
que alguns desses desenvolvedores venham a trabalhar no Fallout
3. Isso sem mencionar os que estão trabalhando no Fallout:
Brotherhood of Steel (jogo de ação para Play Station 2
programado também para o final de 2003).
----- Algo que vêm preocupando os fãs do
Fallout é que a Interplay vem passando por um momento delicado.
A empresa de nome Vivendi Universal Games é detentora dos
direitos de distribuição dos jogos da Interplay na América do
Norte desde 2001. Acontece que a Interplay acusou a Vivendi de
estar desrespeitando o contrato e não estar pagando a Interplay
devidamente (segundo a Interplay, uma quantia superior a 3
milhões de dólares!). A Vivendi nega a veracidade das
acusações. O fato é que a Interplay se nega a trabalhar com a
Vivendi e está à procura de um novo distribuidor.
----- A apenas pouco mais de 2 meses para o
Natal uma incógnita paira sobre o destino da Interplay, e
também da Black Isle Studios (que, ao contrário do que muitos
pensam, é uma divisão da Interplay, e não um estúdio
angariado por uma distribuidora de peso). Ironicamente, a boa
confiança que a Interplay vem demostrando no momento se deve ao
lançamento de dois jogos originários da BIS: Baldur's Gate:
Dark Alliance II e Fallout: Brotherhood of Steel.
Escrito por Duccini
O Fim da BIS e do Fallout 3
Sim, você leu certo. Neste dia 8 de dezembro de 2003 a Interplay
dispensou todos os funcionários da Black Isle Studios, inclusive
muitos da própria Interplay que vinham trabalhando no Fallout:
Brotherhood of Steel para X-Box.
Vamos aos fatos: por volta de dois meses atrás, explodiu como
uma bomba a notícia de que J.E. Sawyer estava se desligando da
BIS e não seria mais o lead designer do Fallout 3. Entre outros
motivos particulares, algo que motivou Sawyer a tomar esta
decisão foi a falta de perspectiva profissional, que veio a se
comprovar com a demissão em massa dos designers da Black Isle.
Bem, é claro que todos começaram a especular, devido à
situação já bastante polêmica em que a Interplay se
encontrava, com as saídas de seu gênio criativo Feargus
Hunquart, do prodígio Chris Avellone, disputas judiciais,
fracassos nos lançamentos de jogos, cancelamentos, prejuízo de
caixa estimado em U$20,000,000 e outras coisas mais.
A divisão de RPGs eletrônicos da Interplay, Black Isle Studios
não existe mais. A sua logomarca ainda poderá ser utilizada
vinculada a jogos da IPLY, mas o estúdio foi dissolvido. Os
jogos Baldur's Gate: Dark Allyance II e Fallout: Brotherhood of
Steel serão lançados, mas houve um adiamento na data de
lançamento dos dois, para a segunda semana de janeiro de 2004,
ou seja, provavelmente já estão sendo encaminhados para as
lojas. A Interplay já concentra os seus esforços no FBOS 2,
também para X-BOX, sem nem saber como será aceitação do
primeiro capítulo da série. A fim de deixar claro: a Interplay
apenas se dedicará à criação e comercialização de jogos
para videogames.
A notícia do "arquivamento" do Fallout 3 não foi uma
surpresa das maiores, muitos já esperavam por isso, mas no fundo
ainda guardavam uma esperança de que a BIS conseguiria terminar
o seu projeto, independente das dificuldades impostas pela IPLY.
Em tempo, gostaria de deixar claro que não se deve, de maneira
nenhuma, culpar o pessoal da Black Isle Studios pelo cancelamento
do FO3. Infelizmente a BIS é um estúdio que faz parte do corpo
de uma companhia chamada Interplay, que não vem sendo nada feliz
na sua administração nos últimos tempos. Mais triste que o fim
do Fallout 3, é o fim deste grande estúdio.
Criada para ser a divisão de RPGs da Interplay, e tendo como
primeira tarefa o desenvolvimento do fabuloso Fallout 2, a Black
Isle Studios sempre figurou como um estúdio extremamente
competente e criativo. Nós da Fallout Resources não poderíamos
terminar de escrever isto, sem desejar o melhor para os designers
da nossa querida BIS, e também para os designers da IPLY que
não têm culpa nenhuma nisso.
Gostaríamos de deixar nossos agradecimentos para o pessoal da
inacreditável NMA, que noticiaram como ninguém o cotidiano da
BIS e da IPLY, assim como de outras pessoas e profissionais
apaixonados pelo Fallout. E pessoalmente, gostaria de agradecer
ao "Vault Repórter da NMA" Briosafreak por ter
respondido pacientemente à todas as minhas perguntas chatas. E
é claro, não podemos deixar de agradecer a todos do Fórum
Fallout Resources, que vêm formando uma comunidade brasileira de
Fallout consistente e divertida, com ou sem Fallout 3.
E pra finalizar, ainda existe, porque não, a possibilidade do
Fallout 3 ser adquirido por um outro estúdio e ser publicado. As
apostas maiores são para o estúdio alemão Silver Style por
possuir a licença para lançar um jogo ambientado nas
wastelands, chamado The Fall. Mas os fãs também arriscam os
estúdios Obsidian, Troika e outros. Mas é claro que, apesar da
competência de todos eles, o que nós queríamos mesmo era ver o
Fallout 3 lançado pela Black Isle. A BIS foi um estúdio que
marcou época e será lembrado como o melhor estúdio de RPGs
eletrônicos da década de 90.
Nossos parabéns à Black Isle Studios!
Escrito por Duccini