LINHA DO TEMPO (Cronologia)

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Material cedido, adaptado e traduzido por Felipe Duccini.
(todos os créditos, devem ser a ele)

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2051 Procurando por proteger os seus interesses em negócios e o seu suprimento de petróleo, os Estados Unidos começam a exercer uma pressão crescente sobre o México, citando a instabilidade política e a poluição originando-se do México como um perigo aos Estados Unidos. Várias sanções econômicas serviram para desestabilizar o México, e forças militares americanas invadem-no para manter as refinarias de petróleo em funcionamento e ter a certeza de que o petróleo e o combustível continuem a caminhar ao norte atravessando a fronteira... sob despesas mexicanas.  
2052 Um documentário sobre os secos campos de petróleo do Texas mostrou a deficiência de petróleo às famílias americanas, e mostrou o quão profundo andava a crise de energia.  
Abril de 2052 Dá início a Guerra dos Recursos. Muitas nações menores foram levadas à falência, e a Europa, dependente do petróleo importado do Meio Leste, responde aos preços inflacionados do petróleo deste com ações militares. A prolongada guerra entre a Comunidade Européia e o Meio Leste começa.  
Maio-Julho de 2052 As Nações Unidas, já sofrendo bastante, começam a entrar em colapso. Numa série de agitados debates, muitas nações se retiraram da organização ao mesmo tempo em que ela tentava manter a paz. No final de julho, as Nações Unidas deixam de existir.  
2053 Surge a “Nova Praga” transmitida socialmente, matando dezenas de milhares. Os Estados Unidos fecham as suas fronteiras e declara a definitiva quarentena nacional. A origem da praga é desconhecida, mas persistem os rumores de que é uma arma preparada geneticamente.  
2053 ZAX 1.0 fica on-line, desenvolvido pela Vault-Tec. Inicialmente um protótipo de alguns dos sistemas designados para controlar os Vaults, foi entregue ao governo para ajudar o Departamento de Energia para coletar dados de recursos. No decorrer do ano, foi tomado pelos militares para pesquisas táticas e da praga; uma versão, ZAX 1.2 é construída pela West Tek (depois).  
Dezembro de 2053 Como se fosse uma exclamação para marcar o fim do terrível ano, uma arma nuclear terrorista destrói Tel Aviv.  
Janeiro de 2054 Trocas nucleares limitadas no Meio Leste fazem crescer o medo por todo o mundo.  
2054 Á luz do conflito Europa-Meio Leste e do terror da praga, os Estados Unidos iniciam o planejamento do Project Safehouse. O projeto, financiado por títulos desvalorizados, é projetado para criar abrigos, chamados Vaults, para serem povoados em caso de uma guerra nuclear ou da mortífera praga. As construções começam no final de 2054 e rapidamente geram dívidas devido aos avanços em tecnologia de construções.  
2055 O departamento de pesquisas da West Tek começa a trabalhar num novo vírus para destruir a Nova Praga. As suas pesquisas sobre o vírus e proximidade com o governo federal eventualmente fizeram com que eles fossem escolhidos para o Pan-Immunity Virion Project vinte anos depois, assim como as pesquisas sobre laser e Power Infantry Armor.  
2055 ZAX 1.2 é trazido para regular as situações na West Tek. Ele não faz parte do software de preservação da Vault-Tec, então ele não têm ordens para proteger a humanidade depois que as bombas caírem. Ao mesmo tempo, ele calmamente calcula os dados e joga xadrez com os cientistas. Muitos cientistas afirmam que este ZAX é um grande velho ladrão e empata demais os jogos para um computador com as suas próprias habilidades.  
2059 É estabelecida a Anchorage Front Line, a medida que os Estados Unidos elevam a sua presença militar no Alasca a fim de proteger os seus interesses por petróleo. A Anchorage Front Line causa tensões nos Estados Unidos e Canadá, já que os Estados Unidos se esforçam em pressionar o Canadá a fim deste permitir que unidades militares americanas tomem conta dos oleodutos ligados ao Alasca.  
2059 Nasce a primeira inteligência artificial. Limitada por obstáculos de memória, a sua expansão é parada rapidamente. A descoberta traça um caminho para as futuras pesquisas de IA por todo o território americano  
2060 Desacelera o comércio nas ruas por todo o mundo. Combustível começa a ficar precioso demais para ser desperdiçado em automóveis, então são testadas outras alternativas – carros movidos a eletricidade e fusão começam a ser construídos, porém as fábricas podem apenas fazer quantidades limitadas. A pressão sobre as pesquisas de fusão aumentam.  
2060 A Guerra Europa-Meio Leste termina conforme secam os campos de petróleo no Meio Leste... não há mais um objetivo no conflito, e ambos os lados são levados quase à ruína.  
2062 A desgosto das medidas de quarentena, a Nova Praga continua a crescer, alimentando a paranóia nacional.  
Agosto de 2063 A construção da maioria dos Vaults está completa, a não ser pelo Vault 13, cuja construção finalmente começa (ainda que não muito bem...) anunciando um ciclo de desenvolvimento que aparenta importunado com problemas. As perfurações começam em outras cidades com Vaults completados, mas a freqüência crescente das perfurações causa um efeito de alarme falso, e os interessados pelas perfurações vão se afastando nos anos que se seguem.  
Junho de 2065 Devido às enormes demandas por eletricidade no verão de 2065, um reator nuclear na cidade de Nova York quase chega a níveis críticos. A provável sobrecarga causa um racionamento de energia, e o termo “Verão Ardente” é usado para se referir ao incidente de Nova York.  
Agosto de 2065 Com a crescente necessidade por mobilidade nos Estados Unidos, cavalarias mecânicas guiam os militares a concentrarem seus esforços na criação de um tanque baseado no homem – basicamente, uma unidade armada ambulante sobre duas pernas: a Power Armor.  
2065-2067 As pesquisas sobre a Power Armor crescem e diferentes protótipos são desenvolvidos, muitos deles mostrando serem ineficazes no campo de batalha. Estes protótipos traçam os avanços futuros tanto nas tecnologias militares como de construção.  
Primavera de 2066 Conforme os recursos de petróleo esgotam-se pelo mundo, a dependência chinesa por combustível fossilizado causa uma crise energética na nação. A China, margeando o colapso, fica mais agressiva nas suas conversas comerciais com os Estados Unidos. Se negando a exportar petróleo para a China, as conversações entre Estados Unidos e China fracassam.  
Verão de 2066 Adicionando maiores insultos nas relações entre China e Estados Unidos, a primeira célula bruta de fusão é revelada, sendo um dos resultados do projeto Power Armor. Aparelhos designados às células de fusão começam a  ser construídos. A incorporação de energia de fusão nas infra-estruturas americanas começam, mas o processo é muito lento para abastecer todas as regiões que precisam de energia. Quase onze anos depois, poucas seções dos Estados Unido estavam abastecidas com energia de fusão.  
Inverno de 2066 No inverno de 2066, a China invade o Alasca. A Anchorage Front Line inicia um verdadeiro campo de batalha.  
Inverno de 2066 Como um sinal da crescente tensão entre os dois países, o Canadá mostra-se relutante em permitir tropas americanas em solo canadense, ou disponibilizar o seu espaço aéreo para aeronaves americanas. As tensões crescem entre os dois países, porém o Canadá eventualmente recua, e as tropas americanas passam pelo Canadá. Tudo isso prepara o estágio para anexação do Canadá em 2076.  
2067 A primeira vestimenta da Power Armor é mandada ao Alasca. Enquanto que há a falta de total mobilidade nas versões futuras, esta Power Armor é incrivelmente efetiva contra os tanques e infantarias chinesas. A sua habilidade para executar pesadas tarefas se torna a chave em vários conflitos localizados; e ela tinha o poder para destruir cidades inteiras sem botar em perigo o usuário. A China corre para criar as suas próprias versões, porém eles estão muitos anos atrás dos Estados Unidos.  
2069 O Canadá começa a se sentir pressionado com a presença militar americana assim como os Estados Unidos extraem os recursos canadenses para o seu empenho na guerra. Vastos campos arbóreos são destruídos, e outros recursos canadenses  são levados à escassez. Muitos americanos se referem ao Canadá como Pequena América, e os protestos canadenses não são ouvidos.  
Março de 2069 Vault 13 é finalmente completada – é o último dos Vaults, e as perfurações começam. Devido ao seu atrasado término, não houve o efeito de alarme falso que atingiu os outros Vaults.  
2070 O primeiro dos carros com motores de fusão Chryslus é desenvolvido. Assegurando serem grandes e americanos, os modelos limitados levam um pesado preço porém são vendidos em poucos dias. Muitas fábricas Chryslus duraram bastante tempo já que foram convertidas em fábricas militares.  
2072      Os Estados Unidos aumentam a demanda por recursos canadenses causando protestos e tumultos em muitas cidades canadenses. Uma tentativa de sabotagem aos oleodutos do Alasca é tudo de que os militares precisam como desculpa para começar a anexação do Canadá... o que de fato, já havia começado em 2067.  
15 de Setembro de 2073 Conforme a China começa a aumentar a sua agressividade no uso de armas biológicas, o governo dos Estados Unidos percebe que uma contramedida é necessária. O Pan-Immunity Virion Project (PVP) é oficialmente formado e planos são feitos para começar os experimentos nos laboratórios de pesquisa da West Tek no sul da Califórnia.  
2074 Contrários às afirmações de estarem apenas procurando retomar o Alasca dos Vermelhos, unidades americanas de Power Armor, infantaria, e divisões mecanizadas são mandadas à China, porém fazem pouco progresso naquela terra, adicionando os drenos de recursos americanos e linhas de estocagem.  
21 de Março de 2075 Continuam os experimentos PVP na West Tek com o batch 10-011, na trilha dos bem sucedidos testes do vírus em organismos unicelulares. Experimentos em células de plantas são adiados. O Pan-Immunity Viriun é renomeado FEV – Forced Evolutionary Virus.  
9 de Maio de 2075 Os experimentos com FEV continuam na West Tek ainda com o batch 10-011, percorrendo o caminho de experimentos com lombrigas, sendo que estas aumentaram seu tamanho e ficaram mais resistentes ao contágio viral. Experimentos com insetos tem menor sussesso, e outros experimentos com insetos são adiados pelo Major Barntt.  
30 de junho de 2075 Continuam na West Tek os experimentos FEV com o batch 10-011,  com ratos brancos como cobaias. Aumentam em tamanho, ganham massa muscular, e é notada inteligência.  
9 de Novembro de 2075 Experimentos FEV (batch 10-011) em coelhos é concluída. Aumentaram tamanho, inteligência, e (desta vez) nota-se uma agressividade. Aparentemente, foi difícil determinar quando as minhocas do experimento anterior ficaram furiosas e mais violentas do que o normal. Sinceramente, essas pesquisas não podem ser culpadas por isto.  
3 de Janeiro de 2076 Um time militar sob comando do Coronel Spindel é mandado para os laboratórios de pesquisa da West Tek para monitorar os experimentos de interesse da segurança nacional. O Capitão Roger Maxson (o avô de John Maxson, o Alto Elder da Brotherhood of Steel no Fallout 1) está no meio do pessoal do time.  
12 de Janeiro de 2076 Combinando em várias cadeias de genes com o vírus testado, o batch 11-101 é injetado em cachorros na West Tek. Ainda que tenha sido notado o aumento de força, não o foi na inteligência.  
Janeiro de 2076 A anexação do Canada pelos EUA está completa. Protestantes e desordeiro canadenses estão na mira de fogo, e os oleodutos do Alasca estão repletos de unidades militares americanas. Retratos de atrocidades fazem o seu caminho aos Estados Unidos, causando maiores intranqüilidades e protestos.  
26 de Janeiro de 2076 Usando o batch 11-011, experimentos são conduzidos em guaxinins. Os mesmos resultados são notados, porém a tentativa de escapar de vários guaxinins infectados faz com que o Major Barnett dê um fim nisso... e nas cobaias testadas. Dois pares de guaxinins, entretanto, não foram levados em conta. 

Nota: Scott Campbell e Chris Taylor pretendiam que estes guaxinins fugitivos formassem uma comunidade animal a noroeste da Glow chamada “Burrows”. Esta localização nunca foi implementada. 

NoTa.: Na verdade, esses experimentos não foram realizados com guaxinins exatamente, mas com espécies bastante similares. Usei este termo já que não existe a tradução em português para o nome original (raccoon).

 

 
15 de Abril de 2076 Uma vez que todos os estudos e testes secundários nas cobaias estavam completos, todos os cães testados com FEV batch 11-101 na West Tek foram exterminados... de uma distancia segura.  
Junho de 2076 O protótipo da Power Armor é completo, resultando na Power Armor que os jogadores encontram no Fallout 1. Este é o ápice da tecnologia de Power Armor antes da Grande Guerra. Muitas dessas unidades foram mandadas a China, e começaram a abrir caminho através das forças chinesas. Os recursos chineses são levados a um ponto de escassez, e as linhas de estoque das nações anexadas pela China começam a cair.  
Agosto de 2076 Começam os tulmutos por comida e energia nas principais cidades americanas. Unidades militares começam a ser mandadas a cidades por todo os Estados Unidos para conter os baderneiros, e muitas cadeias temporárias são construídas. O estado de emergência é declarado, e em pouco tempo a lei marcial é seguida.  
4 de Outubro de 2076 Na West Tek, quinze chimpanzés são infectados com o batch 11-111. O teste de maior sucesso a ser marcado, crescidos e imunes chimpanzés superam todas as outras cobaias. Os militares praticamente babam sobre os resultados. Planos são feitos em segredo para começarem os teste em pequenas cidades em quarentena na América do Norte, e a construção da Base Militar Mariposa é acelerada para antecipar a mudança do projeto da West Tek para uma localização sob supervisão militar.  
7 de Janeiro de 2077 O Major Barnett ordena a transferência de todas as pesquisas do FEV para a recém construída Base Militar Mariposa, a desgosto das objeções de todo o time de pesquisa.  
10 de Janeiro de 2077 O Alasca é recuperado, e a Anchorage Front Line é novamente guardada pelos americanos.  
22 de Janeiro de 2077 Primeiro uso doméstico da Power Armor dentro dos Estados Unidos para controlar as populações e áreas em quarentena. Unidades originalmente servindo na China e a Anchorage Front Line se encontram lutando em casa, nos lares americanos. Tumultos por comida crescem, e muitos civis são mortos. Vários soldados desertam, tanto no Canadá quanto nos EUA. Eles são capturados, e mandados para prisões militares.  
Fevereiro de 2077 As pesquisas do FEV vazam para o mundo por uma fonte desconhecida. Ocorrem protestos em muitas cidades grandes e governos ao redor do mundo, tão quanto acusações de que os EUA são responsáveis pela Nova Praga. O FEV é visto como a ameaça que é, e serve apenas para aumentar as tensões.  
Março de 2077 Preparados para um ataque nuclear da China, o presidente e a Enclave se isolam em lugares remotos pelo mundo e fazem planos de contingência para dar segmento à guerra.  
Outubro de 2077 O Capitão Roger Maxson e seus homens descobre que os cientistas na Mariposa vêm usando “voluntários militares” (prisioneiros militares que não tiveram os seus cérebros vistoriados para uso em cérebros robóticos) como cobaias de teste nos seus experimentos. A moral na base cai, e Maxson executa Anderson, o cientista chefe. Não muito depois disso (e à luz do colapso mental do Coronel Spindel situado na base), os homens de Maxson clamam a ele a liderança. Ele dá de ombros e diz “nós devemos ficar quietos.”  
20 de Outubro de 2077 O Capitão Roger Maxson, agora no controle da Mariposa, se auto declaro total desertor das forças armadas (via rádio)... e nada acontece. Preocupado, Maxson manda todas as famílias estacionadas nos arredores da Mariposa entrarem na base.  
23 de Outubro de 2077 Bombas são lançadas; quem atacou primeiro não se sabe... e nunca será sabido se as bombas vieram da China ou Estados Unidos. Soam as sirenes de ataque aéreo, porém muito poucos entram nos Vaults, pensando ser um alarme falso. Os Vaults são selados.

Grande Guerra

23 de Outubro de 2077 O Vault de Necropolis (Vault 12) nunca fecha. Uma vez que é sabido que os outros Vaults fecharam, o povo de Bakersfield tenta forçar a sua entrada no Vault 12 para proteger a eles mesmos e a suas famílias.  
23 de Outubro de 2077 Os laboratórios de pesquisa da West Tek são atingidos por destroços, transgredindo a abertura dos tanques para os níveis quatro e cinco e lançando-os à atmosfera. Uma vez expostos à radiação, começam as mutações e infeções nos humanos e criaturas por toda a wasteland e a maldição do jogador nos Fallouts 1 e 2 para agüentar as tribos errantes de encontros especiais.  
23 de Outubro de 2077 A Base Militar Mariposa sobrevive, os soldados e cientistas ficam protegidos da radiação e o FEV inunda a wasteland.  
25 de Outubro de 2077 Dois dias depois na Mariposa, uma sentinela numa Power Armor (Platner) é mandada para obter leituras especificas sobre a atmosfera. Ele reporta a quantidade insignificante de radiação na área por volta do laboratório.  
27 de Outubro de 2077 Depois de enterrar os cientistas nas wastes do lado de fora da Mariposa, os soldados fecham a base militar, depois vão ao deserto, levando suprimentos e desenhos de armas com eles. O Capitão Maxson lidera os seus homens e familiares para o abrigo governamental em Lost Hills. (Este evento foi chamado de “Exodus”, e os soldados sobreviventes que participaram disso eventualmente formaram a Brotherhood of Steel) 

Nota: Ainda que as visões de Maxson no seu holodisk indicam que esse pessoal civil (presumivelmente familiares de cientistas ou outros civis não associados aos militares) permaneceram na base,  se eles fizeram isso ou não é desconhecido.

 
Novembro de 2077 O Capitão Maxson, seu homens, e seus familiares chegam ao abrigo de Lost Hills poucas semanas depois, sofrendo muitas perdas pelo caminho, incluindo a mulher de Maxson (porém não o seu jovem filho). O abrigo de Lost Hills se torna o quartel general da Brotherhood of Steel que o Vault Dweller encontra no Fallout 1.  
2080 Os primeiros efeitos do vírus são vistos pelos sobreviventes. Mutações freqüentes ocorrem em animais da mesma forma que com humanos. Aqueles que sobreviveram às mutações são mudados permanentemente pelo vírus. Novas espécies são criadas quase que da noite para o dia.  
Verão de 2083 A cidade de Necropolis é fundada pelos ghouls sobreviventes do Vault 12 (e pelos cidadãos americanos que escaparam para Bakersfield quando as bombas caíram).  
Primavera de 2084 Set toma o controle de Necropolis, arrancando o controle do Overseer original. O Overseer do Vault 12, não disposto a tirar um descanso forçado, é mandado para Norte e se perde de vista da história.  
2090 Abre o Vault 29. Harold (ainda humano) se prepara para fazer sua fortuna como comerciante, fazendo um circuito pelas comunidades sobreviventes na wasteland.  
2091 Vault 8 abre, e usa o seu  GECK para criar campos férteis para sua cidade. Ele eventualmente se torna Vault City.  
2092 O Vault de Los Angeles é aberto, o Boneyard é fundado e atrai sobreviventes.  
2092 O Dr. Richard Moreau é exilado de Vault City por assassinato. As circunstâncias do assassinato são desconhecidas, mas ele mudou o seu último nome para Grey e viajou para o Sul.  
2093 O Hub é fundado por um homem chamado Angus, o qual funda um acampamento ao redor de um sujo oásis no deserto, e começa a fazer negócios com outras povoações.  
2096 Harold evolui para o nível de chefe de caravana no Hub, As suas caravanas ocasionalmente sofrem ataques nas wastes, porém os equipamentos das caravanas de Harold sobrevivem e prosperam... até que começam os ataques de mutantes poucos anos depois.  
2097 Nasce John Maxson, o futuro Alto Elder da BOS no Fallout 1.  
22 de Maio de 2102 Os crescentes ataques mutantes às caravanas de Harold deixaram-no tão irritado que ele financia uma das primeiras turmas aventureiras do Fallout para sair e descobrir daonde esses mutantes estão saindo. Consultando-se com um cientista e doutor no Hub, um homem chamado Grey, os dois decidem juntar forças.  
23 de Junho de 2102 A Expedição de Richard Grey (incluindo Harold) encontra a Base Militar Mariposa e a Expedição é espalhada e derrotada pelos mutantes na base. Grey é preso dentro de um dos barris com FEV por uma arma robótica, e Harold é deixado inconsciente, apenas para acordar mais tarde fora na wasteland.  
27 de junho de 2102 Harold, já em mutação, é encontrado por comerciantes e levado de volta ao Hub. Seus antigos parceiros e empregados, horrorizados com a sua condição, abandonam-no e ele é logo deixado com uma mão na frente, e outra atrás.  
Julho de 2102 Richard Grey, agora horrivelmente mutado pelo vírus, se rasteja dos Vats (barris) cobertos com FEV numa dor terrível. Apenas podendo pensar ou perceber as suas vizinhanças, ele rasteja adentro a sala de controle dos barris e começa a sua “conversa auditiva”. Ele entra e sai de consciência, algumas vezes por dias ou semanas duma só vez.  
Julho a Novembro de 2102 Richard Grey começa a se acostumar com a sua condição, e começa os seus primeiros testes em animais expondo-os ao FEV. Estes experimentos e sua crescente ciência dos fatos traça a fundação da Unity e da raça dominante. Ele adota o nome, “The Master.”  
Novembro de 2102 A primeira vítima humana vaga para dentro da Mariposa, e Grey a consome.  
Dezembro de 2102 Grey continua seus experimentos em vítimas errantes que adentram a Mariposa... sem sucesso. As criações são violadas (devido aos níveis de radiação nos seus corpos), tornando-as grandes porém incrivelmente estúpidas, e Grey prefere consumi-las do que deixa-las vivas.  
Janeiro de 2103 O Master descobre o problema da influência de radiação nas suas mutações, e começa a escolher as suas cobaias com mais cuidado. Os primeiros super mutantes clássicos nascem, com aquelas cenas de bater e arranhar a própria cabeça e tudo o mais. Ele começa os seus planos para montar um exército.  
2103 - 2130 Durante este período, o Master lentamente começa a reunir cobaias testadas, querendo ou não, do seu estoque humano. O Grande Inverno de 2130 e a escassez de cobaias humanas torna a construção do seu exército mais difícil.  
2120 Angus domina o crescente Hub e se estabelece como governador.  
Inverno de 2125 Angus é assassinado. Hub é atirado ao caos.  
2126 Um bando de mercadores seqüestra a torre de água do Hub. Todos que procuram água devem pagar uma taxa. As Grandes Guerras dos Mercadores começa.  
2126-2128 São travadas as Grandes Guerras dos Mercadores, os Mercadores da Água fecham a cidade, porém são excedidos em número. Um homem chamado Roy Greene (avô de Justin Greene) faz a paz e negocia a povoação. É formado o Hub's Central Council, composto por dois representantes de cada uma das companhias de caravanas do Hub. Um longo período de indecisões e encontros mantém o status quo no Hub.  
2130 Ocorre o Grande Inverno.  
2131 - 2135 O Master começa a ordenar que os seus super mutantes reunam estoque humano das caravanas. Por muitos anos, os sumiços de caravanas são atribuídas a monstros no deserto, e até mesmo quando raptos começam a ocorrer com as caravanas do Hub, os deathclaws são culpados. O exército super mutante cresce.  
2134 Uma facção dentro da Brotherhood of Steel liderada pelo Sargento Dennis Allen ganha força, e eles pedem aos Elders que deixem-nos explorar o sudeste da Glow em busca de artefatos. Os Elders rejeitam, no entanto Allen e seu grupo partem da Brotherhood of Steel, levando alguma tecnologia e armas junto.  
2134 Liderados pelo Sargento Dennis Allen, um pequeno time da Brotherhood of Steel avança para um laboratório de pesquisa da West Tek em busca de artefatos tecnológicos. Eles chegam vinte dias depois, e são prontamente cuspidos da West Tek, não perdoando os sistemas automáticos de defesa. Ferido, Allen começa a sofrer do envenenamento radioativo através de um buraco na sua armadura. Antes de morrer, ele grava o que aconteceu a expedição num holodisk e então parte para se unir à Brotherhood no céu.  
2135 O Elder Roger Maxson morre de câncer, e seu filho, já um completo soldado, recebe o titulo de "General" (Elder) dentro da Brotherhood of Steel. John Maxson se torna membro dos Paladins, mostrando-se uma tremenda promessa como soldado.  
2137 Master começa a produção em massa de super mutantes. Apenas algo em torno de uma em seis, ou uma em cinco das criações é bem sucedida, e desses sucessos, apenas metade é levada a tornar parte do seu crescente exército, chamado Unity.  
2140 Decker forma o Underground no Hub e começa a mover os pauzinhos.  
Primavera de 2141 Vault 15 é aberto.  
2141 Vault Dweller nasce. (Isto pode variar devido ao personagem criado no Fallout 1)  
Inverno de 2141 Os Raiders começam a se formar na região ao passo que os estoques de comida vão ficando escassos. Os Khans e Vipers começam a aterrorizar as povoações locais.  
Primavera de 2142 É fundada Shady Sands, com uma muralha contra os Raiders.  
2145 Nasce a engraçadinha Tandi, não sabendo que no tempo do Fallout 2 ela irá se tornar uma senhora velha e seca que é difícil de parecer como era antes.  
2152 Com a sua influência crescente nas wastes, o Master encontra humanos, cultistas do juízo final, e de preferência mergulhando-os nos barris, ele procura a sua obediência como espiões – o seu líder chama-se Morpheus, e ele os obriga a seguirem o Master. Morpheus e seus cultistas formam o coração da futura Children of the Catedral.  
2155 O pai de John Maxson morre num ataque surpresa dos Vipers. Esperando que os Raiders quebrassem e fugissem, Maxson não levou em consideração a ferocidade religiosa dos Vipers (ou das suas armas envenenadas), e quando uma simples flecha o acerta sem capacete, faz com que ele morra em poucas horas. John Maxson toma a função de Elder, e Rhombus se torna o novo cabeça dos Paladins.  
2155-56 Depois de capturar uma caravana de viajantes estranhamente vestidos (vault dwellers), o Master descobre a localização do Vault de Boneyard, o futuro sítio da Cathedral. Ele conquista os habitantes e inicia as operações  lá, e os cultistas humanos começam a usar o Vault como estação de energia. Dentro do Vault, o Master começa a mandar patrulhas para as localizações dos Vaults em busca de outros Vaults.  
2156 O Master vê vantagens em estabelecer uma benevolente “religião”, a Children of the Cathedral, e usando-as como espiões em colonizações através das wastes. Missionários da Children of the Cathedral lentamente atravessam a wasteland, atuando como olhos e ouvidos para Morpheus e o Master.  
2157 O Master descobre a localização do Vault de Bakersfield, o Vault 12, e manda um destacamento de super mutantes lá para sitiar o Vault. Muitos ghouls são quebrados como galhos no ataque, e Set finalmente debate com os super mutantes, contando a eles que os ghouls são sobreviventes do Vault que os super mutantes estão procurando. Os super mutantes, zangados por falhar em encontrar um Vault intacto, estabelecem uma pequena guarnição militar na vertente a fim de observar os habitantes e garantir a cooperação de Set na guerra está vindo.  

Outubro de 2161

Uma patrulha da Brotherhood of Steel encontra com um super mutante morto nas terras ruins. Eles levam o cadáver de volta ao Scribes, e a Escrivã Chefe Vree começa os seus exames no super mutante.  
5 de Dezembro de 2161 O Vault Dweller é mandado embora do Vault 13 a fim de encontrar water chip substituto. Início do Fallout 1
15 de Dezembro de 2161 O Vault Dweller descobre Shady Sands. Encontra Tandi, e Ian, que se unem ao Vault Dweller na busca pelo water chip.  
30 de Dezembro de 2161 O Vault Dweller recruta o Dogmeat na Junktown.  
17 de Janeiro de 2162 O Vault Dweller alcança o Hub e negocia com os Mercadores da Água para cederem água ao Vault 13, adquirindo o Vault de vez em quando.  
13 de Fevereiro de 2162 O Vault Dweller recupera o water chip em Necropolis. Ian é morto por um super mutante e reduzido a cinzas, dando fim a sua tendência de acertar as costas do Vault Dweller em rajadas com a sua SMJ.  
3 de Março de 2162 O Vault Dweller acaba com o Master.  
20 de Abril de 2162 O Vault Dweller destrói a Base Militar. Dogmeat morre defendendo seu mestre.  
10 de Maio2162 O Vault Dweller retorna ao Vault 13, apenas para escutar "você é um herói, e você tem de partir". Alguns membros do Vault (liderados por Lydia, a chefe da facção "retorno para a superfície", e incluindo os seus defensores, Theresa e Lyle) o seguem mais tarde. Término do Fallout 1
12 de Maio de 2162 Vault Dweller tira a sua roupa do Vault e, desse dia em diante, nunca mais a usa novamente.  
10 de Julho de 2162 Vault Dweller chega ao Norte com um pequeno grupo de vault dwellers e wastelanders e funda a pequena vila de Arroyo.  
18 de Agosto de 2167 A construção de Arroyo é completada.  
Verão de 2185 À tarde do dia, Marcus e o Brotherhood of Steel Paladin Jacob cruzam muitos caminhos, muitas milhas a sudoeste de Broken Hills e socam e atiram um no outro por vários dias. Eventualmente, eles desistem, sem conseguir abrir uma vantagem em relação ao outro. Os dois começam a viajar juntos, debatendo sobre o Master e a doutrina da Brotherhood e se o Master pôde realmente criar um link neurológico para dentro da rede de computadores da Cathedral.  
Outono de 2185 Marcus e Jacob, junto com um rastro de ghouls, humanos, e super mutantes, fundam a comunidade de Broken Hills.  
Primavera de 2186 Jacob vai embora, dando adeus a Marcus, e então move-se para territórios desconhecidos.  
2186 É formada a New California Republic, e um cônsul central é criado como um corpo governante.  
2 de Outubro de 2188 Vault Dweller tem uma filha (que se torna a Elder no Fallout 2).  
2196 Tandi é eleita por unanimidade Presidente da NCR pelo NCR council. Como esperado, ela procede em fazer um trabalho de expulsões.  
2198 A Enclave trabalha em várias novas tecnologias, incluindo variações da Power Armor. Nenhuma delas são mais do que um aperfeiçoamento das Power Armors da velha escola, e muitas realmente são piores.  
16 de Janeiro de 2208 Depois de escrever as memórias do manual do Fallout 2, o Vault Dweller desaparece de Arroyo e é dado como morto. Ele deixa a sua roupa do Vault para trás, alguns dizem que o Vault Dweller foi levado por espíritos do céu, outros dizem que ele sentiu que era tempo de ir embora e deixar que os Elders guiem Arroyo para o seu destino.  
2 de Fevereiro de 2208 O Ciclo de Uma-Lua (um mês) para o luto pelo Vault Dweller termina, e  a atividade em Arroyo começa a voltar ao normal.  
2 de Fevereiro de 2208 O treinamento final da filha do Vault Dweller para o cargo de Village Elder começa. Ela passa por muito treinamento físico e é ensinada em varias ciências, matemática e, é claro, habilidades em armas.  
31 de Janeiro de 2210 A filha do Vault Dweller consegue o seu teste místico, um ingrediente chave o qual é uma droga muito importante do jardim de plantas alucinógenas de Hakunin. Ela percorre o desafio dentro do Temple of Trials, usando o seu charme para passar pela maioria dos testes depois que seu revolver trava (e é arruinado) no primeiro nível. Ela faz várias críticas ao teste, resultando em muitas revisões. 

Nota: o revólver quebrado é aquele que você vê na mesa dela no filme de abertura do Fallout 2.

 
2 de Fevereiro de 2210 A filha do Vault Dweller eleva-se ao cargo de Village Elder. Ela lidera com uma mão firme, e a sua sabedoria é muito respeitada.  
2211 Nasce Frank Horrigan... infelizmente.  
1 de Agosto de 2215 O Congressista Richardson aumenta seu poder dentro da Enclave, ajudado pela pressão vinda de seu pai, o Presidente Richardson.   
2215 Sob ordem presidencial, os cientistas da Enclave começam a trabalhar numa versão aprimorada da Power Armor. Muitos protótipos são desenvolvidos e testados.  
5 de Março de 2220 Congressista Richardson é eleito presidente para um primeiro de cinco períodos, através da ajuda e pressão política de seu pai (Presidente Richardson).  
Outubro de 2220 Cientistas da Enclave desenvolvem uma fiel versão da Mark II Power Armor. O protótipo resultado (e os acidentes... e explosões... e mortes) são classificados como confidenciais por ordem do Presidente Richardson por motivos morais.   
23 de Março de 2221 Nasce o “Chosen One”. Não é registrado nos arquivos da tribo o pai dele. A razão disso é desconhecida, porem a Eldér podia simplesmente estar embaraçada.   
2231 Nasce o filho de Melchior.  
2235 A Enclave faz experimentos nos deathclaws, empreendendo-se em criar unidades especiais de batalha para travar guerra em ambientes hostis.  
2235 Como já tinha um pequeno numero de ghouls em na área neste tempo, muitos outros vieram para ela e fundaram a cidade de Gecko. O novo fluxo de ghouls trouxe tecnologias limpas e conhecimento, e a estação de força em Gecko torna-se operacional mais tarde naquele ano. Vault City olha para os seus vizinhos de cima com uma crescente preocupação.  
20 de Julho de 2236 Exploradores da Enclave descobrem os restos da Base Militar Mariposa e a encontram parcialmente destruída.  
Julho – Agosto de 2236 Cientistas da Enclave e unidades químicas limpam os restos da Base Mariposa, enquanto que esquadrões de assalto penteiam o deserto em busca de escravos que eles possam usar para minerar a base e chegar aos Vats. Um dos esquadrões incluem o soldado Frank Horrigan, com 25 anos nesse momento, recentemente removido da responsabilidade do serviço secreto do Presidente para levar algum tempo correndo pelas wastes depois de alguns não documentados erros psicóticos ou outros.  
Agosto de 2236 Melchior é capturado por uma patrulha da Enclave e se torna parte da força escrava mineradora na Base Militar.  
Setembro de 2236 Os grupos de trabalhadores da Enclave e os super mutantes começam as escavações. Eles descobrem o vírus FEV, e mutações começam a ocorrer em trabalhadores humanos. Frank Horrigan entra em contato com o FEV e é mandado para os laboratórios da Enclave para estudos.  
Outubro de 2236 Melchior começa a mutar... mas mantém a sua inteligência e esperteza no caminho da transformação, tornando-o muito esperto para um super mutante. Percebendo que a Enclave irá matar os super mutantes depois de eles pegarem os dados do FEV, ele começa a usar os seus talentos mágicos para distribuir secretamente armas para os super mutantes se defenderem quando a Enclave decidir dispensá-los.  
Janeiro de 2237 A Enclave, tendo obtido os dados do FEV, abandona o sítio da Base Militar depois que mais mutações ocorrem, causando o surgimento da segunda geração de super mutantes – a Enclave deixa um pequeno esquadrão pra trás para dar fim aos super mutantes, porém os mutantes, usando armamentos que eles tinham escondido na base durante as escavações, reduz o esquadrão à cinzas depois de sofrer muitas perdas. Os escravos restantes das primeira e segunda gerações de super mutantes decidem permanecer na Base, e o grupo forma uma nova comunidade.  
2236 - 2238 Horrigan vai mutando gradualmente pela exposição ao FEV, ganhando o físico e lentidão, estupidez e mente pequena de um super mutante. Ele é pesadamente sedado, operado, e estudado. Ele fica consciente por curtos períodos de tempo, e então é rapidamente sedado depois que o derramamento de sangue termina.  
2238 Harold chega a Gecko, e (com bastante agitação na sua cabeça) ele faz o melhor para ajudar  os  ghouls a administrarem a Nuclear Power Plant.  
23 de Janeiro de 2239 Os testes começam a diminuir em Frank Horrigan. É sugerido que ele seja usado no campo de combate e em testes na wasteland contra populações locais.  
27 de Março de 2239 Frank Horrigan é manufaturado para o seu novo cargo. Uma nova versão da Power Armor é construída para acomodar a sua massa, e ele é selado dentro. Depois de alguns testes horrivelmente bem sucedidos, Horrigan se torna a solução da Enclave para numerosos difíceis problemas.  
2241 A pior estação seca em muitos anos provoca uma aridez na área do norte da Califórnia, ferindo plantações e brahmins tanto em Arroyo quanto em Modoc.  
Janeiro de 2241 As primeiras amostras de Jet começam a chegar em Redding, cortesia da família Mordino.  
Fevereiro de 2241 Vault City rejeita a oferta de aliança tanto da família Bishop de New Reno, quanto da NCR.  
Março de 2241 Começam os ataques de Raiders em caravanas para Vault City.  
25 de Julho de 2241 O Chosen One inicia o seu teste místico, adentrando o Temple of Trials. Início do Fallout 2
27 de Julho de 2241 O Chosen One deixa Arroyo em busca do GECK.  
15 de Maio de2242 A Enclave manda uma seqüência codificada para o Vault 13, ativando o seu computador central e anunciando que é hora de sair do Vault. Martin Frobisher reúne os moradores do Vault para um filme tutorial.  
16 de Maio de 2242 Menos de 1 dia depois, ele abre a porta do Vault para ser recepcionado por um esquadrão de soldados que mata três dos cidadãos que estavam "resistindo" e varre o Vault, capturando todos os habitantes.  
17 de Maio de 2242 Controladores de animais da Enclave jogam um Deathclaw dentro do Vault 13 de uma distância segura para matar qualquer um que esteja investigando o Vault, mascarando a presença da Enclave. Outros Deathclaws são mandados ao deserto adjacente ao Vault 13 para procurar por fugitivos ou testemunhas.  
Outono de 2242 O Chosen One adentra a Enclave usando o tanker danificado e destrói a plataforma petrolífera Poseidon, matando o Presidente dos Estados Unidos e dando fim aos planos da Enclave para dominação do mundo. Término do Fallout 2